Código: | M2308 |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MISIJR | 19 | Despacho nº 21276/2009, de 21 de Setembro | 1º | 7,5 ECTS | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Docência - Horas
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Português
Objectivos científicos
1. Dotar os estudantes de conhecimentos integrados provenientes da psicologia e da sociologia nos domínios da construção da do da socialização e (re) socialização de crianças e jovens em risco de exclusão social;
2. Capacitar os estudantes no domínio de conhecimentos que suportem teórica e metodologicamente a investigação e intervenção em problemas psicossociais que atingem crianças e adolescentes em risco de exclusão social;
3. Dotar os estudantes de conhecimentos sobre instrumentos técnicos a mobilizar na investigação.
Competências a adquirir
1. Estar apto a operacionalizar os conceitos de identidade, vinculação e estrutura de plausibilidade
2. Dominar os conhecimentos sobre Autoconceito e Terapia Cognitivo Comportamental;
3. Estar apto a pesquisar, analisar e apresentar um artigo científico sobre uma das linhas de investigação e intervenção propostas na II parte do programa;
4. Ter domínio da escrita científica.
No I bloco de conhecimentos, a teoria do desenvolvimento psico-social representa um contributo essencial à compreensão do processo de construção da Identidade, fases e dilemas, ao longo do ciclo vital; A teoria da vinculação revela-se indispensável para apreender o papel da figura de vinculação na construção de uma matriz relacional a partir da qual o indivíduo se vai conhecendo a si, aos outros e ao mundo. Os processos de vinculação têm forte influência no desenvolvimento da Identidade e no Autoconhecimento. A abordagem de Berger & Luckmann apresenta um inegável contributo para compreender o papel dos outros significativos e de uma "estrutura de plausibilidade" no processo de (re) socialização de crianças e jovens em risco de exclusão social. Este conjunto de aprendizagens visa responder ao enunciado no objectivo 1. No II bloco de conhecimentos, pretende-se dotar os estudantes de conhecimentos provenientes da psicologia sobre a definição de Autoconceito e o Modelo terapêutico cognitivo comportamental, fundamentais à investigação e intervenção em problemas psicossociais que atingem crianças e jovens em risco de exclusão social, respondendo ao objectivo enunciado em 2. Serão ainda prestadas informações aos estudantes sobre instrumentos técnicos de recolha de informação a mobilizar nos projectos de pesquisa sugeridos. Estas aprendizagens respondem aos objectivos enunciados nos pontos 3.
Alarcão, M. & Gaspar, M. F. (2007). ;Imprevisibilidade Familiar e suas Implicações no Desenvolvimento Individual e Familiar. , Paidéia, 17(36), 89-102. |
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Soares, I. et. al. (2015). ;Desenvolvimento da teoria e da investigação da vinculação, Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento, capítulo II, pp.13-47, Psiquilíbrios, Braga. |
Soares, I. et. al. (2015). ;Vinculação na infância, Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento, capítulo II, pp.47-99, Psiquilíbrios, Braga. |
Soares, I., & Machado, G., (1993). ;Avaliação da vinculação em jovens e adultos, Almeida, L. & Ribeiro, I. (orgs.) Avaliação Pedagógica. Formas e Conteúdos, Braga. |
Souto, T. (2000). ;A Alexitimia e a Dependência de Drogas: os sentimentos, o discurso e as drogas, Tese de Mestrado, Faculdade de Medicina, da Universidade do Porto. |
Vaz Serra, A., et al., (1986). ;Autoconceito e ansiedade social, Psiquiatria Clínica, 7 (2), pp. 103 a 108. |
Zazzo, R., Anzieu, D., Bowlby, J., et all, (1974) ;Attachement, uma nova teoria sobre a afectividade, Scocicultur, Lisboa, |
Aulas expositivas pela docente; sistematização e estruturação, pela docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula; pesquisa de artigos científicos pelos estudantes com apresentação em aula, segundo indicadores de análise fornecidos pela docente.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 27 | |
Total: | 27 |
Modalidade de Avaliação Distribuída.
Realização de dois (2) testes e recensão de um artigo científico sobre um tema do programa à escolha do estudante.
Cada teste representa 35% da classificação final da unidade curricular.
A recensão de artigo científico representa 30% da classificação final da unidade curricular.
Em conformidade com o disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Em conformidade com o disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
As aulas de exposição e sistematização pela docente pretendem garantir a aprendizagem dos conceitos e sua operacionalização, apelando, contudo, à participação implicada dos estudantes por via dos debates colectivos. A pesquisa de artigos visa o desenvolvimento de competências de autonomia, responsabilidade individual e colectiva, e aprendizagem individualizada do trabalho científico.