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Teoria social aplicada à análise dos problemas da socialização primári


Código: M2302   

Ocorrência: 2018/19 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 20 Despacho nº 21276/2009, de 21 de Setembro 5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teóricas: 34,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Jacqueline Ferreira Marques   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1) Refletir sobre os contributos teóricos da psicologia e da sociologia para apreender a socialização e a construção da identidade como processo dinâmico e produto da interacção dialéctica entre fenómenos macroestruturais e contextos da vida quotidiana; processo atravessado por conflitos e contradições que podem inviabilizar a aprendizagem dos valores e padrões normativos dominantes. 2) Proporcionar instrumentos teóricos para problematizar os impactos das transformações das instituições (familiares, educativas, económicas, políticas) e do enfraquecimento do laço social na construção da realidade social subjectiva de crianças e jovens. 3) Adquirir instrumentos teoricamente construídos de observação de contextos de socialização primária, em especial dos que comportam rupturas susceptíveis de comprometer a aquisição de disposições adequadas a uma transição para a vida adulta, em moldes compatíveis com as exigências da inclusão social.

Programa

1. Contributos da psicologia para a análise da socialização: psicanálise; teoria do desenvolvimento cognitivo; a identidade como processo de superação de uma sucessão de conflitos 2. Contributos da sociologia para a análise dos processos de socialização: abordagem culturalista da socialização; abordagem funcionalista da socialização; Bourdieu e as condições sociais de produção do habitus; Mead e a construção de si na relação com os outros; socialização primária, secundária e ressocialização em Berger e Luckmann 3. Transformações das estruturas familiares e transformações do papel socializador da família: inconsistências e fragilidades da família nuclear na actualidade 3.1 Deriva da relação educativa na família e suas consequências no self 4. Multiplicação de agentes de socialização ¿ rupturas e continuidades 5. Socializações primárias marcadas pela privação relacional, cultural e simbólica: consequências no plano do desenvolvimento moral; no plano cognitivo e linguístico; no plano emocional

Bibliografia Principal

Dubar, C., La socialisation, Paris, A. Colin, 1991
Singly, F., Sociologie de la famille contemporaine, Paris, Armand Colin, 2007
Rimbaud, M.C., Les enfants des exclus, Paris, Stock, 1974.
Bourdieu, P. Meditações pascalianas, Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2001.
Anatrella, T., ;Liberdade destruída, S. João de Estoril, Principia, 2003
Brazelton, T. B., Greenspan, S. I.;A Criança e o seu mundo. Requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem. , Lisboa, Editorial Presença, 2002
Merton, R.K., ;Sociologia. Teoria e estrutura , São Paulo, Editora Mestre Jou, 1968
Erikson, E., ;Identidade, Juventude e Crise, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1972
Berger, P. & Luckmann, T.;A Construção Social da Realidade, Lisboa, Dinalivros, 2004
Marques, Elsa; Queiroz, M. Cidália;A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão, Porto, Edições Afrontamento, 2014
Lipovetsky, Gilles & Serroy, Jean;A Cultura-Mundo. Resposta a uma sociedade desorientada, Lisboa, Edições 70, 2010

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem comporta a exposição teórica pelo docente e exposição de leituras de textos pelos alunos, debate dos temas apresentados, numa perspectiva de desconstrução dos conceitos e teorias abordadas. Toma a leitura, fora da aula, dos textos seleccionados como mais estruturantes como componente fundamental da aprendizagem, uma vez que esta assegura uma participação mais consistente dos alunos, das suas dúvidas e dificuldades, assim como permite fazer da aula um momento de estudo produtivo. O ensino assenta ainda na exposição pelo docente de protocolos de observação de contextos de socialização, ilustrando a tradução dos conceitos em indicadores ajustados à verificação da teoria.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

A avaliação comporta a presença obrigatória na aula e baseia-se na apresentação de textos em grupo (3 elementos) e na realização de uma síntese teórica escrita (individual) relativa aos conteúdos programáticos.

Avaliação Final

A apresentação oral das leituras tem um peso de 40% e a o trabalho escrito 60%.