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Planeamento e Gestão de Serviços para Idosos II


Código: GS1205    Sigla: PGSI2
Áreas Científicas: Gestão

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 12 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA1

Teórico-Práticas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Gabriel Augusto Leite Mota   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1) Aprofundar a formação ao nível do planeamento e gestão de organizações prestadoras de serviços para idosos, com uma dimensão mais próxima do ambiente económico em que as mesmas se inserem. 2) Demonstrar a importância da análise e acompanhamento das variáveis económicas e financeiras nas organizações prestadoras de serviços a idosos, com ou sem fins lucrativos. 3) Sensibilizar os alunos para a importância de um sistema de informação fiável e regular com indicadores económicos financeiros. 4) Apresentar os principais instrumentos e ferramentas de análise da viabilidade económica de projectos de investimento.

Programa

1. Noções básicas de Contabilidade 1.1 Objectivos e importância da Contabilidade para a gestão 1.2 Fluxos reais, monetários e económicos 1.3 Demonstrações financeiras periódicas 2. Análise económica e financeira de organizações 2.1 Objectivos e importância para a gestão 2.2 Análise quantitativa: principais indicadores 2.3 Análise qualitativa: principais técnicas e ferramentas 3. Noções de cálculo financeiro 3.1 Conceitos fundamentais 3.2 Operações de capitalização e desconto 3.3 Taxas de juro 4. Análise de projectos de investimento 4.1 Projectos de investimento: conceito e tipos 4.2 Elementos de um projecto de investimento 4.3 Principais fontes de financiamento do investimento 4.4 Aplicação: criação de um lar de idosos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Esta Unidade Curricular faz parte de uma série de unidades que visam dotar os alunos com conhecimentos ao nível das ferramentas de gestão para a sua possível aplicação no contexto de gestão de serviços à terceira idade. 

Aprender o funcionamento básico da contabilidade financeira, do cálculo financeiro e dos projectos de investimento é fundamental para quem quiser entender a gestão deste tipo de serviços, nomeadamente a sua inevitável componente numérica e financeira. 

Bibliografia Principal

João Lisboa, Arnaldo Coelho, Filipe Coelho, Filipe Almeida;Introdução à Gestão das Organizações, VidaEconómica, 2011
Sebastião Teixeira;Gestão das Organizações, Verlag Dashofer, 2011

Bibliografia Complementar

F. P. Drucker;As Organizações sem Fins Lucrativos, Difusão Cultural, 1997
J. Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho, Ed. Sílabo, 2005

Métodos de Ensino

A disciplina, sendo teórico-prática, desenvolver-se-á em sede de aula pela apresentação teórica dos conteúdos programáticos, seguida da aplicação dos mesmos a exemplos concretos e à resolução de exercícios e casos práticos.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

Classificação final igual ou superior a 10 valores.

Avaliação Final

Avaliação distribuída: - dois testes, cada um com uma ponderação de 50%; - o primeiro teste realizar-se á durante o período lectivo e o segundo na mesma data do exame final da época normal; - a nota mínima exigida em qualquer dos testes é de 6,5 valores; - a participação neste regime de avaliação implica a presença em, pelo menos, 75% das aulas, com excepção para os casos especiais mencionados no Regulamento de Avaliação. Avaliação por exame final: - nota da prova escrita, caso seja superior a 9,5 valores ou inferior a 7,5 valores; - média das notas das provas escrita e oral, caso a primeira seja superior a 7,5 valores e inferior a 9,5 valores.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo os conceitos leccionados teórico-práticos, a apresentação e debate dos mesmos em aulas teórico-práticas cumpre os objectivos de aprendizagem rpopostos.