| Código: | ss2210233 | Sigla: | DSI1 | |
| Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL | |||
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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| LSS1 | 48 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 3º | 5 ECTS | 22,5 | 125 |
| Teórico-Práticas: | 18,00 |
| Inquéritos: | 0,00 |
| Teórico-Práticas: | 18,00 |
| Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Sendo o principal objetivo da disciplina o domínio de saberes implicados na elaboração de diagnósticos socioinstitucionais, o programa centra-se na abordagem do património teórico que permite aos alunos o estudo das organizações para terem mais sucesso nas suas intervenções sociais. A abordagem do sistema de gestão tradicional e do sistema de gestão para o desenvolvimento social e das teorias da psicossociologia das organizações permite a mobilização de saberes teóricos para a construção do diagnóstico. Tendo como dimensões de estudo, a identificação da missão, finalidades, objetivos e projeto institucional, a(s) lógica(s) a que obedece(m) a organização dos espaços institucionais, a adequação dos recursos materiais neles existentes e o início da análise das relações entre os diferentes atores sociais, os alunos identificam obstáculos e potencialidades existentes na organização, com vista à elaboração de estratégias de intervenção promotoras do desenvolvimento social.
As aulas são destinadas à construção do guião para a elaboração do diagnóstico socioinstitucional que permite orientar o processo de análise da organização, nas suas diversas dimensões de estudo, combinando a análise da dimensão formal e a análise da dimensão informal. Para a análise da dimensão formal da organização os alunos são orientados para a recolha e análise documental de fontes oficiais. Para a análise da dimensão informal constroem-se guiões para a observação do quotidiano institucional e guiões de entrevista e/ou de inquérito a realizar aos atores da organização. Para tal o aluno utiliza os contributos teóricos trabalhados nas aulas e a sua operacionalização nos guiões de recolha de informação propostos para cada uma das dimensões do diagnóstico. Propõe-se como exercício, para cada uma das dimensões do diagnóstico a realização da análise de SWOT e a elaboração da matriz de análise das partes interessadas com vista à identificação de ações de melhoria focadas na mudança organizacional.
O uso de metodologias ativas de aprendizagem é especialmente eficaz, pois permite aos estudantes desenvolver competências práticas, pensamento crítico e capacidade de análise sistémica:
- Estudo de Caso - permite apresentar casos reais de organizações com problemas ou desafios específicos em que os estudantes analisam os casos e elaboram diagnósticos, identificando problemas e potencialidades, analisando causas e propondo ações de melhoria.
Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) - os alunos estudam os conceitos teóricos antes da aula, com a realização de leituras e visualização de vídeos, sendo o tempo da aula dedicado à aplicação prática desses conceitos, operacionalizando os conceitos para construírem guiões para a recolha de dados organizacionais.
PBL - Project-Based Learning) - os estudantes realizam de diagnóstico organizacional da instituição onde estão a realizar o estágio, nas suas diferentes dimensões. Partindo de um problema organizacional, os alunos em grupos devem recolher e analisar dados, levantar hipóteses, aplicar ferramentas de diagnóstico, nomeadamente a análise de SWOT e fazer a análise das partes interessadas e propor estratégias de intervenção.
Considerando como etapas de trabalho: definição da dimensão de análise e do problema, construção de instrumentos de recolha de informação empírica, recolha de informação empírica, análise da informação e levantamento de hipóteses explicativas para identificar as possíveis causas dos problemas, utilização de ferramentas de diagnóstico organizacional como a Análise SWOT, formulação do diagnóstico e de propostas de estratégias de intervenção viáveis e justificadas, baseadas na análise das partes interessadas, com a previsão de objetivos, atividades e recursos necessários e indicadores de avaliação.
Portefólio Reflexivo - ao longo do semestre, os alunos documentam as suas aprendizagens, desafios, análises e reflexões críticas sobre os instrumentos e conceitos aplicados no diagnóstico organizacional.
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Modo de Avaliação
Avaliação final e distribuída
Avaliação final será realizada por exame
Avaliação distribuída - 10% participação; 90% para a elaboração de portefólios.
O portefólio permite uma aprendizagem ativa, reflexiva e centrada no estudante e um acompanhamento do processo de aprendizagem ao longo do tempo, integrando teoria, prática e reflexão crítica. Permite conhecer as aprendizagens de cada estudante, as dificuldades sentidas e como elas foram ultrapassadas com a intervenção do professor, os pontos fortes e as aspirações futuras, o que enriquece o currículo de cada um.
Considerando que os estudantes têm de compreender a missão, os objetivos e o projeto institucional da organização, os espaços institucionais e a adequação dos recursos materiais, e iniciar a análise das relações entre os atores de uma organização, estes objetivos orientarão a escolha das evidências e das reflexões a incluir no portefólio. Recolher informações e evidências - materiais e dados que ajudem a caracterizar e compreender a organização: missão, visão e valores da organização; população-alvo; programas ou serviços oferecidos; documentos internos (regulamentos, planos de ação, relatórios); estrutura organizacional (organograma, cargos, funções); registos de reuniões, tarefas ou intervenções; fotografias, gráficos, relatórios; observações diretas e participantes das práticas organizacionais e profissionais, entrevistas ou questionários aplicados na organização, testemunhos, etc. Análise e reflexão sobre a informação relativa a cada dimensão organizacional, os problemas ou potencialidades que elas revelam, interpretações ou hipóteses formuladas, fatores internos ou externos que ajudam a explicar os problemas/potencialidades e a construir propostas de melhoria.
Avaliação final será realizada por exame
Sendo o principal objetivo da disciplina a elaboração de diagnósticos, o processo de ensino-aprendizagem implica o predomínio dos métodos ativos orientados para a construção de instrumentos de recolha de informação e de análise utilizados na sua elaboração. O processo de ensino-aprendizagem está alicerçado em metodologias ativas de aprendizagem, que asseguram a articulação entre a dimensão teórica e a prática profissional. Estas metodologias promovem a construção de saberes processuais e o desenvolvimento de competências orientadas para a ação, potenciando uma aprendizagem significativa e crítica, coerente com os desafios da intervenção em contextos organizacionais.
O Estudo de Caso constitui uma metodologia fundamental, pois permite aos estudantes analisar situações organizacionais, identificar problemas e potencialidades, relacionar causas e efeitos, e propor soluções. Esta abordagem estimula o pensamento crítico e o raciocínio diagnóstico, promovendo a mobilização de conceitos teóricos para a análise de contextos específicos.
A Sala de Aula Invertida é igualmente relevante, ao transferir a apreensão dos conteúdos teóricos para o momento pré-aula (através de leituras e vídeos), libertando o tempo de contacto presencial para atividades práticas, como a construção de guiões de recolha de dados e a discussão de modelos e ferramentas de diagnóstico. Esta metodologia favorece a autonomia do estudante, permitindo-lhe atribuir significado e utilidade prática aos conhecimentos adquiridos.
Através da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), os estudantes desenvolvem um diagnóstico da instituição, aplicando ferramentas como a análise SWOT que é particularmente eficaz no apoio à identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, orientando os estudantes para a formulação de propostas de ação que respondam às necessidades institucionais e melhorem a qualidade dos serviços prestados. Esta metodologia permite aos estudantes aplicar conhecimentos em contexto real, promovendo competências analíticas e interventivas, bem como o trabalho colaborativo.
Por fim, o Portefólio Reflexivo permite a sistematização do percurso individual de aprendizagem ao longo do semestre. Através dele, os estudantes registam as atividades desenvolvidas, os desafios enfrentados e as aprendizagens realizadas, promovendo uma reflexão crítica contínua sobre o processo de diagnóstico organizacional e sobre a sua própria evolução enquanto futuros profissionais.
Deste modo, verifica-se uma clara coerência entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, assegurando que os estudantes não só adquirem conhecimentos teóricos, mas também desenvolvem competências práticas e reflexivas, fundamentais para a realização de diagnósticos organizacionais com impacto transformador.