1.1 Objectivo geral
Constitui objectivo central desta unidade curricular promover o conhecimento sociológico dos contextos e dos processos educativos em curso nas sociedades contemporâneas, com destaque para a educação em contextos escolares que se traduzem na desqualificação de crianças, jovens e adolescentes.
1 A expansão da escolarização nas sociedades contemporâneas, em geral, e na sociedade portuguesa, em particular
BOURDIEU, P., PASSERON, J.C. ;A reprodução - elementos para uma teoria do sistema de ensino, Lisboa, Vega. ISBN: 1978 |
BOURDIEU, P., PASSERON, J.C. ;Les Héritiers. Les étudiants et la culture, Paris, Minuit, 1964 |
FERRÃO, J. et al. ;Abandono escolar precoce: olhares cruzados em tempo de transição, Cadernos Sociedade e Trabalho, 10, pp. 9-21, 2000 |
GASPAR, T. ;Políticas curriculares e democratização do ensino: estudo do modelo proposto na criação do ensino secundário unificado, Lisboa, Ministério da Educação, 2003 |
GOMES, C. A. ;"A interacção selectiva na escola de massas", , Sociologia- Problemas e Práticas, nº 3, pp. 35-49, 1987 |
QUEIROZ, M. C. ;“O Mundo e a Escola” in Manual do Formador: políticas educativas, Sociologia da Educação, Vol. I, Gabinete de Educação Tecnológica Artística e Profissional – Ministério da Educação, 1991 |
PINTO, C. A. ;Sociologia da Escola, , Lisboa, McGraw-Hill, 1995 |
PINTO, J. M. ;Escolarização, relação com o trabalho e práticas sociais? em S. STOER (org.), Educação, Ciências Sociais e Sociedade Portuguesa, , Porto, Afrontamento, pp. 15-32., 1990 |
QUEIROZ, M. C. ;“Classes perigosas ou classes tornadas inúteis?” , Le Monde Diplomatique, Edição portuguesa, Lisboa, 2006 |
QUEIROZ, M. C. e GROS, M. C. ;Ser jovem num Bairro de Habitação Social, Porto, Campo das Letras., 2002 |
STRECHT, P. ;A minha escola não é esta, , Lisboa, Assírio e Alvim, 2008 |
ALMEIDA, A. N., VIEIRA, M. M. ;A Escola em Portugal, Lisboa, ICS-UL, 2006 |
BOURDIEU, P.;«Les trois états du capital culturel », , Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 30, pp. 3-6 (http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/arss_0335-5322_1979_num_30_1_2654) |
BOURDIEU, P. CHAMPAGNE, P.;« Les exclus de l´intérieur », Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 91/92, pp. 71-75, 1992 (http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/arss_0335-5322_1992_num_91_1_3008) |
BÉAUD, S. ;80% au bac » et après?: Les enfants de la démocratisation scolaire, , Paris, La Découverte, 2002 |
BECKER, H. S. ;Outsiders, Estudos da Sociologia do Desvio, Rio de Janeiro, Zahar, 1991 |
BENAVENTE, A. et al. ;Do outro lado da Escola, Lisboa, Teorema, 1987 |
BÉAUD, S., PIALOUX, M. ;Violence urbaine, violence sociale: Genèse des nouvelles classes dangereuses, Paris, Fayard, 2003 |
BENAVENTE, A., CAMPICHE, J., SEABRA, T., SEBASTIÃO, J. ;Renunciar à escola - o abandono escolar no ensino básico, , Lisboa, Fim de Século., 1994 |
BERGER, P. e LUCKMANN, T. ;A Construção Social da Realidade, Lisboa, Dinalivro., (1966) [2003] |
BOURDIEU, P. ;« Propostas para o ensino do futuro », , in Cadernos de Ciências Sociais, Porto, n.º 5, 1987 |
DOMINGOS, A., BARRADAS, H. RAINHA, H., NEVES, I. P. ;A teoria de Bernstein em Sociologia da Educação, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986 |
O processo de ensino/aprendizagem é prioritariamente desenvolvido com base na exposição teórica pelo docente acerca dos conteúdos programáticos, debate dos temas das aulas partindo da leitura de dados estatísticos, de textos seleccionados e do visionamento de filmes, numa perspectiva de ruptura com os (pré) conceitos e ideias de senso comum sobre a desqualificação escolar.
Contactos
Sara Melo
Instituto Superior de Serviço Social do Porto / Gabinete 4.
229577210
sara.melo@isssp.pt