| Código: | SS2210236 | Sigla: | E1 | |
| Áreas Científicas: | Teoria Social Aplicada | |||
| Página Web: | https://www.sigarra-isssp.pt/isssp/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=SS2210236&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2023 |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| LSS1 | 68 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 3º | 3,5 ECTS | 45 | 87,5 |
| Teórico-Práticas: | 20,00 |
| Orientação Tutorial: | 10,00 |
| Inquéritos: | 0,00 |
| Teórico-Práticas: | 20,00 |
| Orientação Tutorial: | 10,00 |
| Inquéritos: | 0,00 |
| Teórico-Práticas: | 20,00 |
| Orientação Tutorial: | 10,00 |
| Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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MS Excel
jamovi
Fornecer aos alunos os conceitos e práticas da estatística descritiva com maior relevância para análise de estudos empíricos em ciências sociais.
Contribuir para a formação pluridisciplinar dos técnicos de serviço social, nomeadamente:
Mostrar a importância da análise estatística na actividade do assistente social;
Promover a aquisição de conhecimentos que permitam concetualizar, modelizar e avaliar estudos de campo;
Contribuir para a compreensão dos processos decisórios baseados no estudo empírico da realidade, como forma de aumentar a probabilidade de sucesso da intervenção social;
Promover a aplicação da estatística descritiva a casos concretos, através da utilização de software (jamovi)
Introdução geral: noções base da Estatística
Distribuições bidimensionais (dados bivariados)
Introdução à análise estatística de dados com software (jamovi)
Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos da unidade curricular, proporcionando aos estudantes uma introdução sólida aos conceitos e técnicas fundamentais da estatística descritiva, com aplicação à análise de dados empíricos em contextos de intervenção social. A abordagem prática, com recurso ao software Jamovi, permite desenvolver competências de tratamento, análise e interpretação de dados, promovendo a compreensão da realidade social baseada em evidência. A estrutura modular do programa assegura a articulação entre o desenvolvimento de conhecimentos teóricos, a aquisição de aptidões técnicas e a sua aplicação à prática profissional do assistente social.
| Bryman, A. e Cramer, D.;Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora, 1992 |
| Elizabeth Reis;Estatística Descritiva, Edições Sílabo, 2002 |
| Figueiredo, F., Figueiredo, A., Teles, P. e Ramos, A.;Estatística Descritiva e Probabilidades, Escolar Editora, 2007 |
| Hill, M.M. e Hill, A;Investigação por questionário, Edições Sílabo, 2000 |
| Hill, A., Neves, C. e Pereira, A.;Grande Maratona de Estatística no SPSS, Escolar Editora, 2011 |
| Lawson, R., Faul, C., & Verbist, A. N. (2019). Research and statistics for social workers: Bridging the gap for a better tomorrow (1st ed.). Routledge. |
| Marôco, J. P. (2024). Fundamentos de estatística: Com aplicações às ciências da vida, sociais e humanas. ReportNumber. |
| Maroco, J. ;nálise Estatística com o SPSS Statiscs (7ª edição), ReportNumber, 2018 |
| Pestana, M. H & Gageiro, J. N. ;Análise de dados para Ciências Sociais. A complementaridade do SPSS (6ª edição), Edições Sílabo, 2014 |
A unidade curricular de Estatística 1 adota uma metodologia de ensino centrada na integração entre teoria e prática, em articulação com o modelo pedagógico da instituição, promovendo uma aprendizagem ativa, participativa e orientada para a resolução de problemas concretos no âmbito das Ciências Sociais.
As aulas Teórico-Práticas (TP) seguem uma abordagem demonstrativa e expositiva, com o objetivo de introduzir e explorar os conceitos fundamentais da estatística descritiva, utilizando exemplos retirados da realidade social. A apresentação dos conteúdos é apoiada por recursos visuais, esquemas e software de estatística (jamovi), facilitando a compreensão dos conceitos abstratos através da sua aplicação prática. Complementarmente, as sessões de Orientação Tutorial (OT) são organizadas com base num modelo ativo e colaborativo, privilegiando a resolução de exercícios, a análise de casos empíricos e o desenvolvimento de competências práticas em contexto supervisionado. Estas sessões visam consolidar a aprendizagem através da aplicação dos conhecimentos adquiridos, promovendo o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. É também nestas sessões que se fomenta o esclarecimento de dúvidas, o acompanhamento individualizado e a promoção do diálogo entre os estudantes e o docente.
Adicionalmente, será integrada a abordagem da sala de aula invertida (flipped classroom), em que os estudantes são incentivados a realizar previamente leituras, visualizar vídeos explicativos ou explorar conteúdos digitais sobre os temas a abordar. Este trabalho prévio permite que as aulas presenciais sejam mais interativas e orientadas para a resolução de problemas, a análise de dados e a discussão de aplicações reais dos conceitos estatísticos. Esta metodologia estimula a responsabilização do estudante pelo seu próprio processo de aprendizagem, promovendo um ambiente mais dinâmico e participativo.
Ao longo do semestre, os estudantes terão ainda acesso a momentos de apoio individualizado no horário de atendimento do docente, permitindo o acompanhamento personalizado de dificuldades específicas. A metodologia adotada visa, assim, garantir uma aprendizagem sólida e significativa, promovendo o desenvolvimento de competências estatísticas essenciais à formação académica e profissional em Serviço Social.
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| Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
|---|---|---|---|
| Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
| Total: | 0 |
A avaliação da unidade curricular de Estatística 1, será realizada segundo o método de Avaliação Distribuída. Irão ser realizados dois testes escritos e individuais com ponderação para a classificação final de 50% cada.
A avaliação final da unidade curricular de Estatística 1 é realizado de acordo com o Artigo 11 do RAC para a Avaliação Distribuída:
A unidade curricular de Estatística 1 integrada no plano de estudos da licenciatura em Serviço Social, tem como principal objetivo dotar os estudantes de conhecimentos e competências fundamentais em estatística descritiva, com ênfase na sua aplicação à análise empírica de fenómenos sociais. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de interpretar e produzir informação estatística rigorosa, útil para a intervenção social e para a fundamentação técnica de decisões profissionais.
Neste sentido, a articulação entre metodologias de ensino e avaliação foi desenhada de forma a garantir a coerência pedagógica com os objetivos definidos. As aulas teórico-práticas (TP) privilegiam a exposição clara e estruturada dos conteúdos, associada à demonstração de exemplos com relevância para o campo do Serviço Social. Esta componente expositiva é complementada por momentos de aprendizagem ativa, nos quais os estudantes são convidados a resolver problemas e a analisar dados com recurso a software estatístico (jamovi), desenvolvendo competências técnicas e interpretativas.
As sessões de orientação tutorial (OT) seguem uma abordagem centrada no estudante, através da resolução de exercícios aplicados e da discussão de situações reais, reforçando a ligação entre os conceitos teóricos e a prática profissional. A integração do modelo de sala de aula invertida (flipped classroom) contribui para uma preparação autónoma dos estudantes antes das aulas presenciais, permitindo que o tempo em sala seja dedicado à consolidação do conhecimento, à análise crítica e à resolução colaborativa de problemas. Esta abordagem promove o desenvolvimento de competências de autoaprendizagem, de gestão da informação e de pensamento crítico, essenciais ao exercício profissional do assistente social.
A avaliação acompanha esta lógica formativa e progressiva. O regime de avaliação distribuída assenta na realização de dois testes escritos e individuais, com igual ponderação, assegurando que os estudantes são avaliados de forma contínua e abrangente, em diferentes momentos do processo de aprendizagem. Esta modalidade permite aferir o grau de aquisição de conhecimentos e a capacidade de aplicação prática dos mesmos, em alinhamento com os conteúdos lecionados. A avaliação contempla ainda a possibilidade de valorização da participação ativa e da assiduidade, reforçando a importância do envolvimento regular no processo de ensino-aprendizagem.