Código: | GS3103 | Sigla: | IS1 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 10 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 3 ECTS |
Laboratoriais: | 24,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
Para esta disciplina pretende-se que o estudante adquira competências na compreensão do fenómeno do envelhecimento nas diversas correntes teóricas, na perspectiva do indivíduo, da família e das instituições, nomeadamente o papel do idoso na família e na sociedade e as variáveis que condicionam a relação idoso, família e cuidador. Pretende-se ainda dotar o estudante de competências específicas de intervenção com cuidadores formais e informais, no que diz respeito ao papel do gerontólogo social, nomeadamente competências para facilitar a comunicação entre o indivíduo, família e cuidador, competências para promover a autonomia do idoso proporcionando a adequada protecção e para promover mudanças familiares e institucionais para o aumento da qualidade de vida do doente / idoso. Para tal, no final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de: i) Analisar os fenómenos familiares e institucionais em torno do envelhecimento através de noções oriundas da Teoria Geral dos Sistemas, da Teoria da Cibernética. ii) Identificar dificuldades na interação humana, a partir dos axiomas da Pargmática da Comunicação Humana iii) Conhecer diferentes escolas de intervenção sistémica: transgeracional, estrutural, estartégica e pós-moderna. iv) Conhecer os desafios e dificuldades inerentes ao ciclo vital (final) familiar, nomeadamente a aceitação da morte. v) Conhecer diferentes estratégias de intervenção sistémicas: hipotetização, questões circulares e reflexivas, genograma. vi) Reconhecer diferentes problemáticas na relação entre cuidadores, formais, cuidaores informais e idoso.
1. Teoria Geral dos sistemas aplicada às instituições e ao funcionamento familiar
2. Teoria da Cibernética
3. Teorias da comunicação (escola de Palo Alto)
4. Da `realidade inventada¿ (Watzlawick) ao construccionismo social
5. As narrativas/sistema (Sluzki)
6. Postura co-laborativa de `não-saber¿ (Goolishian e Anderson)
7. Famílias e outras redes sociais
8. Condução de sessões com famílias e com grupos (hipótese sistémica, questionário circular, técnicas ativas e escultura, genogramas e transmissão multigeneracional, questionário reflexivo)
9. Intervenções transgeracionais, estruturais, estratégicas e narrativas
Os objetivos do componente curricular está em consonância com os objetivos da formação profissional da Gerontologia.
Marcelo Gallo;Crise de Paradigmas na Sociologia, 2006 |
Marilena Chaui;Convite a Filosofia, Atica, 2000 |
Sérgio Lessa;Abaixo a Família Monogâmica, Editora Luckaks, 2013 |
Motta, Maria Do Carmo.;Teoria sistêmica e família, pontos e contrapontos., XV Jornadas de Investigación y Cuarto Encuentro de Investigadores en Psicología del Mercosur. Facultad de Psicología - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2008 |
Tereza Cristina;O uso da abordagem sistêmica com Família, Tese de Doutorado em Serviço Social, 2008 |
Lauren Beltrão Gomes; Simone Dill Azeredo Bolze; Rovana Kinas Bueno; Maria Aparecida Crepaldi;As Origens do Pensamento Sistêmico: Das Partes para o Todo, Revista Pensando Famílias, 2014 |
Garcia, Carmen ;A Última Solidão , Avenida da Liberdade Editores, 2022. ISBN: 9789895383801 |
Maria Olívia Dias;UM OLHAR SOBRE A FAMÍLIA NA PERSPETIVA SISTÉMICA O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NO SISTEMA FAMILIAR, Revista Gestão e Desenvolvimento, 2011 |
Privilegia-se uma metodologia de ensino mista - expositivo, interrogativa e participativa. Contempla a necessária interiorização de conhecimentos pelos alunos, pressupondo uma atividade expositiva e orientadora por parte do professor, em articulação com atividaes que exigem a participação ativa dos alunos de modo a permitir o treino de competências
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 34 | |
Total: | 34 |
A avaliação para os alunos em regime de avaliação distribuída consistirá na realização de 01 trabalho final e da participação nas aulas com a realização de atividades e 01 teste individual escrito, sendo que cada componente tem uma ponderação de 50% da nota final.
Não se Aplica.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Em consonância com os objectivos da unidade curricular procurar-se-á conciliar metodologias de ensino de cariz expositivo com metodologias mais práticas e interactivas, por exemplo: análise, discussão e sínteses a partir de textos seleccionados; análise e debate de casos; exercícios de clarificação e debate, entre outros. De modo a incentivar o desenvolvimento da reflexão em torno das questões relacionadas com a intervenção sistémica serão desenvolvidas metodologias de participação ativa dos alunos através da preparação de temas-debates e a preparação da sua discussão.