Código: | GS1204 | Sigla: | ASC2 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 7 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teórico-Práticas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
Objetivos:
1. Transmitir conhecimentos teóricos sobre a questão do desenvolvimento social e comunitário e sobre o processo de intervenção comunitária
2. Promover nos estudantes a capacidade para diagnosticarem necessidades e problemas do coletivo das pessoas seniores, numa determinada comunidade, as possibilidades de intervenção e sua avaliação
3. Dar a conhecer instrumentos e projetos de animação sociocultural (ASC) para seniores, como meios para o desenvolvimento social e comunitário
1. Desenvolvimento social e comunitário
1.1. Conceitos base: desenvolvimento, comunidade, organização comunitária
Os conteúdos programáticos estão coerentes com os principais objetivos da unidade curricular, mais especificamente os pontos 1 e 2 do programa procuram concretizar o primeiro objetivo enunciado e os restantes pontos 3 e 4 são coerentes com os objetivos 2 e 3.
Pereira JDL, Lopes MS, Rodrigues TM;Animação sociocultural, gerontologia e geriatria: a intervenção social, cultural e educativa na terceira idade. , Chaves: Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, 2013. ISBN: 978-989-97571-3-4 |
Martins EC;Gerontologia/Gerontagogia. Animação sociocultural em idosos., Lisboa: Editorial Ca¿ritas, 2013 |
Antunes MC, Pereira J;Animação sociocultural e terceira idade. Cultura e Participação - Animação Sociocultural em Contextos IberoAmericanos (pp 135-146), Rede Iberoamericana de Animación Sociocultural, 2014. ISBN: 978-989-20-5122-2l |
Pereira J, Lopes M. (coords.) (2011). ;As fronteiras da Animação Sociocultural, Chaves: Intervenção., 2011 |
Lopes M. ;Animação Sociocultural em Portugal, Amarante: Ed. , 2006 |
Cebolo C, Pereira J, Lopes M. ;Animação Sociocultural, Intervenção e Educação Comunitária: Democracia, Cidadania e Participação, Chaves: Intervenção, 2012 |
Santos Costa CA (Coord.);Animação sociocultural: voluntariado e cidadania ativa, APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural. Editora: Livpsic, , 2011. ISBN: 978-989-81-488-58 |
Trilla, J. (coord.) ;Animação sociocultural. Teorias, programas, âmbitos., Lisboa: Instituto Piaget., 2004 |
Serrano, G.P. (2008);Elaboração de projectos sociais. Casos práticos, Porto: Porto Editora. |
O atendimento aos estudantes decorre no Gabinete 3, às 4ª feiras (14:00h-16:30h) e 5ª feiras (14:00h às 16:00h). A docente poderá ajustar o seu horário às necessidades dos trabalhadores-estudantes, devendo o atendimento ocorrer sob marcação prévia por email.
Esta unidade curricular é de caracter teórico-prático, pelo que articulará metodologias expositivas (apresentação teórica de temas relacionados com os conteúdos programáticos), participativas (brainstorming, promoção de debate), colaborativas (trabalhos e/ou exercícios em grupo), de resolução de problemas (simulação de casos/role-playing, análise de casos) e de pesquisa e análise crítica de material escrito (ex. projetos de ASC, artigos científicos, relatórios, manuais de orientação) e/ou audiovisual (ex. reportagens, documentários, filmes).
3
Os estudantes poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.