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Intervenção Sistémica I


Código: GS3103    Sigla: IS1

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 10 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA3

Laboratoriais: 26,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Moisés Santos de Menezes   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Para esta disciplina pretende-se que o estudante adquira competências na compreensão do fenómeno do envelhecimento nas diversas correntes teóricas, na perspectiva do indivíduo, da família e das instituições, nomeadamente o papel do idoso na família e na sociedade e as variáveis que condicionam a relação idoso, família e cuidador. Pretende-se ainda dotar o estudante de competências específicas de intervenção com cuidadores formais e informais, no que diz respeito ao papel do gerontólogo social, nomeadamente competências para facilitar a comunicação entre o indivíduo, família e cuidador, competências para promover a autonomia do idoso proporcionando a adequada protecção e para promover mudanças familiares e institucionais para o aumento da qualidade de vida do doente / idoso. Para tal, no final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de: i) Analisar os fenómenos familiares e institucionais em torno do envelhecimento através de noções oriundas da Teoria Geral dos Sistemas, da Teoria da Cibernética. ii) Identificar dificuldades na interação humana, a partir dos axiomas da Pargmática da Comunicação Humana iii) Conhecer diferentes escolas de intervenção sistémica: transgeracional, estrutural, estartégica e pós-moderna. iv) Conhecer os desafios e dificuldades inerentes ao ciclo vital (final) familiar, nomeadamente a aceitação da morte. v) Conhecer diferentes estratégias de intervenção sistémicas: hipotetização, questões circulares e reflexivas, genograma. vi) Reconhecer diferentes problemáticas na relação entre cuidadores, formais, cuidaores informais e idoso.

Programa

1. Teoria Geral dos sistemas aplicada às instituições e ao funcionamento familiar
2. Teoria da Cibernética
3. Teorias da comunicação (escola de Palo Alto)
4. Da `realidade inventada¿ (Watzlawick) ao construccionismo social
5. As narrativas/sistema (Sluzki)
6. Postura co-laborativa de `não-saber¿ (Goolishian e Anderson)
7. Famílias e outras redes sociais
8. Condução de sessões com famílias e com grupos (hipótese sistémica, questionário circular, técnicas ativas e escultura, genogramas e transmissão multigeneracional, questionário reflexivo)
9. Intervenções transgeracionais, estruturais, estratégicas e narrativas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os objetivos do componente curricular está em consonância com os objetivos da formação profissional da Gerontologia.

Bibliografia Principal

Marcelo Gallo;Crise de Paradigmas na Sociologia, 2006
Marilena Chaui;Convite a Filosofia, Atica, 2000
Sérgio Lessa;Abaixo a Família Monogâmica, Editora Luckaks, 2013
Motta, Maria Do Carmo.;Teoria sistêmica e família, pontos e contrapontos., XV Jornadas de Investigación y Cuarto Encuentro de Investigadores en Psicología del Mercosur. Facultad de Psicología - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2008
Tereza Cristina;O uso da abordagem sistêmica com Família, Tese de Doutorado em Serviço Social, 2008
Lauren Beltrão Gomes; Simone Dill Azeredo Bolze; Rovana Kinas Bueno; Maria Aparecida Crepaldi;As Origens do Pensamento Sistêmico: Das Partes para o Todo, Revista Pensando Famílias, 2014
Garcia, Carmen ;A Última Solidão , Avenida da Liberdade Editores, 2022. ISBN: 9789895383801

Bibliografia Complementar

Maria Olívia Dias;UM OLHAR SOBRE A FAMÍLIA NA PERSPETIVA SISTÉMICA O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NO SISTEMA FAMILIAR, Revista Gestão e Desenvolvimento, 2011

Métodos de Ensino

Privilegia-se uma metodologia de ensino mista - expositivo, interrogativa e participativa. Contempla a necessária interiorização de conhecimentos pelos alunos, pressupondo uma atividade expositiva e orientadora por parte do professor, em articulação com atividaes que exigem a participação ativa dos alunos de modo a permitir o treino de competências


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  34
  Total: 34

Avaliação Contínua

Não aplicável.

Avaliação Final

A avaliação para os alunos em regime de avaliação distribuída consistirá na realização de 01 trabalho final e da participação nas aulas com a realização de atividades e 01 teste individual escrito, sendo que cada componente tem uma ponderação de 50% da nota final.

 
40 % - Realização de um trabalho escrito (individual) e apresentação na aula: construção de um pré-projeto de intervenção centrado nas narrativas de vida de idosos; (30% da nota equivale a parte escrita do pré-projeto e 10% a apresentação oral em contexto de sala de aula);

10% - Participação nas aulas: adesão e empenho nos exercícios propostos ao longo das aulas;

50% - Realização de uma prova escrita. 

 Exame final.

Caso o/a aluno/a opte por fazer a avaliação em época de recurso, ou não obtenha a aprovação à UC, será submetido a uma prova de avaliação de conhecimentos que versará sobre todos os conteúdos lecionados. Quem optar por exame final não será submetido a controlo de faltas.

Provas e Trabalhos Especiais

Não se Aplica. 

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Em consonância com os objectivos da unidade curricular procurar-se-á conciliar metodologias de ensino de cariz expositivo com metodologias mais práticas e interactivas, por exemplo: análise, discussão e sínteses a partir de textos seleccionados; análise e debate de casos; exercícios de clarificação e debate, entre outros. De modo a incentivar o desenvolvimento da reflexão em torno das questões relacionadas com a intervenção sistémica serão desenvolvidas metodologias de participação ativa dos alunos através da preparação de temas-debates e a preparação da sua discussão.