| Código: | G2410328 | Sigla: | IS | |
| Áreas Científicas: | Gerontologia Aplicada | |||
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| LG | 8 | Aviso nº 18228/2024/2, de 21 de Agosto | 3º | 4 ECTS | 32,5 | 100 |
| Práticas: | 22,50 |
| Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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A unidade curricular de Intervenção Sistémica visa promover o entendimento dos problemas socias e familiares a partir de uma abordagem sistemática e contextualizada. Através de uma metodologia casuística (cada caso é um caso) e personalista (centrado na pessoa e no seu contexto), pretende-se estimular a consciencialização da importância do "ajudar" o utente na procura de soluções para o seu problema, considerando o seu contexto social e familiar. Esta UC procura introduzir a importância dos grupos e comunidades como recursos para "ajudar" as pessoas encontrarem soluções para os problemas, proporcionando-lhes um sentido de vida e o desenvolvimento de habilidade sociais. A introdução do pensamento sistémico na Gerontologia oferece um modelo de intervenção em que o técnico tenta promover no utente mudança de uma forma integradora e circular, abrangendo aspetos socioeconómicos, psicológicos, culturais, familiares e interpessoais, evitando uma abordagem assistencialista ou linear.
Género, identidade e desigualdades
Com a introdução da visão sistémica pretende-se que as(os) alunas(os) deixem de encarar o problema, como algo individual, compreendendo uma relação de causalidade circular na compreensão dos problemas , tendo em conta todos os fatores envolventes da vida do utente seja o indivíduo, o grupo ou a comunidade. Introduzindo os pressupostos do Modelo Sistémico, pretende-se promover nos alunos uma perspetiva de análise totalizadora das vivências dos utentes, que engloba aspetos materiais, cultuais e de relacionamento, progredindo da visão individual ou de causa e efeito. Destaca-se como conhecimento deste modelo a reinteração do pensamento de que quando um dos elementos do sistema sofre uma mudança, irá afetar o grupo, sendo que a mudança desses mesmos membros poderá facilitar uma transformação mais efetiva do sistema.
| Alarcão, M.;;(Des)Equilíbrios familiares, uma visão sistémica,, Quarteto Editora, , 2002 |
| Cabral, D. W. A., & Sales, C. P.;Contribuições e implicações da perspectiva dialógica: o self do(a) terapeuta na terapia familiar/de casal, Nova Perspectiva Sistêmica, 28(63), 21-41, 2019 |
| Cesar, C. C. F., Costa, J. S.;Terapia familiar sistêmica, Londrina: Editora, 2018. ISBN: 978-85-522-1185-3 |
| Gouveia-Pereira & Pires de Miranda;Manual de Terapia Familiar: Teoria, avaliação e intervenção sistémica, Pactor, 2021 |
| Pinho, J., Viseu, I., Carvalho, D., Sousa, S., Figueiredo, M. H., & Vilar, A.;Aplicação do modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar aos cuidados continuados, Revista de Investigação & Inovação em Saúde, 5(2), 9-19, 2022 |
| Sequeira, J., & Alarcão, M.;Porquê Não Mudam as Famílias? Narrativas de Terapias Familiares de Insucesso, Temas em Psicologia, Vol. 21, nº 1, 203 ¿219, 2019 |
Nesta Unidade Curricular serão utilizadas metodologias diversificadas que visam promover a capacidade de aprendizagem autónoma, contínua e orientada para a concretização dos objetivos referidos. As aulas incluirão uma componente expositiva e metodologias ativas, como a análise e o debate de artigos ou outras fontes cientificas e discussão em pequenos grupos sobre a aplicação dos conceitos abordados. Espera-se a exposição de temas a partir de dificuldades encontradas no âmbito do estágio. Poderá recorre-se à apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos, como exemplo genogramas e mapas sociais. Será foco de análise e recurso de aprednizagem prática e entrevista sistémica, potenciando a neutralidade do trabalhador social e a circularidade da análise do grupo, bem como a visão da intervenção no processo de ajuda baseada no conflito de uma relação não no conflito individual.
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| Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
|---|---|---|---|
| Participação presencial (estimativa) | Aulas | 35 | |
| Total: | 35 |
Não Aplicável
A avaliação para todas(os) alunas (os) consistirá na realização de um exame individual escrtio (100% da nota final)
Não Aplicavel
De acordo com as normas da RAC
Der acordo com as normas da RAC
Com base nesta unidade curricular pretende-se que os futuros trabalhadores sociais aprendam a fazer uma análise circular do problema por todas as interdependências relacionadas entre si, desenvolvendo hipóteses para solução do problema tendo em vista a mudança, que por sua vez, ocorre no todo e não numa das partes, esperando que se torne deste modo mais eficaz, por ser uma mudança global e não uma pequena mudança parcial.