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Psicopatologia do Envelhecimento 2


Código: G2410329    Sigla: PE2
Áreas Científicas: PSICOLOGIA

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LG 9 Aviso nº 18228/2024/2, de 21 de Agosto 5 ECTS 39 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA3-LG

Teórico-Práticas: 18,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Sónia Patrícia Vilar Martins   3,00
Inquéritos Totais 1 0,00
Sónia Patrícia Vilar Martins   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Ampliar a compreensão do envelhecimento humano à luz dos conceitos de saúde mental e psicopatologia, com enfoque particular nas perturbações afetivas e nos distúrbios emocionais:
(i) Promover a discussão junto dos alunos dos conceitos de perturbação clínica e sub-clinica no âmbito da geropsicologia; (ii) Familiarizar os alunos com os critérios de diagnóstico das síndromes psicopatológicas mais comuns na 3ª idade, evidenciando as suas especificidades;
(iii) Desenvolver nos alunos competências elementares para o trabalho gerontológico junto da população idosa com perturbação mental (rastreio e intervenção psicossocial).

Programa

1. Perturbações emocionais no adulto idoso:
1.1. Estados depressivos e ansiosos
1.2. Luto normal, luto complicado/patológico e perturbações da adaptação
1.3. Depressão e suicídio
1.4. Doença bipolar

2. Outras condições clínicas
2.1. Perturbações do sono 

2.2. Alcoolismo e outras dependências

2.3. Conduta acumuladora e Síndrome de Diógenes

3. Perturbações da Personalidade (considerações gerais).

 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A abordagem das perturbações emocionais no adulto idoso permitirá aos estudantes uma adequada compreensão do envelhecimento humano saudável e com condições psicopatológicas associadas.
A exploração de outas condições clínicas relevantes na população sénior contribuirá para um reforço dos conhecimentos no âmbito da geropsicologia o que facilitará a aquisição de competências para o trabalho gerontológico junto da população idosa com perturbação mental (e.g. rastreio e intervenção psicossocial).

Bibliografia Principal

Correia, D.T.;Manual de psicopatologia, Lidel, 2013
Firmino, H. ;Saúde mental das pessoas mais velhas, Lidel, 2016
Ortiz, L. A., Carrasco, M. M., & Pérez, M. S. ;Psiquiatría geriátrica, Elsevier Health Sciences., 2021
Spar, J. & La Rue, A;Guia Prático de Psiquiatria Geriátrica, Lidel, 2006
Whitbourne, S. K. E. ;Psychopathology in later adulthood, John Wiley & Sons, Inc, 2000
APA ;DSM 5. Manual de Diagnóstico e Estatístico de Perturbações Mentais, 5a edição., Climepsi Editores, 2014

Métodos de Ensino

As aulas, sendo de natureza teórica-prática, incluem a exposição de conteúdos pelo docente, os quais são complementados pela discussão ativa de textos científicos e análise de casos, bem como pela exploração pedagógica de material audiovisual (e.x. filmes e documentários).


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  42
Trabalho escrito individual e/ou em grupo (máximo 2 elementos):  Trabalho laboratorial ou de campo  42 2025-12-17
Teste de avaliação escrito individual  Teste/Exame  2026-01-30
  Total: 84

Avaliação Final

Os(as) alunos(as) poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

Avaliação distribuída:
5% - Assiduidade e participação ativa nas aulas
45% - Trabalho escrito individual e/ou em grupo (máximo 2 elementos): análise, discussão e apresentação oral de um a dois casos clínicos.
50% - Teste de avaliação escrito individual na data do exame (Época Normal)

(OU)

Exame final (100%)

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com o RAC do ISSSP.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o RAC do ISSSP.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o RAC do ISSSP.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia expositiva foca-se na aquisição de conhecimento teórico acerca das perturbações afetivas e nos distúrbios emocionais do adulto idoso. A análise e discussão de casos clínicos, permitirá aos estudantes familiarizar com os critérios de diagnóstco e especificidades das síndromes psicopatológicas mais comuns na 3ª idade, estimulando a sua participação na componente teórico-prática das aulas. Deste modo, viabiliza-se a transposição para o contexto prático de aspetos teóricos previamente apresentados. A discussão de temas emergentes da geropsicologia procura fomentar o pensamento crítico dos estudantes Em paralelo, esta metodologia de participação ativa estimulará o desenvolvimento pessoal dos estudantes e, sobretudo, o treino de competências de comunicação que constitui uma competência central no futuro trabalho gerontológico.