Código: | GS2104 | Sigla: | ASC3 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 4 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teórico-Práticas: | 6,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
Objetivos da UC:
1. Da reforma-descanso à reforma-utilidade social - Transformações societais recentes e mudança na condição social de reformado
Atendendo aos objetivos desta unidade curricular, os conteúdos programáticos abordam as principais questões relativas às transformações societais recentes e mudança na condição social de reformado, processo de preparação, transição e adaptação à reforma, voluntariado social e inclusão de trabalhadores idosos no mercado de trabalho. Esta abordagem permitirá a atualização e aprofundamento do conhecimento nestas temáticas, assim como uma maior compreensão e reflexividade crítica por parte dos estudantes relativamente a estes temas.
Fonseca, A.M. ;Reforma e Reformados, Almedina, 2011. ISBN: 978-972-40-4531-3 |
Fernandes A. A., Albuquerque P. C., Fonseca, A. M.;A (Re)Forma das Reformas, Almedina, 2016. ISBN: 978-972-40-6868-8 |
Fonseca, A. M. ;Do trabalho à reforma: quando os dias parecem mais longos. , Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, (2), 75-95., 2012 |
Fernandes, S. ;Manual de Apoio na Gestão de Voluntariado , Pista Mágica, 2016. ISBN: 978-972-99345-6-8 |
Ana Delicado;Caracterização do Voluntariado em Portugal, Revista de Intervenção Social, 2002. ISBN: 0874-1611 |
Inácio Martín, Telma Fernandes, Constança Paúl, Luíz Roseira ;Medidas Nacionais para Promoção do Movimento Voluntário Em Portugal, Inovação à Leitura, 2005 |
José Inácio Martin, Daniela Gonçalves;Formação básica de voluntariado: Teoria da formação de voluntariado e exercícios práticos em formação básica de voluntariado, IUDEX - ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS., 2007. ISBN: 978-989-95304-0-9 |
O atendimento aos estudantes decorre no Gabinete 3, às 4ª feiras (14:00h-16:30h) e 5ª feiras (14:00h às 16:00h). A docente poderá ajustar o seu horário às necessidades dos trabalhadores-estudantes, devendo o atendimento ocorrer sob marcação prévia por email.
Esta unidade curricular é de caracter teórico-prático, pelo articulará metodologias expositivas (exposição de temas relacionados com os conteúdos programáticos), participativas (brainstorming, promoção de debate), colaborativas (trabalhos de grupo), de resolução de problemas (simulação de casos/role-playing, análise de casos) e de pesquisa e análise crítica de material escrito (ex. artigos científicos, relatórios, manuais de orientação, projetos de voluntariado social) e e/ou audiovisual (ex. reportagens, documentários, filmes).
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De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Licenciatura em Gerontologia Social do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Licenciatura em Gerontologia Social do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Licenciatura em Gerontologia Social do ISSSP.
As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade o aprofundamento dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos, numa abordagem expositiva , participativa e centrada na reflexão crítica, de forma a que os estudantes possam alcançar os objetivos de aprendizagem e competências estabelecidos nesta unidade curricular.