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Estudo Aprofundado do Fenómeno da Aprendizagem


Código: M2309   

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 20 Despacho nº 21276/2009, de 21 de Setembro 7,5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Berta Pereira Granja   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Fomentar competências em matéria de análise interdisciplinar do fenómeno da aprendizagem como condição básica para a intervenção social de crianças e jovens em situação de exclusão social. 2. Desenvolver a compreensão sobre a complexidade do fenómeno da aprendizagem e as suas implicações na exploração metodológica, na regulação das fases da aprendizagem e construção da relação pedagógica; 3. Promover a compreensão e a apropriação dos princípios da aprendizagem significativa, enquanto suportes teóricos indispensáveis para conceber programas de acção e práticas pedagógicas geradoras de efectiva mudança cultural. 4. Exercitar a elaboração de propostas de aprendizagem para a construção de diferentes tipos saberes entre crianças e jovens sobre como a formação para a cidadania, autonomia pessoal, educação afectiva e disciplinas escolares estruturantes susceptíveis de fomentar o desenvolvimento das estruturas cognitivas e a construção de competências.

Programa

O processo de aprendizagem: a sua complexidade e implicação nas abordagens pedagógicas desenvolvidas: a) A aprendizagem como reorganização activa de significados pré-existentes na estrutura cognitiva das crianças e jovens em estreita articulação com o meio envolvente; b) As dimensões da aprendizagem: por recepção na aprendizagem significativa por formação de conceitos (básicos), um processo decisivo para superar lacunas e insucessos. 2. Aprendizagem significativa ao serviço do ensino activo e cooperativo: a operacionalização dos dispositivos de aprendizagem; diferenciação das estratégias de aprendizagem, exploração metodológica e a regulação das fases de aprendizagem 3. A relação pedagógica e o processo de aprendizagem como um processo em interacção a) A mediação entre as representações, códigos linguísticos e modos de vida provenientes dos processos de socialização primária e secundária das crianças jovens e as outras realidades sociais na escola e outros contextos de interacção.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos recorrendo a contributos de autores clássicos e autores mais recentes procuram aprofundar os conhecimentos sobre o processo de aprendizagem, considerando que os alunos do mestrado se estão a preparar não para serem professores, mas antes para serem interventores sociais em equipas multidisciplinares que deverão trabalhar com as crianças, as suas famílias e outros agentes educativos para serem facilitadores das aprendizagens escolares e da vida. assim os conteúdos abordam as questões fundamentais do processo de aprendizagem utilizando os contributos actuais das  neuro ciências, psicologia e pedagogia. para além disso trabalham as questões do envolvimento da família e dos efeitos dos problemas sociais no processo  de aprendizagem.

Bibliografia Principal

Moreno, G.L.;A relação escola família e a organização do trabalho pedagógico na educação Infantil , RIAEE - Revista Ibero Americana de estudos em Educação, 2018. ISBN: 1982-5587
Sousa, Rayara; Francisca, François; Sousa, Semirames;A afectividade e a sua influencia no processo de ensino aprendizagem nas crianças , rev. Expr. Católica, 2018. ISBN: 2357-8483
Falco, Mariana; Kuz, Antonieta ;Comprendiendo el Aprendizaje a través de las Neurociencias, con el entrelazado de las TICs en Educación, Revista Iberoamericana de Educación en Tecnología y Tecnología en Educación N°17 , 2016
Freire, Paulo;A Educação na cidade, S. Paulo, Cortez , 1999 3º edição
Rocha,J; Rozek,M.;Aprendizagem sucesso escolar e comportamentos, Revista latino americana de Ciências Sociais, 2018
Freire, Paulo;A Educação na cidade, S. Paulo, Cortez , 1999 3º edição
Partepilo,Vanesa Valeria; Sosa, Águeda Marcela ;La escuela, disciplina de pedagogos La perspectiva de Phillipe Meirieu sobre la pedagogía y la cuestión de la disciplina , IN Perfiles Educativos | vol. XXXIV, núm. 138 | IISUE-UNAM Suplemento 2012 | Violencia escolar, 2012
Meirieu, Ph; Apprendre oui …mais comment, Issy les Moulunaux: ESF, 2010
Freire, P ;A pedagogia da autonomia - Saberes necessários à prática educativa, S. Paulo: Paz e Terra, 2015

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino utilizada tem por base a exposição de conteúdos introdutórios sobre os diferentes temas por parte do docente e a realização de trabalhos individualizados dos estudantes sobre textos de referência sobre os diferentes temas do conteúdo. Para exercitar a elaboração de propostas de aprendizagem para a construção de diferentes tipos saberes entre crianças e jovens sobre como a formação para a cidadania, autonomia pessoal, desenvolvimento afectivo e disciplinas escolares estruturantes susceptíveis de fomentar o desenvolvimento das estruturas cognitivas e a construção de competências foi proposto aos estudantes organizados em grupo a elaboração de um trabalho sobre a construção de um dispositivo de ensino aprendizagem que potenciam a integração do pensamento, do sentimento e da acção. A avaliação tem como instrumentos os trabalhos individuais e de grupo escritos e as apresentações orais realizadas no decurso das aulas sobre os mesmos trabalhos.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

Ficha de leitura e apresentação oral Trabalho final sobre todos autores tratados Participação nas aulas

Avaliação Final

45% ficha de leitura 45% trabalho final 10% participação nas aulas

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os métodos de ensino procuram proporcionar com as exposições e debates a comunicação dos contributos teóricos pertinentes sobre o processo de  ensino aprendizagem, bem como proporcionar momentos de reelaboração teórica dos contributos dos textos com a restituição em sala de aula dos textos estudados pelos alunos, com ligação às suas experiências pessoais de metacognição e debate sobre experiências no campo de intervenção.