• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS3203
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Intervenção Sistémica II


Código: GS3203    Sigla: IS2

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Página Web:https://1drv.ms/f/s!Ajm0ypx3E2i8guM5uxJBLPc5vGSq6A
Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 10 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA3

Laboratoriais: 24,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Marcelo Gallo   0,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Proporcionar-se-á um debate contínuo de projectos e situações nas áreas de intervenção em que são executados os estágios por forma a perceber pela prática as características sistémicas dos grupos e famílias e a forma como se pode tirar partido das suas regras para intervenções mais eficazes e gratificadoras nas situações de reconhecida e continuada resistência à mudança.


Programa

Ciclo vital da família. Tipologias familiares: famílias nucleares, monoparentais, reconstituídas, etc. Estrutura familiar: hierarquias, limites, alianças e coligações. A entrevista vs a entrevista familiar: como intervir no sistema.

Bibliografia Principal

João Gualberto Teixeira de Carvalho Filho e Wilson Camilo Chaves ;A ACEPÇÃO DE FAMÍLIA NA TEORIA PSICANALÍTICA: SIGMUND FREUD, MELAINE KLEIN E JACQUES LACAN (texto encaminhado por e-mail as/aos alunas/os)
Maria Luzia Miranda Álvares;Beauvoir, o patriarcado e os mitos nas relações de poder entre homens e mulheres
Mirla Sisne;Feminismo e marxismo: apontamentos teórico-políticos para o enfrentamento das desigualdades sociais
Nuno Carneiro e Tereza Teixeira;GOZAR OS GÉNEROS: PARA UMA ESCUTA QUEER DE NÃO-BINARISMOS DE GÉNERO
Annamaria Campinani;Intervenção com Famílias numa ótica Sistêmica, Pactor Edição de Ciências Sociais. ISBN: 9789896930479
Percepções de idosos e familiares acerca do envelhecimento, Revista Brasileira de Gerontologia (Rev. bras. geriatr. gerontol. vol.22 no.1 Rio de Janeiro 2019 Epub June 10, 2019 http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562019022.180157 )
Maria Clara P. de Paula Couto;Terapia familiar sistêmica e idosos: contribuições e desafios, Revista de Psicologia Clinia, 2018
Filipa Daniela Correia Marques;Famílias Envelhecidas Percursos e diversidade, Universidade de Aveiro (Tese de doutorado apresentada para obtenção do título de Doutor em Gerontologia)

Métodos de Ensino

Exposição de temas a partir das dificuldades encontradas no ambito do estágio. Discussão e reflexão em grupo das problemáticas da 3ªidade segundo uma abordagem sistémica. Apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos: genogramas e mapas sociais. Visionamento de filmes e discussão de textos relacionados com as problemáticas inerentes às transformações individuais e familiares na 3ª idade.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

Segundo o que esta disposto no artigo 11º do Regulamento das Avaliações das Licenciaturas, no parágrafo primeiro diz que a avaliação distribuída implica a realização de uma prova escrita e individual, a realizar na mesma data que o exame final e, pelo menos, maus uma prova individual ou coletiva, oral ou escrita.

Parágrafo 7 - Os estudantes inscritos em avaliação distribuída terão de assistir a 75% do número total de aulas, exceto os estudantes abrangidos pelos regulamentos especiais, nomeadamente a lei 116/1997 e a lei 90/2001.
Parágrafo 8 - Os estudantes abrangidos pelos estatutos de trabalhador estudante (lei 116/1997) e de apoio social a mães e pais estudantes (lei 90/2001) poderão combinar um plano de acompanhamento com os docentes, de forma a poderem cumprir os requisitos de aprendizagem e aplicação prática, sem os quais não poderão ser avaliados.

Avaliação Final

Segundo Artigo 12º 

Parágrafo 1 - a avaliação final consiste na prestação de um prova escrita sobre toda matéria lecionada na disciplina.

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Repetição da prova de conhecimentos.