Código: | M2307 |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MISIJR | 19 | Despacho nº 21276/2009, de 21 de Setembro | 1º | 7,5 ECTS | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Docência - Horas
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Português
¿ Identificar a prática de investigação-acção como instrumento de conhecimento sobre processos sociais capazes de tratar os problemas sociais numa óptica de superação de factores que os originam ¿ Compreender que a investigação Acção pode ser um instrumento de transformação social que não despreza as mudanças nas representações e participação dos actores da realidade social que se interpreta como produto de uma dialéctica entre componentes objectivas e subjectivas ¿ Demonstrar que a ciência convencional limitada a especialistas não mobiliza nem orienta os actores para acções eficazes contra os problemas ¿ Identificar as exigências metodológicas da Investigação acção e os processos a construir para a sua operacionalização
Introdução ¿ história da investigação acção 1 - Problemas teórico-metodológicos da investigação científica na investigação acção ¿ A função da teoria na investigação acção e a definição dos modelos de análise e conceitos. ¿ A construção dos objectos de investigação na investigação acção e a relação entre os especialistas e os actores sociais no terreno. ¿ Transposição do hiato entre teorias e observação empírica ¿ A diversidade de tipos de investigação acção ¿ As noções chave da investigação acção 2 - O método da investigação acção ¿ Contratualização, planificação e técnicas na investigação acção ¿ A recolha de dados de observação - as relações sociais de observação A implicação do investigador nas relações sociais de investigação e transformação da realidade social o A escuta sensível ¿ Problemas éticos 3 - A produção de conhecimento entre especialistas e actores sociais ¿ Relações de aprendizagem mútuas ¿ A publicação de resultados- teorização e avaliação
AZEVEDO, José e ESTEVES, António (Eds), ;Metodologias Qualitativas Para as Ciências Sociais,, -Instituto de Sociologia, Faculdade de Letras, UP, 1996 |
BARBIER, R;La recherche action, Anthropos, 1996 |
BOURDIEU, P.;La misère du monde., Seuil , 1993 ( ) |
WESTLAKE, David and FORRESTER, Donald;Editor's Choice: Adding Evidence to the Ethics Debate: Investigating Parents' Experiences of Their Participation in Research, British Journal of Social Work, 46, 2016 ( ) |
GRANJA, Berta e QUEIROZ, Cidália;Problemas e desafios da Investigação em Serviço Social in Intervenção Social , Universidade Lusíada , 2011 ( ) |
PLAFKY, Christina S;From Neuroscientific Research Findings to Social Work Practice: A Critical Description of the Knowledge Utilisation Process, British Journal of Social Work, 46, 2016 |
DUCHAMP, M. ; BOUQUET, B.; DROUARD. H.; La recherche en travail social, Centurion, 1989 |
. exposição dos docentes . apresentação de textos pelos alunos . debate sobre as experiencias . apresentação de casos práticos
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 39 | |
Trabalho escrito e apresentação oral | Trabalho laboratorial ou de campo | 2019-05-24 | |
Total: | 39 |
ficha de leitura
Teste final sobre metodologia