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Planeamento e Gestão de Serviços para Idosos III


Código: GS2105    Sigla: PGSI3
Áreas Científicas: Gestão

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 5 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2

Teórico-Práticas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Gabriel Augusto Leite Mota   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1 - Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos de gestão das organizações com e sem fins lucrativos, a nível de recursos humanos. 

2 - Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos de gestão das organizações com e sem fins lucrativos, a nível de políticas de marketing. 
3 - Contribuir para a formação interdisciplinar dos técnicos superiores de gerontologia social.

Programa

1. Marketing 

1.1 Conceito de Marketing 
1.2 A implementação do Marketing nas organizações
1.3 A satisfação, a criação de valor para o cliente e o desenvolvimento de uma vantagem competitiva sustentável
1.4 As actividades de Marketing
1.5 Do Marketing transaccional ao Marketing relacional
1.6 Quem pode utilizar a filosofia do Marketing?
1.7 O contributo do Marketing para a sociedade

2. Recursos Humanos 
2.1 A visão, a missão, a cultura e o clima das organizações 
2.2 O fator humano e as suas especificidades 
2.3 A gestão de recursos humanos: evolução, níveis de atuação e objetivos 
2.4 Os desafios ambientais e a mudança 
2.5 O sistema de informação de recursos humanos: a descrição de funções 
2.6 Planeamento de recursos humanos 
2.7 Recrutamento e seleção de recursos humanos 
2.8 Avaliação do desempenho 
2.9 Formação e desenvolvimento de recursos humanos 
2.10 As novas fronteiras da gestão de pessoas 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A explanação das principais teorias e ferramentas ao nível do Marketing e da Gestão dos Recurso Humanos, conjugada com a discussão de casos práticos, dota os alunos das competências necessárias a este nível para as poderem aplicar no contexto organizacional onde operam, nomeadamente em serviços de cuidados a idosos.

Bibliografia Principal

J. Lisboa, A. Coelho, F. Coelho, F. Almeida e A. Martins;Introdução à Gestão das Organizações, Vida Económica, 2011 (3ª Edição)

Bibliografia Complementar

João Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho, Edições Sílabo, 2005

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, de pendor expositivo, com lugar a debate e reflexão crítica em sala de aula.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída: 
- dois testes, com igual ponderação na classificação final; 
- a nota mínima exigida em qualquer um dos testes é de 6,5 valores; 
- a participação neste regime de avaliação implica a presença em, pelo menos, 75% das aulas, com excepção para os casos especiais mencionados no Regulamento de Avaliação.

Aprovação com classificação final igual ou superior a 10 valores, sendo essa classificação obtida pela média simples de dois testes escritos.

Avaliação Final

 Avaliação por exame final: 

- nota da prova escrita, caso seja superior a 9,5 valores ou inferior a 7,5 valores; 
- média das notas das provas escrita e oral, caso a primeira seja superior a 7,5 valores e inferior a 9,5 valores.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método expositivo e de debate adequa-se bem ao objectivo de aprendizagem das teorias e da capacidade de transferência das ditas para os contextos profissionais dos discentes.