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Estágio IV


Código: GS2207    Sigla: E4

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 6 Despacho 6311/08 de 05 de Março 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 42,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Sónia Patrícia Vilar Martins   0,00
Seminário Totais 1 3,00
Sónia Patrícia Vilar Martins   3,00

Software

Excel

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Em função do diagnóstico institucional elaborado, pretende-se que o estudante seja capaz de propor e introduzir mudanças organizacionais, com implicações diretas ou indiretas na gestão da organização ou na prestação de cuidados que suscitam uma melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas.

 
Espera-se que no final da UC o estudante seja capaz de: 

(1) Utilizar saberes teóricos para o estudo das organizações e para a conceção de projetos de mudança organizacional. 

(2) Envolver as pessoas mais velhas, família e cuidadores como membros da equipa de cuidados/apoio na tomada de decisões e planeamento de serviços.

(3) Conceber e implementar atividades, projetos ou serviços que introduzam mudanças positivas no funcionamento institucional e recoloquem a pessoa mais velha no centro da organização.

(4) Avaliar e aperfeiçoar continuadamente os dispositivos de ação implementados e o impacto das intervenções na melhoria dos funcionamentos institucionais e dos processos de envelhecimento dos indivíduos.

Programa

1.  A construção de hipóteses teóricas acerca dos principais problemas relacionados com o funcionamento das instituições (ex: dificuldade em prestar cuidados personalizados e de qualidade; desinvestimento afetivo nas pessoas mais velhas e na construção de redes de relacionamento significativas; insuficiência de formação e de recursos humanos; dificuldades arquitetónicas e no plano das acessibilidades; desinvestimento na autonomia e na capacidade de decisão das pessoas mais velhas) 


2.  A definição de hipóteses operacionais conducentes à minimização dos problemas (ex: programas que favoreçam, entre outros domínios, a troca intergeracional, a elevação cultural e a aprendizagem ao longo da vida, a estimulação física, a saúde, a formação para os cuidadores, os cuidados pessoais dignificantes, a implicação dos idosos na gestão dos quotidianos institucionais; o trabalho em equipa multidisciplinar)


3.   Fundamentação das propostas, metodologias, recursos e avaliação


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos indicados são selecionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas, estando coerentes com os principais objetivos da UC.

Bibliografia Principal

Fonseca, A. M. ;Ageing in Place e Intervenção Psicológica no Domicílio, In V Congresso Ibero-Americano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde: I Congresso Promoção da Saúde e do Bem-Estar no Ensino Superior (p. 12). Universidade do Algarve., 2019
Fonseca, A. M. ;Aging in Place, Envelhecimento em Casa e na Comunidade em Portugal, Public Sciences & Policies, 6(2), 21¿39. , 2022. ISBN: doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2020.VVIN2/pp.21-39
Fonseca, A. M. ;Ageing in place. Envelhecimento em Casa e na Comunidade. Modelos e estratégias centrados na autonomia, participação social e promoção do bem-estar das pessoas idosas, . Fundação Calouste Gulbenkian/Faculdade de Educação e Psicologia¿Universidade Católica Portuguesa., 2021
Fonseca, A. M. ;Boas Práticas de Ageing in Place. Divulgar para valorizar: Guia de Boas Práticas em Portugal., Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Fundação Calouste Gulbenkian. , 2018
Gonçalves-Pereira, M. & Marques, M.J.;Programas de intervenção psicossocial validados na demência. Formação disponível em Portugal com interesse potencial para equipas., Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (Coordenador: Miguel Xavier), Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., Ministério da Saúde. Portugal., 2022. ISBN: doi: 10.34619/oir0-2pba
Fernandez-Ballesteros, R;Gerontologia Social, Madrid: Ediciones Pirâmide, , 2004. ISBN: 978-84-368-1437-8 84-368-1437-1
Paúl, C., & Ribeiro, Ó. ;Manual de Gerontologia, Lidel, 2012. ISBN: 978-972-757-799-6
Serrano, G;Elaboração de projetos sociais, Porto Editora, 2008. ISBN: 978-972-0-34857-9
Fernández-Ballesteros, R.;Envejecimiento activo – contribuciones de la psicologia, Madrid: Ediciones Pirámide, 2009
Ribeiro, O. & Paúl, C.;Manual de Envelhecimento Activo, Lisboa: Lidel, 2011

Observações Bibliográficas

O atendimento aos estudantes decorre no Gabinete 3, às 4ª feiras (14:00h-16:30h) e 5ª feiras (14:00h às 16:00h). A docente poderá ajustar o seu horário às necessidades dos trabalhadores-estudantes, devendo o atendimento ocorrer sob marcação prévia por email.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes tenham oportunidade de observar e debater problemas inerentes à prática, traduzindo saberes teóricos em programas de ação, em permanente aperfeiçoamento. Deste modo, esta unidade curricular é composta por seminários de natureza teórico-prática, assentes em estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem ativa e a problematização das experiências observadas nos estágios. Para além da exposição de conteúdos com recurso a elementos convencionais e multimédia, serão utilizadas técnicas de brainstorming, promoção de debates, trabalhos de grupo sobre ações a planear e a desenvolver durante o estágio, assim como simulação/role-playing para treino de competências direcionadas para o enfrentamento de situações reais. A pesquisa e análise crítica de material escrito e/ou audiovisual (ex. artigos científicos, manuais de orientação, documentários) serão igualmente utilizadas nesta unidade curricular. 


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  144
Trabalho de campo/estágio  Estágio  90 2024-06-30
Assiduidade e participação ativa nas aulas  Participação Presencial  45 2024-05-31
Trabalho escrito individual (relatório de estágio)  Teste/Exame  2024-05-31
  Total: 279

Avaliação Contínua

De acordo com a alínea n.º2 do artigo 9º, Capítulo II do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (RAC), a unidade curricular de Estágio IV é obrigatoriamente de avaliação contínua.

Nas Unidades Curriculares de avaliação contínua, os estudantes só poderão faltar a um máximo de 20% do total de aulas em cada disciplina (nº 9 do artigo 10º do RAC). De acordo com o artigo nº 10 (alínea 11), o limite de faltas para o trabalho de terreno é de 5% do total de horas previstas e de 10% do total de horas previstas para os estudantes abrangidos pelos estatutos de trabalhador estudante (lei 116/1997) e de apoio social a mães e pais estudantes (lei 90/2001).

A avaliação da unidade curricular de Estágio IV será o resultado das seguintes ponderações:
50% - Qualidade do trabalho de campo/estágio (integrará também o parecer do orientador de estágio, relativamente ao desempenho do estudante no estágio)
45% - Trabalho escrito individual (relatório de estágio), com apresentação oral individual, em contexto de aula
5% - Assiduidade e participação ativa nas aulas (registo de presenças nos seminários)

Avaliação Final


Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP. 

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP. 

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade o aprofundamento dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos, numa abordagem expositiva, participativa e centrada na reflexão crítica, de forma a que os estudantes possam alcançar os objetivos de aprendizagem e competências estabelecidos nesta unidade curricular.