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Estágio III


Código: GS2107    Sigla: E3

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 5 Despacho 6311/08 de 05 de Março 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 45,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Sónia Patrícia Vilar Martins   0,00
Seminário Totais 1 3,00
Sónia Patrícia Vilar Martins   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


Pretende-se que o aluno mobilize conhecimentos e treine competências relativas ao trabalho com idosos, governos locais e organizações comunitárias em prol do desenvolvimento de territórios amigos das pessoas idosas.

Espera-se que seja capaz de:
(i) analisar dinâmicas das atuais configurações demográficas e familiares e seu impacto na solidariedade social e interdependência;
(ii) reconhecer que as condições de vida dos mais velhos e suas famílias são influenciadas pelas políticas locais e globais;
(iii) desenhar um estudo na comunidade utilizando métodos e procedimentos de recolha de dados que produzam conhecimento gerontológico fiável e válido;
(iv) realizar um diagnóstico que evidencie potencialidades e fragilidades da comunidade, espelhando as visões dos vários interlocutores;
(v) reconhecer os princípios e valores éticos inerentes ao exercício profissional e à investigação com pessoas idosas;
(vi) desenvolver relações de cooperação com vários agentes e entidades da comunidade.

Programa

1.Modos de conhecer e fazer em gerontologia social
1.1 O envelhecimento experienciado num determinado contexto comunitário: aprofundar o impacto que as mudanças que se têm vindo a operar nas estruturas demográfica e familiar produzem nas comunidades locais e os desafios que colocam à construção de políticas e projetos de proteção das pessoas idosas;
1.2 A condução dos processos de integração e participação nos contextos de estágio, atendendo às particularidades dos contextos locais e do trabalho de articulação entre equipas, projetos, agentes privilegiados da comunidade e pessoas idosas;
1.3 Construção de diagnósticos sócio locais através de uma avaliação multidimensional que espelhe as particularidades dos contextos e assente em instrumentos de recolha e análise de dados (grelhas de observação; guião de entrevista; inquéritos à população; análise de documentos e estatísticas existentes);
1.4 Análise integrada da informação recolhida.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos visam traduzir os conhecimentos teóricos multidisciplinares em projetos de ação. Parte-se do aprofundamento do impacto que mudanças complexas operadas nas estruturas demográficas e familiar produzem na solidariedade social e relações de interdependência. Estas mudanças traduzem-se em desafios e problemas aos quais as comunidades locais atribuem respostas distintas através das medidas de política social global e nacional e através medidas e projetos de expressão local. Percebe-se que os contextos locais não providenciam a mesma qualidade e diversidade de serviços ou projetos, nem os seus agentes se articulam nas mesmas lógicas de parceria ou rentabilização e partilha de recursos. Neste sentido, os conteúdos programáticos respondem à necessidade de construir um diagnóstico local, acionando procedimentos de investigação éticos e fiáveis que permitam ao investigador desenvolver relações de cooperação e espelhem as visões dos vários interlocutores.

Bibliografia Principal

Paúl, C., & Ribeiro, Ó. (Coords.) ;Manual de Gerontologia. , Lisboa: Lidel., 2012
Ribeiro, O., & Paúl, C. ;Manual de envelhecimento activo., Lisboa: Lidel., 2011
FONSECA, A. M. (;Ageing in place. Envelhecimento em Casa e na Comunidade. Modelos e estratégias centrados na autonomia, participação social e promoção do bem-estar das pessoas idosas. Fundação Calouste Gulbenkian/Universidade Católica Portuguesa., 2021
Fernandes, R.;Avaliação comunitária de uma população de idosos: da funcionalidade à utilização de serviços, Coimbra: Mar da Palavra, 2009
Fonseca, A. M. ; Boas Práticas de Ageing in Place. Divulgar para valorizar: Guia de Boas Práticas em Portugal. , Universidade Católica Portuguesa. Fundação Calouste Gulbenkian. , 2018
Fonseca, A. M. ; Aging in Place, Envelhecimento em Casa e na Comunidade em Portugal. , Public Sciences & Policies, 6(2), 21¿39. https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2020.VVIN2/pp.21-39, 2022
Gonçalves-Pereira M, Marques MJ;Programas de intervenção psicossocial validados na demência. Formação disponível em Portugal com interesse potencial para equipas. , Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., Ministério da Saúde. Portugal. doi: 10.34619/oir0-2pba, 2022
Fonseca, A.M. (coord.). ;Envelhecimento, Saúde e Doença ¿ Novos Desafios para a Prestação de Cuidados a Idosos, Lisboa: Coisas de Ler. , 2014
Veríssimo, M. T. (Ed.). ;Geriatria fundamental: saber e praticar. , Lidel-Edições Técnicas, Lda.., 2014
Fernandez-Ballesteros, R.;Gerontologia Social, Madrid: Ediciones Pirâmide, 2004

Observações Bibliográficas

Student services take place in Office 3 on Wednesdays (14:00-16:30) and Thursdays (14:00-16:00). The teacher will be able to adjust her timetable to the needs of the student-workers, and appointments must be made in advance by email.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes tenham oportunidade de observar e debater problemas inerentes à prática, traduzindo saberes teóricos em programas de ação, em permanente aperfeiçoamento.
Deste modo, esta unidade curricular é composta por seminários de natureza teórico-prática, assentes em estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem ativa e a problematização das experiências observadas nos estágios. Para além da exposição de conteúdos com recurso a elementos convencionais e multimédia, serão utilizadas técnicas de brainstorming, promoção de debates, trabalhos de grupo sobre ações a planear e a desenvolver durante o estágio, assim como simulação/role-playing para treino de competências direcionadas para o enfrentamento de situações reais. A pesquisa e análise crítica de material escrito e/ou audiovisual (ex. artigos científicos, manuais de orientação, documentários) serão igualmente utilizadas nesta unidade curricular. 


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  153
50% - Trabalho de campo (integrará também o parecer do orientador de estágio, relativamente ao desempenho do estudante no estágio)  Estágio  90 2024-01-03
40% - Trabalho escrito (relatório de estágio), com apresentação/defesa oral final  Relatório/Dissertação  2024-01-03
10% - Assiduidade e participação ativa nas aulas (registo de presenças nos seminários)  Participação Presencial  2024-01-03
  Total: 243

Avaliação Contínua

De acordo com o n. º2 do artigo 9º, Capítulo II do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (RAC), a unidade curricular de Estágio é obrigatoriamente de avaliação contínua. Nas disciplinas de avaliação contínua, os estudantes só poderão faltar a um máximo de 20% do total de aulas em cada disciplina (nº 9 do artigo 10º do RAC). O limite de faltas para o trabalho de terreno é de 5% do total de horas previstas e de 10% do total de horas previstas para os alunos abrangidos pelos estatutos de trabalhador estudante (lei 116/1997) e de apoio social a mães e pais estudantes (lei 90/2001).

A avaliação da unidade curricular de Estágio III será o resultado das seguintes ponderações:
50% - Trabalho de campo (integrará também o parecer do orientador de estágio, relativamente ao desempenho do estudante no estágio)
40% - Trabalho escrito (relatório de estágio), com apresentação/defesa oral final
10% - Assiduidade e participação ativa nas aulas (registo de presenças nos seminários)

Avaliação Final


Provas e Trabalhos Especiais


De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP. 

Avaliação Especial (TE, DA, ...)


De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP. 

Melhoria de Classificação Final/Distribuída


De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando os objetivos da unidade curricular definidos, as metodologias de ensino procuram privilegiar condições pedagógicas favorecedoras da articulação entre conhecimento teórico e sua operacionalização, corroborando o pressuposto de que a participação dos estudantes nos contextos de estágio é contratualizada na base do pressuposto que estes devem ser agentes ativos de investigação e ação. Neste sentido, os objetivos desta unidade curricular pressupõem uma abordagem problematizadora das sínteses teóricas produzidas pelas várias disciplinas que sustentam a gerontologia, dando especial relevo aos contributos da sociologia, demografia e política social que refletem sobre o impacto das atuais configurações demográfica e familiar na construção de medidas de política social locais e nacionais. Para este trabalho, torna-se fundamental a discussão orientada de textos científicos, bem como as dinâmicas grupais de discussão e partilha coletiva. Em paralelo, será igualmente crucial a construção de diagnósticos socio locais, elaborados com base no desenho de estudo na comunidade, cujas etapas serão acompanhadas em sala de aula, considerando a natureza teórico prática desta unidade curricular. O estímulo a uma atitude participativa e crítica contribuirá para a seleção conjunta de procedimentos de recolha de dados que garantam a produção de conhecimento gerontológico fiável e válido, assente em princípios éticos inerentes ao exercício profissional e à investigação com pessoas idosas. Os exercícios de treino de competências permitem reconhecer a importância da mediação e do estabelecimento de relações de cooperação com agentes e entidades da comunidade. Sempre que parecer pertinente poderão ser dinamizados alguns seminários de partilha de relatos, experiências ou projetos de intervenção comunitária apresentados por profissionais que trabalham no campo da gerontologia.