Pobreza e Exclusão Social
Ocorrência: 2022/23 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1TMISIJ
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1. Fornecer conhecimentos que permitam aprofundar a interpretação da pobreza e desqualificação social como fenómeno social e cultural complexo e diversificado.
2. Contribuir para a construção de uma síntese teórica que potencie a construção de hipóteses teóricas a respeito dos mecanismos sociais, culturais e psicológicos que participam na produção da pobreza e exclusão social e fundamente a construção de hipóteses operacionais susceptíveis de orientar a intervenção social neste campo.
Programa
1. Pobreza/exclusão social: abordagem histórica
2. Tradições de abordagem da pobreza: potencialidades e limites
2.1.Tradição Sócio-Económica: pobreza absoluta e pobreza relativa
2.2. Tradição Culturalista
2.3. Tipologia de modalidades de pobreza: integrada, marginal e desqualificante
3. Dimensões da exclusão social
3.1. Exclusão no plano económico, relacional/social e simbólico
3.2. O processo de desinserção social
4. Fatores, categorias e modos de vida da pobreza.
4.1. Principais factores socioeconómicos explicativos da (re)produção da pobreza em Portugal.
4.2. Principais categorias sociais vulneráveis à pobreza em Portugal.
4.3. As respostas culturais e identitárias à privação:
4.3.1. O conceito de modo de vida e a pluralidade de modos de vida da pobreza
4.3.2. Estratégias identitárias mobilizáveis para enfrentar a experiência da desqualificação social: os frágeis, os assistidos e os marginais
5. Pobreza e território: a inscrição das desigualdades sociais no espaço e a produção de contextos de socialização geradores de vulnerabilidade cultural, relacional e simbólica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os fenómenos da pobreza e da exclusão social são multidimensionais e resultam de processos complexos. Romper com visões individualistas, naturalistas e etnocêntricas sobre o problema da pobreza e compreender que esta resulta da acumulação de desigualdades interdependentes (relações entre privação económica, cultural, social e simbólica), é fundamental para que a prática dos interventores sociais não incida em estratégias de intervenção meramente assistencialistas e reprodutoras dos problemas sociais.
Os processos de intervenção social junto de crianças e jovens em risco de exclusão social pressupõem a ultrapassagem de visões dicotómicas que opõem as abordagens estruturais da pobreza (relevo dos processos sócio-organizacionais de produção da pobreza) às abordagens culturalistas e interaccionistas.
Bibliografia Principal
Fernandes, A. T. ;Formas e mecanismos de exclusão social. Sociologia ¿ Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1, 9-66, 1991 |
Diogo, F.;Da pobreza infantil aos perfis de pobreza infantil, um caminho a trilhar. In M. Sarmento & F. Veiga (orgs), Pobreza Infantil: Realidades, desafios, Propostas. , Húmus., 2010 |
Capucha, L. ;Desafios da Pobreza, Oeiras, Celta Editora, 2005 |
Silva, M. C. F. ;Será possível uma sociedade sem exclusão social? Que sociedade?. Actas do Forum Encontro Internacional Paulo Freire. , 2005 |
Shildrick, T. & Rucell, J. ;Sociological Perspectives on Poverty, USA, Joseph Rowntree Foundation, 2015 |
Paugam, S. ;Les formes élémentaires de la pauvreté. Alternatives Economiques, 236, 2005 |
Gaulejac, V. & Leonetti, I. T.;La Lutte des Places, Paris, Desclée de Brouwer, 2007 |
Standing, G. ;O precariado e a luta de classes. Revista Crítica de Ciências Sociais, 103, 9-24, 2014 |
Paugam, S.;Le salariéde la précarité. Les nouvelles formes de l¿intégration professionnelle, Paris, PUF, 2000 |
Paugam, S.;A Desqualificação Social, Porto, Porto Editora, 2003 |
Wacquant, L. ;A estigmatização territorial na idade da marginalidade avançada. Sociologia ¿ Revista da FLUP, 16, 27-39, 2006 |
Guerra, P. ;Da exclusão social à inclusão social: eixos de uma mudança paradigmática. Revista Angolana de Sociologia, 10, 91-110, 2012 |
Observações Bibliográficas
Para além destas obras de referência, a docente poderá indicar outros no decurso das aulas.
Métodos de Ensino
A disciplina tem um carácter teórico aplicado, pelo que as aulas estão programadas em sessões mais expositivas para explicitação dos principais conteúdos programáticos articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão; visionamento de filmes e documentários focalizados nos factores explicativos da (re)produção de situações de pobreza e exclusão social; e sessões dinamizadas pelos alunos através da apresentação de trabalhos sobre as problemáticas em questão.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
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Total: |
30 |
Avaliação Contínua
1. Avaliação distribuída
a) Realização de 1 exercício escrito individual na época de exames. Ponderação de 60%.
b) Realização de 1 trabalho de grupo com componente escrita (relatório) e componente oral (apresentação em sala de aula). Ponderação de 40% (25% componente escrita e 15% componente oral).
Para o efeito os alunos devem consultar o Guião orientador para a realização do trabalho de grupo.
Data das apresentações: 2 e 9 de dezembro de 2022.
Entrega do relatório escrito (enviado por email): 19 de dezembro de 2022.
2. Exame final
A avaliação consiste na realização de 1 exame escrito na época de exames. Ponderação de 100%.
Avaliação Final
Provas e Trabalhos Especiais
Não aplicável.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A compreensão da pobreza/exclusão social enquanto fenómeno multidimensional e a aplicação dos conhecimentos no exercício da prática como interventor social com crianças e jovens em risco de exclusão social pressupõe o recurso a metodologias de ensino que impliquem não só a apresentação dos principais conteúdos programáticos mas, sobretudo, e de forma constante, a participação activa dos alunos através da discussão e apresentação de trabalhos.