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Estatística 1


Código: SS2210236    Sigla: E1
Áreas Científicas: Teoria Social Aplicada

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Página Web:https://www.sigarra-isssp.pt/isssp/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=SS2210236&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2023

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 68 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 3,5 ECTS 45 87,5

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMA2

Teórico-Práticas: 20,00
Orientação Tutorial: 10,00
Inquéritos: 0,00

3TURMA3

Teórico-Práticas: 20,00
Orientação Tutorial: 10,00
Inquéritos: 0,00

3TURMA1

Teórico-Práticas: 20,00
Orientação Tutorial: 10,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Helder Fernando Cerqueira Alves   2,00
Orientação Tutorial Totais 3 3,00
Helder Fernando Cerqueira Alves   1,00

Software

MS Excel

jamovi

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Fornecer aos alunos os conceitos e práticas da estatística descritiva com maior relevância para análise de estudos empíricos em ciências sociais.

Contribuir para a formação pluridisciplinar dos técnicos de serviço social, nomeadamente:

Mostrar a importância da análise estatística na actividade do assistente social;

Promover a aquisição de conhecimentos que permitam concetualizar, modelizar e avaliar estudos de campo;

Contribuir para a compreensão dos processos decisórios baseados no estudo empírico da realidade, como forma de aumentar a probabilidade de sucesso da intervenção social;

Promover a aplicação da estatística descritiva a casos concretos, através da utilização de software (jamovi)

Programa

Revisão de conceitos básicos de matemática


Introdução geral: noções base da Estatística

  • Âmbito e Objetivo da Estatística.
  • População e Amostra.
  • Etapas do Método de Análise Estatística
Estatística Descritiva.
  • Classificação dos dados segundo a sua natureza
  • Técnicas de tratamento de dados:
  • Tabela de frequências
  • Representações Gráficas: Gráfico de barras; Histograma; gráfico circular (pizza), Diagrama de extremos e quartis (caixa-e-bigodes, etc.
  • Medidas de Localização:
    • Medidas de tendência central: Média; Mediana; Moda
    • Medidas de tendência não central: Quartis, Percentis e Decis
  • Medidas de Dispersão - Absoluta: Variância e Desvio padrão
  • Medidas de Dispersão: Relativa: Coef. de dispersão e coef. de variação
  • Medidas de Forma: Assimetria e Achatamento/Curtose.
  • Medidas de concentração. Curva de Lorenz e Índice de Gini

Distribuições bidimensionais (dados bivariados)

  • Dados qualitativos: Tabela de contingência. Distribuição conjunta. Distribuições marginais.

  • Dados quantitativos: Análise de Correlação: Coeficiente de correlação de Pearson, Coeficiente de determinação e Diagrama de dispersão
    • Coeficiente de correlação de Spearman

Introdução à análise estatística de dados com software (jamovi)

  • Codificação de variáveis.
  • Selecionar e filtrar a base de dados.
  • Transformação e manipulação de variáveis.
  • Recodificação de variáveis
  • Cálculo de valores.
  • Introdução à análise descritiva de dados univariados e bivariados.
  • Tabelas de frequências / Tabelas de contingência (dupla entrada)
  • Estatísticas descritivas
  • Representações gráficas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos da unidade curricular, proporcionando aos estudantes uma introdução sólida aos conceitos e técnicas fundamentais da estatística descritiva, com aplicação à análise de dados empíricos em contextos de intervenção social. A abordagem prática, com recurso ao software Jamovi, permite desenvolver competências de tratamento, análise e interpretação de dados, promovendo a compreensão da realidade social baseada em evidência. A estrutura modular do programa assegura a articulação entre o desenvolvimento de conhecimentos teóricos, a aquisição de aptidões técnicas e a sua aplicação à prática profissional do assistente social.

Bibliografia Principal

Bryman, A. e Cramer, D.;Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora, 1992
Elizabeth Reis;Estatística Descritiva, Edições Sílabo, 2002
Figueiredo, F., Figueiredo, A., Teles, P. e Ramos, A.;Estatística Descritiva e Probabilidades, Escolar Editora, 2007
Hill, M.M. e Hill, A;Investigação por questionário, Edições Sílabo, 2000
Hill, A., Neves, C. e Pereira, A.;Grande Maratona de Estatística no SPSS, Escolar Editora, 2011
Lawson, R., Faul, C., & Verbist, A. N. (2019). Research and statistics for social workers: Bridging the gap for a better tomorrow (1st ed.). Routledge.
Marôco, J. P. (2024). Fundamentos de estatística: Com aplicações às ciências da vida, sociais e humanas. ReportNumber.
Maroco, J. ;nálise Estatística com o SPSS Statiscs (7ª edição), ReportNumber, 2018
Pestana, M. H & Gageiro, J. N. ;Análise de dados para Ciências Sociais. A complementaridade do SPSS (6ª edição), Edições Sílabo, 2014

Métodos de Ensino

A unidade curricular de Estatística 1 adota uma metodologia de ensino centrada na integração entre teoria e prática, em articulação com o modelo pedagógico da instituição, promovendo uma aprendizagem ativa, participativa e orientada para a resolução de problemas concretos no âmbito das Ciências Sociais.
As aulas Teórico-Práticas (TP) seguem uma abordagem demonstrativa e expositiva, com o objetivo de introduzir e explorar os conceitos fundamentais da estatística descritiva, utilizando exemplos retirados da realidade social. A apresentação dos conteúdos é apoiada por recursos visuais, esquemas e software de estatística (jamovi), facilitando a compreensão dos conceitos abstratos através da sua aplicação prática. Complementarmente, as sessões de Orientação Tutorial (OT) são organizadas com base num modelo ativo e colaborativo, privilegiando a resolução de exercícios, a análise de casos empíricos e o desenvolvimento de competências práticas em contexto supervisionado. Estas sessões visam consolidar a aprendizagem através da aplicação dos conhecimentos adquiridos, promovendo o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. É também nestas sessões que se fomenta o esclarecimento de dúvidas, o acompanhamento individualizado e a promoção do diálogo entre os estudantes e o docente.
Adicionalmente, será integrada a abordagem da sala de aula invertida (flipped classroom), em que os estudantes são incentivados a realizar previamente leituras, visualizar vídeos explicativos ou explorar conteúdos digitais sobre os temas a abordar. Este trabalho prévio permite que as aulas presenciais sejam mais interativas e orientadas para a resolução de problemas, a análise de dados e a discussão de aplicações reais dos conceitos estatísticos. Esta metodologia estimula a responsabilização do estudante pelo seu próprio processo de aprendizagem, promovendo um ambiente mais dinâmico e participativo.
Ao longo do semestre, os estudantes terão ainda acesso a momentos de apoio individualizado no horário de atendimento do docente, permitindo o acompanhamento personalizado de dificuldades específicas. A metodologia adotada visa, assim, garantir uma aprendizagem sólida e significativa, promovendo o desenvolvimento de competências estatísticas essenciais à formação académica e profissional em Serviço Social.


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Contínua


Avaliação Final

A avaliação da unidade curricular de Estatística 1, será realizada segundo o método de Avaliação Distribuída. Irão ser realizados dois testes escritos e individuais com ponderação para a classificação final de 50% cada.


A avaliação final da unidade curricular de Estatística 1 é realizado de acordo com o Artigo 11 do RAC para a Avaliação Distribuída:


1. O método de avaliação distribuída implica a realização de pelo menos dois exercícios, sendo que obrigatoriamente: i) um deles tem que ser escrito e individual; ii) um deles tem que ser entregue ou realizado na data do exame final.

2. Os estudantes inscritos em avaliação distribuída terão que assistir a 65% do número total de aulas, exceto os estudantes abrangidos pelos regulamentos especiais nomeadamente a lei 116/1997 e lei 90/2001;

3. A justificação das faltas não lhes retira a sua qualidade eliminatória. Compete ao docente decidir se dispõe de condições mínimas para avaliar o Estudante.

4. A assiduidade e participação ativa nas aulas poderão ser consideradas na ponderação final da nota, não podendo o total das duas exceder 10% da nota final.

5. Serão aprovados os estudantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a dez valores, e desde que nas classificações parcelares, publicadas em pauta oficial, consigam ter, pelo menos, a nota mínima de seis valores e meio (6,5).

6. Os estudantes que reprovem na avaliação distribuída só poderão realizar o exame nas épocas de recurso.

7. Os estudantes que optarem pela modalidade de avaliação distribuída podem desistir e optar por realizar exame final, desde que o comuniquem por escrito aos docentes até a penúltima semana (inclusive) antes do fim do respetivo semestre.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular de Estatística 1 integrada no plano de estudos da licenciatura em Serviço Social, tem como principal objetivo dotar os estudantes de conhecimentos e competências fundamentais em estatística descritiva, com ênfase na sua aplicação à análise empírica de fenómenos sociais. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de interpretar e produzir informação estatística rigorosa, útil para a intervenção social e para a fundamentação técnica de decisões profissionais.
Neste sentido, a articulação entre metodologias de ensino e avaliação foi desenhada de forma a garantir a coerência pedagógica com os objetivos definidos. As aulas teórico-práticas (TP) privilegiam a exposição clara e estruturada dos conteúdos, associada à demonstração de exemplos com relevância para o campo do Serviço Social. Esta componente expositiva é complementada por momentos de aprendizagem ativa, nos quais os estudantes são convidados a resolver problemas e a analisar dados com recurso a software estatístico (jamovi), desenvolvendo competências técnicas e interpretativas.
As sessões de orientação tutorial (OT) seguem uma abordagem centrada no estudante, através da resolução de exercícios aplicados e da discussão de situações reais, reforçando a ligação entre os conceitos teóricos e a prática profissional. A integração do modelo de sala de aula invertida (flipped classroom) contribui para uma preparação autónoma dos estudantes antes das aulas presenciais, permitindo que o tempo em sala seja dedicado à consolidação do conhecimento, à análise crítica e à resolução colaborativa de problemas. Esta abordagem promove o desenvolvimento de competências de autoaprendizagem, de gestão da informação e de pensamento crítico, essenciais ao exercício profissional do assistente social.
A avaliação acompanha esta lógica formativa e progressiva. O regime de avaliação distribuída assenta na realização de dois testes escritos e individuais, com igual ponderação, assegurando que os estudantes são avaliados de forma contínua e abrangente, em diferentes momentos do processo de aprendizagem. Esta modalidade permite aferir o grau de aquisição de conhecimentos e a capacidade de aplicação prática dos mesmos, em alinhamento com os conteúdos lecionados. A avaliação contempla ainda a possibilidade de valorização da participação ativa e da assiduidade, reforçando a importância do envolvimento regular no processo de ensino-aprendizagem.