Código: | M2302 |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MISIJR | 20 | Despacho nº 21276/2009, de 21 de Setembro | 1º | 5 ECTS | 0 | 0 |
Teóricas: | 34,00 |
Docência - Horas
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Português
1) Refletir sobre os contributos teóricos da psicologia e da sociologia para apreender a socialização e a construção da identidade como processo dinâmico e produto da interacção dialéctica entre fenómenos macroestruturais e contextos da vida quotidiana; processo atravessado por conflitos e contradições que podem inviabilizar a aprendizagem dos valores e padrões normativos dominantes. 2) Proporcionar instrumentos teóricos para problematizar os impactos das transformações das instituições (familiares, educativas, económicas, políticas) e do enfraquecimento do laço social na construção da realidade social subjectiva de crianças e jovens. 3) Adquirir instrumentos teoricamente construídos de observação de contextos de socialização primária, em especial dos que comportam rupturas susceptíveis de comprometer a aquisição de disposições adequadas a uma transição para a vida adulta, em moldes compatíveis com as exigências da inclusão social.
1. Contributos da psicologia para a análise da socialização: psicanálise; teoria do desenvolvimento cognitivo; a identidade como processo de superação de uma sucessão de conflitos 2. Contributos da sociologia para a análise dos processos de socialização: abordagem culturalista da socialização; abordagem funcionalista da socialização; Bourdieu e as condições sociais de produção do habitus; Mead e a construção de si na relação com os outros; socialização primária, secundária e ressocialização em Berger e Luckmann 3. Transformações das estruturas familiares e transformações do papel socializador da família: inconsistências e fragilidades da família nuclear na actualidade 3.1 Deriva da relação educativa na família e suas consequências no self 4. Multiplicação de agentes de socialização ¿ rupturas e continuidades 5. Socializações primárias marcadas pela privação relacional, cultural e simbólica: consequências no plano do desenvolvimento moral; no plano cognitivo e linguístico; no plano emocional
Dubar, C., La socialisation, Paris, A. Colin, 1991 |
Singly, F., Sociologie de la famille contemporaine, Paris, Armand Colin, 2007 |
Rimbaud, M.C., Les enfants des exclus, Paris, Stock, 1974. |
Bourdieu, P. Meditações pascalianas, Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2001. |
Anatrella, T., ;Liberdade destruída, S. João de Estoril, Principia, 2003 |
Brazelton, T. B., Greenspan, S. I.;A Criança e o seu mundo. Requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem. , Lisboa, Editorial Presença, 2002 |
Merton, R.K., ;Sociologia. Teoria e estrutura , São Paulo, Editora Mestre Jou, 1968 |
Erikson, E., ;Identidade, Juventude e Crise, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1972 |
Berger, P. & Luckmann, T.;A Construção Social da Realidade, Lisboa, Dinalivros, 2004 |
Marques, Elsa; Queiroz, M. Cidália;A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão, Porto, Edições Afrontamento, 2014 |
Lipovetsky, Gilles & Serroy, Jean;A Cultura-Mundo. Resposta a uma sociedade desorientada, Lisboa, Edições 70, 2010 |
O processo de ensino/aprendizagem comporta a exposição teórica pelo docente e exposição de leituras de textos pelos alunos, debate dos temas apresentados, numa perspectiva de desconstrução dos conceitos e teorias abordadas. Toma a leitura, fora da aula, dos textos seleccionados como mais estruturantes como componente fundamental da aprendizagem, uma vez que esta assegura uma participação mais consistente dos alunos, das suas dúvidas e dificuldades, assim como permite fazer da aula um momento de estudo produtivo. O ensino assenta ainda na exposição pelo docente de protocolos de observação de contextos de socialização, ilustrando a tradução dos conceitos em indicadores ajustados à verificação da teoria.
Avaliação apenas com exame final
A avaliação comporta a presença obrigatória na aula e baseia-se na apresentação de textos em grupo (3 elementos) e na realização de uma síntese teórica escrita (individual) relativa aos conteúdos programáticos.
A apresentação oral das leituras tem um peso de 40% e a o trabalho escrito 60%.