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Animação Sócio-Cultural III: Voluntariado Social...


Código: GS2104    Sigla: ASC3

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 4 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2

Teórico-Práticas: 6,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Moisés Santos de Menezes   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivos da UC:


1. Compreender as mudanças objetivas que ocorreram recentemente na condição social de reformado e que tornam pertinente a organização de práticas sociais destinadas a promover o voluntariado social, a preparação para a reforma e a inclusão no mercado de trabalho; 

2. Analisar dispositivos sociais experimentados em vários contextos societais a fim de ampliar as oportunidades de os reformados se envolverem em atividades socialmente úteis e significativas; 

3. Compreender as desigualdades de motivação dos idosos face ao projeto de uma reforma vivida no registo da utilidade social, da solidariedade e/ou da implicação em atividades criativas a fim de poder desenvolver um papel de mediação entre os idosos e diversos tipos de atividades.

Programa

1. Da reforma-descanso à reforma-utilidade social - Transformações societais recentes e mudança na condição social de reformado 

1.1 Prolongamento do período de reforma vivido com um estado de saúde compatível com o prosseguimento de atividades socialmente úteis; 
1.2 Risco de os reformados experimentarem uma situação de vazio existencial em virtude do défice de estruturas sociais potenciadoras de atividades que permitam escapar ao estereótipo de "inactivo". 

2. O voluntariado social 
2.1 O voluntariado face ao enfraquecimento dos laços sociais; 
2.2 O voluntariado como recurso para desenvolver e qualificar o associativismo; 
2.3 Uma prática cujo grau de institucionalização varia consoante os contextos sociais. 

3. A preparação para a reforma 
3.1 Uma noção que põe em causa modos de viver o trabalho, o lazer, a sociabilidade ao longo de todo o trajeto de vida; 
3.2 O desenvolvimento de programas de preparação para a reforma a fim de contrariar a experiência da reforma como "morte social". 

4. Inclusão de trabalhadores idosos no mercado de trabalho 
4.1 A reforma como direito ou como obrigação; 
 4.2 Uma gestão mais flexível das idades e dos tempos sociais como condição para fomentar a cooperação e a transferência de experiências entre as gerações no próprio trabalho.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Atendendo aos objetivos desta unidade curricular, os conteúdos programáticos abordam as principais questões relativas às transformações societais recentes e mudança na condição social de reformado, processo de preparação, transição e adaptação à reforma, voluntariado social e inclusão de trabalhadores idosos no mercado de trabalho. Esta abordagem permitirá a atualização e aprofundamento do conhecimento nestas temáticas, assim como uma maior compreensão e reflexividade crítica por parte dos estudantes relativamente a estes temas. 

Bibliografia Principal

Fonseca, A.M. ;Reforma e Reformados, Almedina, 2011. ISBN: 978-972-40-4531-3
Fernandes A. A., Albuquerque P. C., Fonseca, A. M.;A (Re)Forma das Reformas, Almedina, 2016. ISBN: 978-972-40-6868-8
Fonseca, A. M. ;Do trabalho à reforma: quando os dias parecem mais longos. , Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, (2), 75-95., 2012
Fernandes, S. ;Manual de Apoio na Gestão de Voluntariado , Pista Mágica, 2016. ISBN: 978-972-99345-6-8

Bibliografia Complementar

Ana Delicado;Caracterização do Voluntariado em Portugal, Revista de Intervenção Social, 2002. ISBN: 0874-1611
Inácio Martín, Telma Fernandes, Constança Paúl, Luíz Roseira ;Medidas Nacionais para Promoção do Movimento Voluntário Em Portugal, Inovação à Leitura, 2005
José Inácio Martin, Daniela Gonçalves;Formação básica de voluntariado: Teoria da formação de voluntariado e exercícios práticos em formação básica de voluntariado, IUDEX - ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS., 2007. ISBN: 978-989-95304-0-9

Observações Bibliográficas

O atendimento aos estudantes decorre no Gabinete 3, às 4ª feiras (14:00h-16:30h) e 5ª feiras (14:00h às 16:00h). A docente poderá ajustar o seu horário às necessidades dos trabalhadores-estudantes, devendo o atendimento ocorrer sob marcação prévia por email.

Métodos de Ensino


Esta unidade curricular é de caracter teórico-prático, pelo articulará metodologias expositivas (exposição de temas relacionados com os conteúdos programáticos), participativas (brainstorming, promoção de debate), colaborativas (trabalhos de grupo), de resolução de problemas (simulação de casos/role-playing, análise de casos) e de pesquisa e análise crítica de material escrito (ex. artigos científicos, relatórios, manuais de orientação, projetos de voluntariado social) e e/ou audiovisual (ex. reportagens, documentários, filmes).


Modo de Avaliação

3

Avaliação Contínua

Avaliação
Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1. Avaliação distribuída
10% - Participação ativa nas aulas;
40% - Realização de um trabalho individual, com apresentação oral do mesmo.
50% - Exame escrito de avaliação individual

2. Exame final
100% Prova com todo Conteúdo da Unidade Curricular 

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Licenciatura em Gerontologia Social do ISSSP. 

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Licenciatura em Gerontologia Social do ISSSP. 

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Licenciatura em Gerontologia Social do ISSSP. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade o aprofundamento dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos, numa abordagem expositiva , participativa e centrada na reflexão crítica, de forma a que os estudantes possam alcançar os objetivos de aprendizagem e competências estabelecidos nesta unidade curricular.