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História do Serviço Social


Código: SS1910202    Sigla: HSS
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 62 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teóricas: 26,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos científicos 1. Capacitar os estudantes para compreenderem o processo de construção da Profissão de Assistente Social em Portugal, na sua relação com os contextos sócio-históricos e as ciências sociais; 2. Capacitar os estudantes para a compreensão das competências, atitudes e saberes necessários à construção de uma prática científica, emancipadora dos sujeitos.

Competências a adquirir 1. Estimular o pensamento reflexivo pelo conhecimento do Serviço Social enquanto disciplina científica e profissão; 2. Estimular o desenvolvimento de competências de argumentação e comunicação a propósito da profissão de Assistente Social; 3. Capacitar para a reflexão crítica em torno da História do Serviço Social em Portugal

Programa

1. A Profissão de Assistente Social: enquadramento inicial -1.1 Organizações profissionais e seu papel na afirmação e reconhecimento das profissões -1.1.1 Profissão de Assistente Social e Organizações Profissionais nacionais e internacionais- 1.1.2 Associação de Profissionais de Serviço Social e Ética Profissional - 2. O Serviço Social como Profissão e como Disciplina Científica - 2.1 O Serviço Social enquanto Profissão - 2.2 O Serviço Social enquanto disciplina Científica - 3. Contextos sócio-históricos e desafios que se colocaram à profissão em Portugal - 3.1 Emergência e institucionalização do Serviço Social em Portugal e sua relação com o conhecimento científico - 3.2 A profissão de Assistente Social no contexto do Estado Democrático - 3.2.1 A centralidade dos direitos sociais e o combate aos fenómenos de exclusão social: alargamento do campo de acção dos Assistentes Sociais - 3.2.2 Os novos desafios e a Qualificação dos Profissionais - 4. Diversidade de saberes requeridos à construção de  práticas científicas - 4.1 Tipologia de saberes que confluem para uma prática cientificamente informada - 4.2 Condicionalismos e oportunidades no exercício da actividade profissional

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O conhecimento do processo de construção da Profissão de Assistente Social em Portugal, da sua origem, institucionalização às mudanças profundas na Formação deve ser relacionado com as alterações sócio - económicas, culturais, políticas e religiosas que a sociedade portuguesa experienciou entre os anos 30 e 80 do século XX. A compreensão deste processo de mudanças que o Serviço Social português tem vindo a conhecer ao longo dos tempos, não dispensa o conhecimento e análise crítica sobre o papel  das Ciências Sociais e da sua inexistência na socialização académica até Abril de 1974. Porém, a evolução mais recente da profissão e o debate que vem cruzando certos sectores da profissão e das Escolas em Portugal, Europa e Estados Unidos exige que se promova o pensamento crítico e argumentativo em torno do que contribui para a definição do Serviço Social, entendida como profissão e disciplina científica.

Bibliografia Principal

Albuquerque, C. P. & Arcoverde, A. B. ;Serviço social contemporâneo: reflexividade e estratégia, 2017
Caparrós, M. J. E. et al;Introducción al Trabajo Social, Editorial Aguaclara, 1994
Montaño, C. ;A Natureza do Serviço Social ., Cortez Editora, 2007
Amaro, M. I. ;Urgências e Emergências do Serviço Social: Fundamentos da profissão na contemporaneidade, Universidade Católica Editora, Unipessoal, Lda. Lisboa, 2012
Martins, A. ;Serviço social crítico em tempos de ditadura. , Comunicação apresentada no I Congresso Nacional de Serviço Social, Aveiro, 23 e 24 de Maio de 2002., 2002 ( Disponível em http://www.cpihts.com/1%25BA%20Congresso%20Nac.%20SS.pdf)
Martins, A. C ;Génese, emergência e institucionalização do Serviço Social português. , FCG/ FCT., 1999
Faleiros, V. ; ¿O que Serviço Social quer dizer¿ , In Serviço Social e Sociedade, n. 108, 2011 (p. 748-761)
Granja, B., Costa Pinto, ML;"Histoire de la profession de service social au Portugal" em Jovelin (Dir.) (2008). Histoire du travail social en Europe, Paris: Vuibert
Branco, F.;"A profissão de assistente social em Portugal", Locus SOCIAL 3/2009:61-89
Martínez, M.M. (1991);Introducción al trabajo social, Madrid: Editorial Trivium
Martínez, M.M. (2006);Teoría del trabajo social, Madrid: Editorial Síntesis
Payne, M. (2005);The origins of social work, New York: Palgrave Macmillan

Métodos de Ensino

Método de Ensino Aulas expositivas pela docente; sistematização e estruturação, pela docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base em textos e materiais audiovisuais seleccionados e disponibilizados pela docente aos estudantes.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

Modalidade de Avaliação Distribuída. A avaliação far-se-á ao longo do semestre, com recurso à realização de dois (2)testes ; ). A ausência a uma das provas equivale a obter a classificação de zero valores nessa prova. Nesta situação, fica o estudante obrigado a transitar para exame final. (Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos).

Avaliação Final

Cada mini-teste representa 45% da classificação final da unidade curricular; a prova oral representa 10% da classificação final. A classificação final será obtida pela média ponderada das classificações alcançadas nas três provas.

Provas e Trabalhos Especiais

Em conformidade com o disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende- se contribuir para o desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico, argumentativo e reflexivo. Pretende-se promover nos estudantes a aprendizagem de competências de escuta do outro, dialogante numa atitude construtiva, Pretende-se desenvolver o gosto pelo debate de ideias e atitudes de respeito, tolerância e gestão de conflito.