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Animação Sócio-Cultural VI: Projecto Integrado...


Código: GS3202    Sigla: ASC6

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 10 Despacho 6311/08 de 05 de Março 7 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA3

Laboratoriais: 37,50
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,50
Sara Sofia Abreu Ferreira Alves   2,50

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Entender que a animação e a mediação sociocultural fornecem uma pluralidade de instrumentos e métodos com potencial para gerar e alimentar, na velhice, o desejo de continuar a aprender, de manter uma relação de familiaridade com o «mundo dos vivos» e de se envolver em projectos socialmente úteis.
2. Compreender que, para atingir estes objectivos, um projecto de animação sócio-cultural tem que apoiar-se num diagnóstico, teoricamente sustentado, da condição social, cultural e psíquica dos indivíduos que pretende envolver.
3. Compreender que, para atingir estes objectivos, um projecto de animação sócio-cultural tem que ser dirigido aos vários tipos de vulnerabilidade (económica, relacional, cultural e simbólica) que afectam o processo de envelhecimento, romper com as soluções estereotipadas em uso nas instituições, ser ambicioso e desafiador.

Programa

Organizar um programa integral de animação sociocultural tendo em conta os objectivos da animação e as várias dimensões (económica, simbólica, social e política) de exclusão social no envelhecimento;
1. A animação e a mediação sociocultural: génese e objecto.
2. Metodologias da Animação e da mediação sociocultural
2.1 Metodologia de projecto: da análise de uma situação social à acção
2.1.1 A construção de projectos de animação sócio cultural
2.1.1.1. O estudo e diagnóstico da situação social
2.1.1.2. A planificação do plano de acção
2.1.1.3. A execução do plano de acção
2.1.1.4. O plano de avaliação

Bibliografia Principal

Capul, Maurice & Lemay, Michel ;Da Educação à Intervenção Social, Porto: Porto Editora, 2003
Cembranos, Fernando et al. ;La Animación Sociocultural: Una Propuesta Metodológica, Madrid: Editorial Popular, 2001
Gaulejac, V., Bonetti, M., Fraisse, J. ;L¿ingénierie sociale, Paris: Syros, 1995
Guerra, I. ;Fundamentos e Processos de uma Sociologia da Acção, Lisboa: Principia, 2000
Oliveira, Ana et al. ;A Mediação Sociocultural: Um Puzzle em Construção, Lisboa: ACIME, 2005
Pérez, Victor J. V.;Fuentes de la Animación Sociocultural en Europa, Madrid: Editorial Popular, 1993
Trilla, Jaume ;Animação Sociocultural, Lisboa: Instituto Piaget, 2004
Serrano, Gloria Pérez ;Elaboração de Projectos Sociais. Casos Práticos, Porto: Porto Editora, 2014

Métodos de Ensino

Ensino Teórico (T): Apresentação e discussão dos conteúdos programáticos
Ensino Prático (P): Aplicação dos conhecimentos adquiridos na elaboração do projecto, mobilizando o mais possível as observações realizadas em contextos reais, designadamente os em que se desenvolveram os estágios e incentivando a investigação dos saberes e materiais didácticos e outros indispensáveis para a sua elaboração e implementação. Recurso à prática simulada e à utilização de meios audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  37,5
Elaborar um projeto de animação sociocultural  Trabalho laboratorial ou de campo  2022-06-07
Apresentação oral dos projetos elaborados na data do exame  Teste/Exame 
  Total: 37,5

Avaliação Contínua

10% para participação, interesse e desempenho em aula

Avaliação Final

Trabalho final = 90% distribuídos em: 

- 90% trabalho escrito. Data de entrega: 7 de junho de 2022
- 10% apresentações orais: 14 de junho (150 minutos)

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Conforme o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Conforme o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular