Código: | MGS2110 | Sigla: | SDTPE | |
Áreas Científicas: | Gerontologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGS | 9 | Despacho nº 22637-A/2007, de 27 de Setembro | 1º | 10 ECTS | 0 | 0 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 30,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
1. A elaboração de projetos de investigação/intervenção
1.1 Aprofundamento de sínteses teóricas fundamentais sobre o envelhecimento como fenómeno social e objeto de intervenção.
1.2 Elaboração de hipóteses de investigação e a sua tradução em hipóteses de ação
1.3 A construção de instrumentos de recolha e tratamento de informação
1.4 Experimentação de modelos de intervenção ajustados ao "envelhecimento ativo"
Este seminário de investigação está vocacionado para aprofundar competências teóricas, processuais e práticas que assegurem a realização de diagnósticos e intervenções qualificadoras da realidade social das pessoas mais velhas, a partir de exercícios profissionais que rompam, nos mais diversos contextos, com modos de funcionamento estereotipados e tradicionais das organizações que intervêm na velhice.
A articulação dos temas de trabalho final tutelado que o seminário apoia, com linhas de investigação definidas pelo Centro de Investigação em Ciências do Serviço Social do ISSSP, assegura, também as condições necessárias para que os estudantes adquiram uma especialização de natureza académica por via da atividade de investigação (dissertação), de inovação (trabalho de projeto) ou de aprofundamento de competências profissionais (estágio), em todos os casos acompanhada de uma orientação tutelar fortemente personalizada.
Fortin MF ;O processo de Investigação: da concepção à realização , Loures. Portugal. Lusociência. editor: Lusodidacta , 2009. ISBN: 9789728383107 |
Fortin MF, Côté J, Filion F;Fundamentos e etapas do processo de investigação. , Lusodidacta, 2009. ISBN: 9789898075185 |
Creswell J, Creswell JD;Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches, Sage, 2018 |
Creswell JW, Poth CN;Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches, Sage publications., 2016 |
Weil J ;Research design in aging and Social Gerontology. Quantitative, qualitative, and mixed methods research. , Routledge, 2017 |
Rowles G, Schoenberg N (eds) ;Qualitative Gerontology, New York: Springer, 2002 |
Bergeman CS, Boker SM;Methodological issues in aging research, Mahwah, N.J.: Lawrence , 2006 |
Barbier JM ;Elaboração de Projectos de Acção e de Planificação, Porto: Porto editora, 1993 |
Serrano, G;Elaboração de projetos sociais: Casos práticos. , Porto Editora, 2008 |
Hoogenboom BJ, Manske RC;How to write a scientific article, International journal of sports physical therapy, 7(5), 512¿517., 2012 |
Donato H, Donato M;Stages for Undertaking a Systematic Review, Acta Med Port. 2019;32(3):227-35. , 2022 |
Hill M, Hill A;Investigação por questionário, Report Number, 2009 |
Moreira JM;Questionários: Teoria e Prática , Coimbra: Almedina, 2004 |
Observações Bibliográficas:
Outra bibliografia em função do tema do estudo.
Observações
O atendimento aos estudantes decorre no Gabinete 3, às 4ª feiras (14:00h-16:30h) e 5ª feiras (14:00h às 16:00h). A docente poderá ajustar o seu horário às necessidades dos trabalhadores-estudantes, devendo o atendimento ocorrer sob marcação prévia por email.
O fenómeno social do envelhecimento articula processos que, pela diversidade de dimensões que movimenta, apela para o desenvolvimento de reflexões múltiplas e disciplinarmente diversas.
Este caráter complexo e multidimensional do fenómeno do envelhecimento não podia deixar de estar refletido na metodologia de ensino deste seminário, enquanto disciplina indispensável à realização do trabalho tutelado final. De facto, o seminário de dissertação, trabalho de projeto ou estágio funciona através do contributo de professores do ISSSP e de professores convidados para apresentação de diversas matérias curriculares.
Esta metodologia de ensino implementa, ainda, uma avaliação de conhecimentos que consiste na realização e apresentação, para debate, de um trabalho individual de fim de semestre na área da gerontologia social aplicada à sociedade portuguesa, para a exercitação dos conhecimentos teórico-práticos obtidos.
Avaliação distribuída sem exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Realização de um trabalho escrito individual (Pré-projecto) (70%) | Trabalho laboratorial ou de campo | 2023-05-31 | |
Apresentação oral do trabalho escrito (20%) | Trabalho laboratorial ou de campo | 2023-05-31 | |
Assiduidade e participação ativa nas aulas (registo de presenças nos seminários) (10%) | Participação Presencial | 30 | 2023-05-31 |
Total: | 30 |
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (RAC) (artigo 9º, Capítulo II ¿ Regimes de Avaliação) a unidade curricular de Seminário de Dissertação/Trabalho de Projecto/Estágio é obrigatoriamente de avaliação contínua, pelo que os estudantes só poderão faltar a um máximo de 25% do total de aulas nesta UC (segundo o nº 7 do artigo 10º do RAC).
A avaliação desta UC será o resultado das seguintes ponderações:
1. Assiduidade e participação ativa nas aulas (registo de presenças nos seminários) (10%)
2. Realização de um trabalho escrito individual (Pré-projecto) (70%)
3. Apresentação oral do trabalho escrito (20%)
De acordo com o Regulamento dos Cursos de 2º ciclo (Mestrado) do ISSSP.
De acordo com o Regulamento dos Cursos de 2º ciclo (Mestrado) do ISSSP.
De acordo com o Regulamento dos Cursos de 2º ciclo (Mestrado) do ISSSP.
O encerramento deste 2º ciclo de estudos implica a realização de um trabalho final. Para a sua realização, os mestrandos têm que apresentar um projeto que constitui uma primeira abordagem ao caminho que estes pretendem percorrer para encerramento do mestrado, nomeadamente uma dissertação de natureza científica, um estágio ou um trabalho de projeto. Qualquer uma destas opções é um trabalho autónomo, mas tutelado. Este trabalho tutelado deverá refletir, também, na sua construção teórica ou no seu diagnóstico da situação-problema, o caráter multidisciplinar do fenómeno do envelhecimento.
O seminário de dissertação, trabalho de projeto ou estágio apresenta, por isso, métodos de ensino que, articulando a exposição multidisciplinar com a problematização coletiva das matérias curriculares, consolida condições para a realização do trabalho tutelado final, bem como para a apresentação prévia do referido projeto de trabalho tutelado.