| Código: | G2410329 | Sigla: | PE2 | |
| Áreas Científicas: | PSICOLOGIA | |||
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| LG | 9 | Aviso nº 18228/2024/2, de 21 de Agosto | 3º | 5 ECTS | 39 | 125 |
| Teórico-Práticas: | 18,00 |
| Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Ampliar a compreensão do envelhecimento humano à luz dos conceitos de saúde mental e psicopatologia, com enfoque particular nas perturbações afetivas e nos distúrbios emocionais:
(i) Promover a discussão junto dos alunos dos conceitos de perturbação clínica e sub-clinica no âmbito da geropsicologia; (ii) Familiarizar os alunos com os critérios de diagnóstico das síndromes psicopatológicas mais comuns na 3ª idade, evidenciando as suas especificidades;
(iii) Desenvolver nos alunos competências elementares para o trabalho gerontológico junto da população idosa com perturbação mental (rastreio e intervenção psicossocial).
1. Perturbações emocionais no adulto idoso:
1.1. Estados depressivos e ansiosos
1.2. Luto normal, luto complicado/patológico e perturbações da adaptação
1.3. Depressão e suicídio
1.4. Doença bipolar
2. Outras condições clínicas
2.1. Perturbações do sono
2.2. Alcoolismo e outras dependências
2.3. Conduta acumuladora e Síndrome de Diógenes
A abordagem das perturbações emocionais no adulto idoso permitirá aos estudantes uma adequada compreensão do envelhecimento humano saudável e com condições psicopatológicas associadas.
A exploração de outas condições clínicas relevantes na população sénior contribuirá para um reforço dos conhecimentos no âmbito da geropsicologia o que facilitará a aquisição de competências para o trabalho gerontológico junto da população idosa com perturbação mental (e.g. rastreio e intervenção psicossocial).
| Correia, D.T.;Manual de psicopatologia, Lidel, 2013 |
| Firmino, H. ;Saúde mental das pessoas mais velhas, Lidel, 2016 |
| Ortiz, L. A., Carrasco, M. M., & Pérez, M. S. ;Psiquiatría geriátrica, Elsevier Health Sciences., 2021 |
| Spar, J. & La Rue, A;Guia Prático de Psiquiatria Geriátrica, Lidel, 2006 |
| Whitbourne, S. K. E. ;Psychopathology in later adulthood, John Wiley & Sons, Inc, 2000 |
| APA ;DSM 5. Manual de Diagnóstico e Estatístico de Perturbações Mentais, 5a edição., Climepsi Editores, 2014 |
As aulas, sendo de natureza teórica-prática, incluem a exposição de conteúdos pelo docente, os quais são complementados pela discussão ativa de textos científicos e análise de casos, bem como pela exploração pedagógica de material audiovisual (e.x. filmes e documentários).
3
| Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
|---|---|---|---|
| Participação presencial (estimativa) | Aulas | 42 | |
| Trabalho escrito individual e/ou em grupo (máximo 2 elementos): | Trabalho laboratorial ou de campo | 42 | 2025-12-17 |
| Teste de avaliação escrito individual | Teste/Exame | 2026-01-30 | |
| Total: | 84 |
De acordo com o RAC do ISSSP.
De acordo com o RAC do ISSSP.
De acordo com o RAC do ISSSP.
A metodologia expositiva foca-se na aquisição de conhecimento teórico acerca das perturbações afetivas e nos distúrbios emocionais do adulto idoso. A análise e discussão de casos clínicos, permitirá aos estudantes familiarizar com os critérios de diagnóstco e especificidades das síndromes psicopatológicas mais comuns na 3ª idade, estimulando a sua participação na componente teórico-prática das aulas. Deste modo, viabiliza-se a transposição para o contexto prático de aspetos teóricos previamente apresentados. A discussão de temas emergentes da geropsicologia procura fomentar o pensamento crítico dos estudantes Em paralelo, esta metodologia de participação ativa estimulará o desenvolvimento pessoal dos estudantes e, sobretudo, o treino de competências de comunicação que constitui uma competência central no futuro trabalho gerontológico.