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Investigação/Acção aplicada à intervenção dirigida para


Código: M2307   

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 19 Despacho nº 21276/2009, de 21 de Setembro 7,5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Jacqueline Ferreira Marques   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

¿ Identificar a prática de investigação-acção como instrumento de conhecimento sobre processos sociais capazes de tratar os problemas sociais numa óptica de superação de factores que os originam ¿ Compreender que a investigação Acção pode ser um instrumento de transformação social que não despreza as mudanças nas representações e participação dos actores da realidade social que se interpreta como produto de uma dialéctica entre componentes objectivas e subjectivas ¿ Demonstrar que a ciência convencional limitada a especialistas não mobiliza nem orienta os actores para acções eficazes contra os problemas ¿ Identificar as exigências metodológicas da Investigação acção e os processos a construir para a sua operacionalização

Programa

Introdução ¿ história da investigação acção 1 - Problemas teórico-metodológicos da investigação científica na investigação acção ¿ A função da teoria na investigação acção e a definição dos modelos de análise e conceitos. ¿ A construção dos objectos de investigação na investigação acção e a relação entre os especialistas e os actores sociais no terreno. ¿ Transposição do hiato entre teorias e observação empírica ¿ A diversidade de tipos de investigação acção ¿ As noções chave da investigação acção 2 - O método da investigação acção ¿ Contratualização, planificação e técnicas na investigação acção ¿ A recolha de dados de observação - as relações sociais de observação A implicação do investigador nas relações sociais de investigação e transformação da realidade social o A escuta sensível ¿ Problemas éticos 3 - A produção de conhecimento entre especialistas e actores sociais ¿ Relações de aprendizagem mútuas ¿ A publicação de resultados- teorização e avaliação

Bibliografia Principal

AZEVEDO, José e ESTEVES, António (Eds), ;Metodologias Qualitativas Para as Ciências Sociais,, -Instituto de Sociologia, Faculdade de Letras, UP, 1996
BARBIER, R;La recherche action, Anthropos, 1996
BOURDIEU, P.;La misère du monde., Seuil , 1993 ( )
WESTLAKE, David and FORRESTER, Donald;Editor's Choice: Adding Evidence to the Ethics Debate: Investigating Parents' Experiences of Their Participation in Research, British Journal of Social Work, 46, 2016 ( )
GRANJA, Berta e QUEIROZ, Cidália;Problemas e desafios da Investigação em Serviço Social in Intervenção Social , Universidade Lusíada , 2011 ( )
PLAFKY, Christina S;From Neuroscientific Research Findings to Social Work Practice: A Critical Description of the Knowledge Utilisation Process, British Journal of Social Work, 46, 2016
DUCHAMP, M. ; BOUQUET, B.; DROUARD. H.; La recherche en travail social, Centurion, 1989

Métodos de Ensino

. exposição dos docentes . apresentação de textos pelos alunos . debate sobre as experiencias . apresentação de casos práticos


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  39
Trabalho escrito e apresentação oral  Trabalho laboratorial ou de campo  2019-05-24
  Total: 39

Avaliação Contínua

ficha de leitura
Teste final sobre metodologia