| Código: | SS2210218 | Sigla: | PS1 | |
| Áreas Científicas: | PSICOLOGIA | |||
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| LSS1 | 45 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 2º | 4 ECTS | 30 | 100 |
| Teóricas: | 20,00 |
| Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Docência - Responsabilidades
|
Esta UC aprofunda os conhecimentos e as implicações da Psicologia Social enquanto ciência dedicada à relação de interface entre os processos psicológicos e os fenómenos sociais. São competências necessárias dos/as alunos/as nesta UC: a) articular e integrar criticamente os conteúdos programáticos ministrados; b) conhecer e compreender o objeto da psicologia social e os principais temas abordados; c) compreender a dinâmica dos principais processos sociais com recurso aos conteúdos programáticos desenvolvidos; d) analisar informação a partir de fontes diferenciadas, incluindo a bibliografia indicada e textos propostos pelo docente. Pretende-se, assim, que os/as alunos/as sejam capazes de abordar sustentadamente o entendimento de diferentes propostas teóricas, metodológicas e epistemológicas sobre o sujeito, os grupos e as dinâmicas sociais no quadro desta área da Psicologia.
1. Introdução à Psicologia Social
1.1. História da Psicologia Social: uma breve introdução
1.2. Psicologia Social contemporânea: tendências e direções
2. Influência Social e Persuasão
2.1. Normas Sociais: Os contributos de Sheriff
2.2. Conformidade: Os contributos de Asch
2.3. Obediência à Autoridade: Os contributos de Milgram
2.4 Influência Minoritária: Os contributos de Moscovici
3. Atitudes
3. 1. Formação de Atitudes e Consistência
3.2. Dissonância Cognitiva e Mudança de Atitudes
A presente Unidade Curricular, situando-se no âmbito formação avançada de Assistentes Sociais, pretende proporcionar um aprofundamento do conhecimento e compreensão das perspetivas gerais da psicologia social, destacando os contributos da Psicologia do Social para a intervenção social. Tomando por referência investigação aplicada produzida pela psicologia social contemporânea, a organização dos conteúdos permite desenvolver formas integradas de pensar criticamente sobre a teoria e investigação na psicologia social e promover a reflexão sobre a ação humana produzida em contextos sociais.
Esta articulação entre os contributos da psicologia social e os seus níveis de análise na compreensão da realidade social, ao nível dos processos intra-individuais, interindividuais, grupais e intergrupais, permitirá aos estudantes compreender a importância da realidade social para a estruturação do ser humano, como promover as competências de intervenção, no âmbito social. No geral, pretende-se promover a aquisição de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de competências profissionais, que integram os conhecimentos da psicologia social com os do serviço social.
| Vala, J., & Monteiro, M. B. ;Psicologia social (10ª Ed.), Fundação Calouste Gulbenkian, 2017 |
| Michener, A., Delamater, J., Myers;Psicologia Social, Thomson, 2005 |
| Myers, D. J. ;Psicologia social (10ª Ed.), AMGH editora, 2014 |
| Neto, F.;Contribuições da psicologia social cognitiva para a compreensão do serviço social, 1991 |
| Neto, F.;Psicologia social (Vol. I e II), Universidade Aberta, 2000 |
| Pereira, C. R.; Sindic, D.; Camino, L;Pesquisa em Psicologia Social, p. 75-120. Psicologia social: temas e teorias. , São Paulo: Blucher, 2023 |
| Collin, et al.;O Livro da Psicologia: as grandes ideias de todos os tempos¿Vários colaboradores. , Lisboa: Marcador Editora. , 2020 |
| Feldman, R. S.;Compreender a Psicologia (5.ª Ed.). , Lisboa: McGraw-Hill, 2001 |
| Jacques-Philippe, L. ;Psicologia Social., Lisboa: Edições 70, 1979 |
Nesta Unidade Curricular serão utilizadas metodologias diversificadas que visam promover a capacidade de aprendizagem autónoma, contínua e orientada para a concretização dos objetivos referidos. As aulas incluirão uma componente expositiva e metodologias ativas, como a análise e o debate de artigos ou outras fontes científicas e discussão em pequenos grupos sobre a aplicação dos conceitos abordados.
3
| Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
|---|---|---|---|
| Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
| Total: | 0 |
Não aplicável.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Através das metodologias de ensino e de aprendizagem propostas, pretende-se o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. O recurso a vários tipos de metodologias tem por objetivo potenciar a abordagem da psicologia e psicopatologia do envelhecimento numa perspetiva de complexidade, procurando evidenciar diferentes níveis de análise, fomentando a integração de saberes. Os métodos e estratégias escolhidos pretendem desenvolver nos estudantes conhecimentos, compreensão e competências ao nível da aplicação prática. Assim, pretende-se que os alunos estejam aptos, no final da unidade curricular, a utilizarem de forma independente os conceitos e as ferramentas transmitidos.