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Teoria Social Aplicada à Análise da Pobreza e Exclusão Social


Código: M2301   

Ocorrência: 2018/19 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 20 Despacho nº 21276/2009, de 21 de Setembro 5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teóricas: 30,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Idalina Maria Morais Machado   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Fornecer conhecimentos que permitam aprofundar a interpretação da pobreza e desqualificação social como fenómeno social e cultural complexo e diversificado.

2. Contribuir para a construção de uma síntese teórica que potencie a construção de hipóteses teóricas a respeito dos mecanismos sociais, culturais e psicológicos que participam na produção da pobreza e exclusão social e fundamente a construção de hipóteses operacionais susceptíveis de orientar a intervenção social neste campo.

Programa

1. Pobreza/exclusão social: abordagem histórica

2. Tradições de abordagem da pobreza: potencialidades e limites

2.1.Tradição Socioeconómica: pobreza absoluta e pobreza relativa
2.2. Tradição Culturalista
2.3. Tipologia de modalidades de pobreza ¿ integrada, marginal, desqualificante

3. Dimensões da exclusão social
3.1. Exclusão no plano económico, relacional/social e simbólico
3.2. O processo de desinserção social

4. Fatores, categorias e modos de vida da pobreza.
4.1. Principais fatores socioeconómicos explicativos da (re)produção da pobreza em Portugal.
4.2. Principais categorias sociais vulneráveis à pobreza em Portugal.
4.3. As respostas culturais e identitárias à privação:
4.3.1. O conceito de modo de vida e a pluralidade de modos de vida da pobreza
4.3.2. Estratégias identitárias mobilizáveis para enfrentar a experiência da desqualificação social: os frágeis, os assistidos e os marginais

5. Pobreza e território: a inscrição das desigualdades sociais no espaço e a produção de contextos de socialização geradores de vulnerabilidade cultural, relacional e simbólica

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC


Bibliografia Principal

Almeida, J.F. et al.;Exclusão social: factores e tipos de pobreza em Portugal. , Oeiras: Celta Editora., 1992
Bourdieu, P. ;La Misère du Monde, Paris: Seuil, 1993
Capucha, L. ;Desafios da Pobreza, Oeiras: Celta Editora, 2005
Fernandes, A. T.;Formas e mecanismos de exclusão social. , Sociologia ¿ Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1, 9-66., 1991
Gaulejac V. & Taboada-Leonetti, I.;La lutte des places, Paris: ÉPI, 1994
Guerra, P. ;Da exclusão social à inclusão social: eixos de uma mudança paradigmática, Revista Angolana de Sociologia, 10, 91-110, 2012
Paugam, S. ;Le salariéde la précarité. Les nouveiles formes de l¿intégration professionnelle., Paris: PUF, 2000
Paugam, S. ;A Desqualificação Social, Porto : Porto Editora, 2003
Paugam, S. ;Les formes élémentaires de la pauvreté, Paris: PUF, 2005
Queiroz, M. C. & Gros, M. C. ;Das condições sociais de exclusão às condições da solidariedade, Cadernos De Ciências Sociais, 15, 5-40., 1996
Queiroz, M. C. & Gros, M. C. ;O rendimento social de inserção num contexto económico que não cessa de produzir excedentários: contributo da Associação Qualificar para Incluir para potenciar esta medida., Investigação em Trabalho Social, 1, 27-94., 2012
Silva, M. C. F. ;Será possível uma sociedade sem exclusão social? Que sociedade?, Actas do Forum Encontro Internacional Paulo Freire. Porto., 2005
Wacquant, L.;A estigmatização territorial na idade da marginalidade avançada. , Sociologia ¿ Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 16, 27-39., 2006

Métodos de Ensino

Aulas expositivas + aulas de discussão sobre textos/filmes/dados estatísticos


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  38
  Total: 38

Avaliação Contínua

Os alunos podem optar por:

A) Avaliação distribuída composta por 2 Exercícios individuais:

a) 1 exercício de reflexão crítica na base de textos de apoio e questões previamente fornecidas pela docente (50%). O trabalho deve ser entregue em papel, impresso em frente e verso. A data de entrega será o dia previsto para o exame da época normal, ainda a definir.

b) 1 relatório temático sobre a vulnerabilidade à pobreza e exclusão social de crianças e jovens (50%). O trabalho deve ser entregue em papel, impresso em frente e verso. A data de entrega é dia 5 de Janeiro de 2019.

OU

B) Exame final
Exame escrito.

Avaliação Final

Avaliação distribuída
Exercício de reflexão: 50%
Relatório temático: 50%

Exame final
Exame individual:100%

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com as normas do RAC.