Código: | GS2207 | Sigla: | E4 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 6 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 8 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 42,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Excel
Português
Em função do diagnóstico institucional elaborado, pretende-se que o estudante seja capaz de propor e introduzir mudanças organizacionais, com implicações diretas ou indiretas na gestão da organização ou na prestação de cuidados que suscitam uma melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas.
Espera-se que no final da UC o estudante seja capaz de:
(1) Utilizar saberes teóricos para o estudo das organizações e para a conceção de projetos de mudança organizacional.
(2) Envolver as pessoas mais velhas, família e cuidadores como membros da equipa de cuidados/apoio na tomada de decisões e planeamento de serviços.
(3) Conceber e implementar atividades, projetos ou serviços que introduzam mudanças positivas no funcionamento institucional e recoloquem a pessoa mais velha no centro da organização.
(4) Avaliar e aperfeiçoar continuadamente os dispositivos de ação implementados e o impacto das intervenções na melhoria dos funcionamentos institucionais e dos processos de envelhecimento dos indivíduos.
1. A construção de hipóteses teóricas acerca dos principais problemas relacionados com o funcionamento das instituições (ex: dificuldade em prestar cuidados personalizados e de qualidade; desinvestimento afetivo nas pessoas mais velhas e na construção de redes de relacionamento significativas; insuficiência de formação e de recursos humanos; dificuldades arquitetónicas e no plano das acessibilidades; desinvestimento na autonomia e na capacidade de decisão das pessoas mais velhas)
2. A definição de hipóteses operacionais conducentes à minimização dos problemas (ex: programas que favoreçam, entre outros domínios, a troca intergeracional, a elevação cultural e a aprendizagem ao longo da vida, a estimulação física, a saúde, a formação para os cuidadores, os cuidados pessoais dignificantes, a implicação dos idosos na gestão dos quotidianos institucionais; o trabalho em equipa multidisciplinar)
3. Fundamentação das propostas, metodologias, recursos e avaliação
Os conteúdos programáticos indicados são selecionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas, estando coerentes com os principais objetivos da UC.
Fonseca, A. M. ;Ageing in Place e Intervenção Psicológica no Domicílio, In V Congresso Ibero-Americano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde: I Congresso Promoção da Saúde e do Bem-Estar no Ensino Superior (p. 12). Universidade do Algarve., 2019 |
Fonseca, A. M. ;Aging in Place, Envelhecimento em Casa e na Comunidade em Portugal, Public Sciences & Policies, 6(2), 21¿39. , 2022. ISBN: doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2020.VVIN2/pp.21-39 |
Fonseca, A. M. ;Ageing in place. Envelhecimento em Casa e na Comunidade. Modelos e estratégias centrados na autonomia, participação social e promoção do bem-estar das pessoas idosas, . Fundação Calouste Gulbenkian/Faculdade de Educação e Psicologia¿Universidade Católica Portuguesa., 2021 |
Fonseca, A. M. ;Boas Práticas de Ageing in Place. Divulgar para valorizar: Guia de Boas Práticas em Portugal., Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Fundação Calouste Gulbenkian. , 2018 |
Gonçalves-Pereira, M. & Marques, M.J.;Programas de intervenção psicossocial validados na demência. Formação disponível em Portugal com interesse potencial para equipas., Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (Coordenador: Miguel Xavier), Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., Ministério da Saúde. Portugal., 2022. ISBN: doi: 10.34619/oir0-2pba |
Fernandez-Ballesteros, R;Gerontologia Social, Madrid: Ediciones Pirâmide, , 2004. ISBN: 978-84-368-1437-8 84-368-1437-1 |
Paúl, C., & Ribeiro, Ó. ;Manual de Gerontologia, Lidel, 2012. ISBN: 978-972-757-799-6 |
Serrano, G;Elaboração de projetos sociais, Porto Editora, 2008. ISBN: 978-972-0-34857-9 |
Fernández-Ballesteros, R.;Envejecimiento activo – contribuciones de la psicologia, Madrid: Ediciones Pirámide, 2009 |
Ribeiro, O. & Paúl, C.;Manual de Envelhecimento Activo, Lisboa: Lidel, 2011 |
O atendimento aos estudantes decorre no Gabinete 3, às 4ª feiras (14:00h-16:30h) e 5ª feiras (14:00h às 16:00h). A docente poderá ajustar o seu horário às necessidades dos trabalhadores-estudantes, devendo o atendimento ocorrer sob marcação prévia por email.
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes tenham oportunidade de observar e debater problemas inerentes à prática, traduzindo saberes teóricos em programas de ação, em permanente aperfeiçoamento. Deste modo, esta unidade curricular é composta por seminários de natureza teórico-prática, assentes em estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem ativa e a problematização das experiências observadas nos estágios. Para além da exposição de conteúdos com recurso a elementos convencionais e multimédia, serão utilizadas técnicas de brainstorming, promoção de debates, trabalhos de grupo sobre ações a planear e a desenvolver durante o estágio, assim como simulação/role-playing para treino de competências direcionadas para o enfrentamento de situações reais. A pesquisa e análise crítica de material escrito e/ou audiovisual (ex. artigos científicos, manuais de orientação, documentários) serão igualmente utilizadas nesta unidade curricular.
3
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 144 | |
Trabalho de campo/estágio | Estágio | 90 | 2024-06-30 |
Assiduidade e participação ativa nas aulas | Participação Presencial | 45 | 2024-05-31 |
Trabalho escrito individual (relatório de estágio) | Teste/Exame | 2024-05-31 | |
Total: | 279 |
De acordo com a alínea n.º2 do artigo 9º, Capítulo II do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (RAC), a unidade curricular de Estágio IV é obrigatoriamente de avaliação contínua.
Nas Unidades Curriculares de avaliação contínua, os estudantes só poderão faltar a um máximo de 20% do total de aulas em cada disciplina (nº 9 do artigo 10º do RAC). De acordo com o artigo nº 10 (alínea 11), o limite de faltas para o trabalho de terreno é de 5% do total de horas previstas e de 10% do total de horas previstas para os estudantes abrangidos pelos estatutos de trabalhador estudante (lei 116/1997) e de apoio social a mães e pais estudantes (lei 90/2001).De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.
As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade o aprofundamento dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos, numa abordagem expositiva, participativa e centrada na reflexão crítica, de forma a que os estudantes possam alcançar os objetivos de aprendizagem e competências estabelecidos nesta unidade curricular.