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Planeamento e Gestão de Serviços para Idosos I


Código: GS1105    Sigla: PGSI1
Áreas Científicas: Gestão

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 11 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA1

Teórico-Práticas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Gabriel Augusto Leite Mota   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos específicos da gestão das organizações prestadoras de serviços a idosos, de caracter social ou lucrativo. 
2. Contribuir para a formação interdisciplinar dos técnicos superiores de gerontologia social.

Programa

1. Cuidado Integrado: conceitos e contexto
2. Estruturas organizacionais integradas
3. Envolvimento, empoderamento e defesa de direitos
4. Avaliação das necessidades
5. Caminhos do cuidado
6. Gestão de caso

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A análise, e o desdobramento proposto no programa da UC, do cuidado integrado de serviços a idosos permite que os discentes adquiram ferramentas conceptuais e práticas de gestão de serviços de idosos, tanto numa perspectiva mais global como numa perspectiva mais aplicada.  

Bibliografia Principal

Edited by Henk Nies and Philip C Berman;Integrating Services for Older People: A resource book for managers, European Health Management Association (EHMA), 2004. ISBN: 90-5957-283-1

Bibliografia Complementar

Andrade, A. M., Franco, R.;.; Economia do conhecimento e organizações sem fins lucrativos, SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação, 2007. ISBN: 978-972-8589-79-0 (disponível online)

Métodos de Ensino

A disciplina, sendo teórico-prática, desenvolver-se-á em sede de aula pela apresentação teórica dos conteúdos programáticos, aplicação dos mesmos a exemplos concretos envolvendo instituições prestadoras de serviços a idosos, seguida de reflexão crítica partilhada.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída:
- dois testes escritos, com igual ponderação na nota final; 

- a nota mínima exigida em qualquer dos testes é de 6,5 valores;
- a participação neste regime de avaliação implica a presença em, pelo menos, 75% das aulas, com excepção para os casos especiais mencionados no Regulamento de Avaliação; 

Avaliação Final

Avaliação por exame final: 
- nota da prova escrita, caso seja superior a 9,5 valores ou inferior a 7,5 valores; 
- média das notas das provas escrita e oral, caso a primeira seja superior a 7,5 valores e inferior a 9,5 valores.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método expositivo e de debate adequa-se bem ao objectivo de aprendizagem das teorias, e da capacidade de transferência das ditas para os contextos profissionais dos discentes.