Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
OBJETIVOS:
1) Fornecer um conjunto de instrumentos de forma a capacitar os discentes para a promoção de sinergias entre prática interventiva de animação-sócio cultural e trabalho no terreno, na área da Gerontologia Social;
2) Valorizar o trabalho em rede e parceria no domínio gerontológico no que respeita à animação sócio-cultural;
3) Promover a aquisição de conhecimentos e competências do ponto de vista teórico que permitam:
*operacionalizar projetos de produção de práticas profissionais na área gerontológica, compreendendo em si a animação sócio-cultural (enquanto componente fundamental do processo de cidadania activa e qualidade de vida do idoso)
*valorizar as políticas sociais, culturais e educativas em geral, aplicando-as criativamente na área gerontológica.
Competências a adquirir na disciplina
a) Promover o envolvimento cívico do(a) idoso(a), por via da ligação afectivo-cognitiva ao objecto natural ou artístico, nomeadamente na conservação e preservação do património Natural ou Histórico;
b) Constituir uma área de saberes e competências decisivos para gerar o enriquecimento relacional e cultural dos contextos de vida dos(as) idosos(as), assim como ampliar as suas oportunidades de desenvolvimento e participação social.
c) Criar estruturas susceptíveis de gerar dinâmicas colectivas que suscitem a implicação da população mais idosa em actividades socialmente reconhecidas.
d) Abordar os sentidos, contextos e práticas em que se pode hoje falar de património de modo a desenvolver uma visão crítica das ideologias e das políticas patrimoniais.
e) Questionar a definição de património cultural e de obra de arte através da análise de estratégias de recepção de obras de arte contemporânea;
f) Ultrapassar a divisão, arbitrária e artificial, entre alta e baixa cultura.
Programa
1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS: PATRIMÓNIO
1.1. Condições históricas em que surge e se desenvolve a noção, progressivamente mais abrangente, de património. Os diversos tipos de património.
1.2. Patrimonialização: o processo de constituição do património cultural/natural
2. INTERPRETAR O PATRIMÓNIO
2.1. Períodos temporais, estilos e suas características. Contexto histórico e significado.
Ilustrações no campo da Arquitectura, Escultura ou Pintura.
2.2 Artes de fazer e de ser integradas no quotidiano.
3. CONCEITOS FUNDAMENTAIS: TURISMO
3.1. Turismo e Lazer: perspectiva histórica
3.2. Turismo na atualidade: tendências no Turismo Sénior.
4. TURISMO E PATRIMÓNIO: A FUNÇÃO FUNDAMENTAL DO ROTEIRO
4.1. Preparar uma Saída
4.2. A construção do roteiro
4.3. A recepção
Métodos de Ensino
Privilegia-se uma metodologia ativa que fomente a criatividade e a participação do(a) discente no desenvolvimento da prática pedagógica. Os dispositivos formativos visam a aquisição e mobilização de quadros conceptuais e metodológicos e a capacitação para a conceção e análise fundamentada de propostas concretas.
Modo de Avaliação
3
Avaliação Final
Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA que consistirá na realização de:
1.1 Trabalho Individual de conceção de um roteiro de turismo cultural para idosos (60%).
1.2 Apresentação oral do roteiro em sala de aula (40%);
2. EXAME FINAL: que consistirá na realização de um exame escrito individual
(ponderação de 100% da nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
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