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Avaliação de Residencias, Programas e Serviços III


Código: GS3201    Sigla: ARPS3

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 10 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA3

Laboratoriais: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Sara Sofia Abreu Ferreira Alves   2,00

Software

Excel

SPSS

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta UC, na continuidade das anteriores pretende transmitir os conhecimentos teóricos/práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços, residenciais ou não, e proporcionar ao pessoal dirigente e não dirigente conhecimentos rigorosos para melhorar o nível de eficácia das práticas. Para além dos objectivos genéricos deste conjunto de Unidades Curriculares pretende-se que os alunos consolidem os seus conhecimentos, desenvolvam competências teórico práticas que lhes permitam não apenas participar nos processos de avaliação de qualidade de equipamentos e serviços para idosos, mas serem eles próprios agentes promotores desses processos. Para além dos conhecimentos processuais sólidos dos diferentes modelos de avaliação de qualidade, interessa que os alunos estejam em condições de perceber os pontos fracos e fortes das dinâmicas organizacionais, e de elaborar planos de melhoria

Programa

Análise da satisfação 1.1. Dimensões: 1.1.1. relações com o pessoal que trabalha na instituição; 1.1.2. características físicas e arquitectónicas da residência; 1.1.3. modelo organizativo; 1.1.4. relações com os outros residentes; 1.1.5. residência no seu conjunto; 1.1.6. no caso de ter família, relacionamento que é mantida. 1.1.7. no caso de ter amigos, relações que consegue manter. 1.2. Técnicas de recolha de informação (escala, entrevista). 2. Inquérito individual aos idosos 2.1. Dimensões de análise: 2.1.1. capacidades funcionais 2.1.2. actividades pessoais 2.1.3. integração na comunidade 2.1.4. saúde 3. Tratamento da informação recolhida 3.1. Tratamento estatístico no SPSS 3.2. Elaboração de relatório final de avaliação 3.2.1. Avaliação das variáveis ambientais que, favorecem ou limitam o envelhecimento bem sucedido 3.2.2. Planeamento de melhorias a introduzir na(s) instituição(ções) 3.2.3. Comparação com outras instituições.(benchmarking)

Bibliografia Principal

Ballesteros, R. Fernandez et alii;Sistema de Evaluacion de Residenciais de Ancianos, SERA, , minist+eri de trabajo e assuntos sociales , 1997
ISS;manuais de Qualidade -Estruturas residenciais para idosos de, ISS, 2010
Ballesteros, R. Fernandez; Gerontologia Social, , Ediciones Pirámide,Madrid, 200
CID-ISS;“ Manual de Boas Práticas- Um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas”, ISS-Lisboa , 2010

Métodos de Ensino

O ensino é de índole teórico prático, sendo a apresentação do docente acompanhada por exemplos relevantes para a compreensão dos pressupostos teóricos subjacentes à elaboração dos modelos e á pertinência da sua aplicação.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Trabalhos de grupo com apresentação oral individual  Trabalho laboratorial ou de campo 
  Total: 30

Avaliação Contínua

A avaliação de conhecimento dos alunos é Distribuída. Os alunos para obterem classificação positiva na avaliação distribuída terão de ser avaliados em dois momentos. Um primeiro, de avaliação individual, e um segundo momento com base num trabalho de grupo de aplicação de um dos instrumentos de avaliação da qualidade de residências ou serviços a idosos

Avaliação Final

Nos termos do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Nos termos do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Nos termos do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.