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Políticas de Protecção da Infância e da Juventude


Código: M2306   

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 19 Despacho nº 21276/2009, de 21 de Setembro 3 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teóricas: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
José Alberto Mendes Falcão dos Reis   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Promover a reflexão acerca da constituição da infância e da juventude em perigo em problemas sociais e estimular o distanciamento crítico em relação às categorias institucionais e práticas que tendem a condicionar a definição dos objectos de investigação/intervenção social. Aprofundar a reflexão sobre a evolução das políticas e sistemas juridíco-institucionais de protecção da infância e da juventude nos países desenvolvidos. Conhecer o quadro conceptual básico para o estudo dos sistemas de protecção social português, como forma concreta de materialização do estado social. Desenvolver a capacidade de leitura e de interpretação crítica das diferente medidas de politica social, de forma a utilizar o seu potencial emancipador e/ou tentar neutralizar os seus efeitos reprodutores de desigualdades sociai

Programa

Programa 1. As políticas públicas. Conceptualização e perspectiva histórica. 11. Transformações no estatuto social da infância e desenvolvimento dos direitos das crianças e dos jovens nas sociedades de capitalismo avançado 2.As políticas públicas em mateira de infância e juventude. Políticas em que o interesse da criança é subordinado a desafios que a ultrapassam (a estabilidade social, a preservação da autoridade paterna e o controlo da escola 2.1 Políticas dirigidas à protecção da criança quando a família falha a sua missão 2.2 Políticas que reconhecem a criança e o jovem como sujeitos de direitos e obrigações 3. A política de protecção da infância e juventude em perigo e o princípio de subsidiariedade: a acção social e as comissões de protecção das crianças e jovens 4. Dispositivos jurídico-institucionais no campo da justiça penal dos menores na Europa e em Portugal.

Métodos de Ensino

Apresentação teórica da matéria pelo docente, sempre que possível apoiado por demonstração empírica das matérias em análise. Os alunos são encorajados a participar neste processo. .


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

A avaliação consiste na apresentação de um Trabalho escrito, de grupo ou individual, sobre um tema relevante entre as matérias estudadas

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Bibliografia Principal ALMEIDA, A.N. de et al.;Famílias e maus tratos às crianças em Portugal. , Relatório Final, assembleia da República , 1999