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Avaliação de Residencias, Programas e Serviços III


Código: GS3201    Sigla: ARPS3

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 9 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA3

Laboratoriais: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Sónia Patrícia Vilar Martins   2,00

Software

SPSS

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta unidade curricular, na continuidade das anteriores pretende transmitir os conhecimentos teórico-práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços, residenciais ou não, e proporcionar ao pessoal dirigente e não dirigente conhecimentos rigorosos para melhorar o nível de eficácia das práticas.

 
Adicionalmente aos objetivos genéricos deste conjunto de unidades curriculares, pretende-se que os estudantes consolidem os seus conhecimentos, desenvolvam competências teórico-práticas que lhes permitam não apenas participar nos processos de avaliação de qualidade de equipamentos e serviços para as pessoas mais velhas, mas serem eles próprios agentes promotores desses processos.

Para além dos conhecimentos processuais sólidos dos diferentes modelos de avaliação de qualidade, interessa que os estudantes estejam em condições de perceber os pontos fracos e fortes das dinâmicas organizacionais, e de elaborar planos de melhoria.

Programa

1. Análise da satisfação

1.1. Dimensões: 1.1.1. relações com o pessoal que trabalha na instituição; 1.1.2. características físicas e arquitetónicas da residência; 1.1.3. modelo organizativo; 1.1.4. relações com os outros residentes; 1.1.5. residência no seu conjunto; 1.1.6. no caso de ter família, relacionamento que é mantida. 1.1.7. no caso de ter amigos, relações que consegue manter.
1.2. Técnicas de recolha de informação (escala, entrevista).

2. Inquérito individual aos idosos
2.1. Dimensões de análise: 2.1.1. capacidades funcionais 2.1.2. atividades pessoais 2.1.3. integração na comunidade 2.1.4. saúde

3. Tratamento da informação recolhida
3.1. Tratamento estatístico no SPSS
3.2. Elaboração de relatório final de avaliação: 3.2.1. Avaliação das variáveis ambientais que, favorecem ou limitam o envelhecimento bem-sucedido 3.2.2. Planeamento de melhorias a introduzir na(s) instituição(ções) 3.2.3. Comparação com outras instituições(benchmarking)

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos desta unidade curricular foram definidos de forma a promover a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências nos(as) estudantes, no que concerne a ferramentas, técnicas e construtos fundamentais para medir a qualidade da oferta de serviços, residenciais ou não, e proporcionar ao pessoal dirigente e não dirigente conhecimentos rigorosos para melhorar o nível de eficácia das práticas. 

Bibliografia Principal

Paulos, C. ;Gestão de Instituições para Idosos: Qualidade, Humanidade e Eficiência em Cuidados Geriátricos, Dashofer Holding Ltd, 2010
Fernández-Ballesteros R.;Sistema de evaluación de residencias de ancianos. Ministerio de trabajo y asuntos sociales. , Madrid: Gráficas Arias Montano., 1997
Andrade A (coord.);Programa Qualidade do Ministério da Segurança Social e do Trabalho: Um Modelo Integrado de Aplicação da CAF, Lisboa: Secretaria-Geral do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, 2004
Instituto da Segurança Social ;Manual de Avaliação da Qualidade. Estrutura Residencial para Idosos. , Lisboa: Instituto da Segurança Social., 2007
Instituto da Segurança Social ;Manual de Processos-Chave. Estrutura Residencial para Idosos. , Lisboa: Instituto da Segurança Social, 2007
Instituto da Segurança Social;Questionário de avaliação da satisfação. Estrutura Residencial para Idosos. , Lisboa: Instituto da Segurança Social, 2007
Grupo de Coordenação do Plano de Auditoria Social CID Crianças, Idosos e Deficientes ¿ Cidadania, Instituições e Direitos;Manual de Boas Práticas ¿ um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas, , Lisboa: Instituto da Segurança Social, 2005
Pereira A, Patrício T;SPSS: Guia prático de utilização. Análise de dados para ciências sociais e psicologia (8º edição), Edições Sílabo, 2008. ISBN: 9789726187363
Pestana MH, Gageiro JN;Análise de dados para ciências sociais: A complementaridade do SPSS (6ª ed.), Lisboa: Edições Sílabo, 2014. ISBN: 978-972-618-775-2

Observações Bibliográficas


The lecturer will meet with students in Office 3 on Wednesdays (14:00-16:30) and Thursdays (14:00-16:00). The lecturer can adjust her timetable to meet the needs of student workers, and appointments must be made in advance by email.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular teórico-prática, será feito uma articulação entre diversas metodologias de ensino, nomeadamente das de tipo expositivo, através da apresentação teórica dos conteúdos relativos à avaliação da qualidade de serviços, residenciais ou não, para pessoas mais velhas, com enfoque na avaliação da satisfação. Serão tidas ainda em conta metodologias participativas (brainstorming, promoção de debate), colaborativas (trabalhos/exercícios em grupo), de resolução de problemas (análise de casos, resolução de exercícios) e de pesquisa (análise crítica de material escrito e/ou audiovisual).


Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  32
10% Participação ativa nas aulas  Participação Presencial  2024-05-31
20% Apresentação oral individual do trabalho  Trabalho laboratorial ou de campo  2024-05-31
70% - Aplicação de instrumentos de avaliação da qualidade de residências (idealmente no local de estágio) para pessoas mais velhas; tratamento/análise dos resultados (programa SPSS) e definição de propostas de melhoria a introduzir na instituição  Trabalho laboratorial ou de campo  2024-05-31
  Total: 32

Avaliação Final

Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

 
1. Avaliação distribuída:
  • Participação ativa nas aulas (10%)
  • Realização de um trabalho escrito individual [aplicação de instrumentos de avaliação da qualidade de residências/serviços (local de estágio) para pessoas mais velhas (utentes e colaboradores), com posterior tratamento e análise dos resultados (com recurso ao SPSS) e definição de propostas de melhoria a introduzir na instituição, em concordância com os resultados obtidos] (70%)
  • Apresentação oral individual do trabalho (20%) 
3. Exame final (100%) 

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP. 

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP. 

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino propostas visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. A utilização do software estatístico SPSS, numa vertente expositiva/demonstrativa, permitirá ao estudante adquirir competências ao nível do tratamento e análise estatística de dados com recurso a este software.