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Teoria Social Aplicada à Análise da Desqualificação Escolar


Código: M2303   

Ocorrência: 2018/19 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 20 Despacho nº 21276/2009, de 21 de Setembro 5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teóricas: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Sara Cristina Dias Melo   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1.1 Objectivo geral Constitui objectivo central desta unidade curricular promover o conhecimento sociológico dos contextos e dos processos educativos em curso nas sociedades contemporâneas, com destaque para a educação em contextos escolares que se traduzem na desqualificação de crianças, jovens e adolescentes. 

1.2 Objectivos específicos: 
1.2.1 Fornecer instrumentos de análise da evolução do sistema de ensino e dos mecanismos de reprodução das desigualdades culturais e sociais que operam, com crescente subtileza, no quadro do ensino de massas;
1.2.2 Contribuir para a construção de uma síntese teórica que permita captar com rigor a diversidade dos mecanismos geradores do insucesso e abandono escolares, assim como dos seus efeitos em matéria de produção da vulnerabilidade dos indivíduos.

Programa

1 A expansão da escolarização nas sociedades contemporâneas, em geral, e na sociedade portuguesa, em particular 

1.1 Factores económicos e políticos da chamada "democratização do ensino".
1.2 Expansão do ensino e conservação da estrutura de distribuição diferencial dos proveitos escolares da translação das distâncias culturais e sociais por via da desvalorização dos títulos escolares 
1.3 A passagem de uma ordem hierárquica dos ciclos de ensino simples e claramente identificável à constituição de um sistema cada vez mais complexo e mais subtilmente hierarquizado 
2 Da eliminação precoce e brutal às práticas de exclusão suave e dissimulada 
2.1 Os processos de interacção selectiva na sala de aula 
2.2 A deriva da relação educativa e pedagógica no seio da escola 
2.3 Ilusão escolar e aprendizagem da desafeição social 
2.4 Consequências identitárias das injunções contraditórias do sistema escolar

Bibliografia Principal

BOURDIEU, P., PASSERON, J.C. ;A reprodução - elementos para uma teoria do sistema de ensino, Lisboa, Vega. ISBN: 1978
BOURDIEU, P., PASSERON, J.C. ;Les Héritiers. Les étudiants et la culture, Paris, Minuit, 1964
FERRÃO, J. et al. ;Abandono escolar precoce: olhares cruzados em tempo de transição, Cadernos Sociedade e Trabalho, 10, pp. 9-21, 2000
GASPAR, T. ;Políticas curriculares e democratização do ensino: estudo do modelo proposto na criação do ensino secundário unificado, Lisboa, Ministério da Educação, 2003
GOMES, C. A. ;"A interacção selectiva na escola de massas", , Sociologia- Problemas e Práticas, nº 3, pp. 35-49, 1987
QUEIROZ, M. C. ;“O Mundo e a Escola” in Manual do Formador: políticas educativas, Sociologia da Educação, Vol. I, Gabinete de Educação Tecnológica Artística e Profissional – Ministério da Educação, 1991
PINTO, C. A. ;Sociologia da Escola, , Lisboa, McGraw-Hill, 1995
PINTO, J. M. ;Escolarização, relação com o trabalho e práticas sociais? em S. STOER (org.), Educação, Ciências Sociais e Sociedade Portuguesa, , Porto, Afrontamento, pp. 15-32., 1990
QUEIROZ, M. C. ;“Classes perigosas ou classes tornadas inúteis?” , Le Monde Diplomatique, Edição portuguesa, Lisboa, 2006
QUEIROZ, M. C. e GROS, M. C. ;Ser jovem num Bairro de Habitação Social, Porto, Campo das Letras., 2002
STRECHT, P. ;A minha escola não é esta, , Lisboa, Assírio e Alvim, 2008
ALMEIDA, A. N., VIEIRA, M. M. ;A Escola em Portugal, Lisboa, ICS-UL, 2006
BOURDIEU, P.;«Les trois états du capital culturel », , Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 30, pp. 3-6 (http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/arss_0335-5322_1979_num_30_1_2654)
BOURDIEU, P. CHAMPAGNE, P.;« Les exclus de l´intérieur », Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 91/92, pp. 71-75, 1992 (http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/arss_0335-5322_1992_num_91_1_3008)
BÉAUD, S. ;80% au bac » et après?: Les enfants de la démocratisation scolaire, , Paris, La Découverte, 2002
BECKER, H. S. ;Outsiders, Estudos da Sociologia do Desvio, Rio de Janeiro, Zahar, 1991
BENAVENTE, A. et al. ;Do outro lado da Escola, Lisboa, Teorema, 1987
BÉAUD, S., PIALOUX, M. ;Violence urbaine, violence sociale: Genèse des nouvelles classes dangereuses, Paris, Fayard, 2003
BENAVENTE, A., CAMPICHE, J., SEABRA, T., SEBASTIÃO, J. ;Renunciar à escola - o abandono escolar no ensino básico, , Lisboa, Fim de Século., 1994
BERGER, P. e LUCKMANN, T. ;A Construção Social da Realidade, Lisboa, Dinalivro., (1966) [2003]
BOURDIEU, P. ;« Propostas para o ensino do futuro », , in Cadernos de Ciências Sociais, Porto, n.º 5, 1987
DOMINGOS, A., BARRADAS, H. RAINHA, H., NEVES, I. P. ;A teoria de Bernstein em Sociologia da Educação, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986

Bibliografia Complementar

DUBET, F. MARTUCCELLI, D.;À l’école. Sociologie de l’expérience scolaire, Paris, Minuit, 1996
BENAVENTE, A. et al. (coord.) ;“Implicações sociais da literacia”, in A literacia em Portugal – resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/Conselho Nacional de Educação., 1996

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem é prioritariamente desenvolvido com base na exposição teórica pelo docente acerca dos conteúdos programáticos, debate dos temas das aulas partindo da leitura de dados estatísticos, de textos seleccionados e do visionamento de filmes, numa perspectiva de ruptura com os (pré) conceitos e ideias de senso comum sobre a desqualificação escolar.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  38
  Total: 38

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Contactos Sara Melo Instituto Superior de Serviço Social do Porto / Gabinete 4. 229577210 sara.melo@isssp.pt