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Seminário de Estudos das Práticas de Serviço Social 1


Código: SS1910205    Sigla: SEPSS1
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 62 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 26,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   0,00
Seminário Totais 1 2,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos científicos
¿ Dotar os estudantes de conhecimentos sobre a organização sócio política actual onde se inscrevem as práticas profissionais do Assistente Social em Portugal: ministérios, políticas e estruturas que constituem o enquadramento legal para enfrentar os mais diversos problemas que atingem os cidadãos;
¿ Dotar os estudantes de conhecimentos sobre o papel do Assistente Social na criação de oportunidades de mudança pessoal e social dos indivíduos em função de problemas psicossociais.
Competências a adquirir
¿ Capacidade de identificar problemas psicossociais, por relação às estruturas e políticas sectoriais que integram o campo de acção do Assistente Social;
¿ Capacidade de reflexão e argumentação sobre oportunidades e condicionalismos ao desempenho do Assistente Social;
¿ Capacidade de problematizar a relação utente/profissional no respeito pelos valores de justiça, liberdade, dignidade,..;
¿ Capacidade de análise e argumentação sobre direitos do cidadão e participação social.

Programa

Os conteúdos programáticos inerentes a cada um dos módulos reflectem a visão geral em cada sector de actividade das políticas e estruturas que constituem o respectivo quadro jurídico-legal bem como reportam a uma abordagem preliminar da prática profissional em cada sector.


1.Introdução ao fenómeno das dependências e à Politica Nacional de Combate aos Comportamentos Aditivos e Dependências.
2. A Ação Social no quadro do Sistema de Segurança Social;O Rendimento Social de Inserção (RSI) como medida de política social: génese e evolução.
3. Desenvolvimento Local;
4. Educação e Formação;Territórios Educativos de Intervenção Prioritária; . A intervenção do assistente social num contexto de expansão da escolaridade para todos e de uma aposta crescente na formação profissional e em percursos alternativos
Serviço Social em contextos gerontológicos.
5.Protecção na Infância e Juventude: Sistema de Protecção de Menores e Lei tutelar educativa
6. Contextos sócio-históricos e perspectivas teóricas de abordagem da dificuldade intelectual
7. O Serviço Social nos Cuidados de Saúde Primários;Qual o papel do Assistente Social em cada uma das referidas estruturas?


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O conhecimento do campo de acção do Serviço Social em Portugal, com destaque para o enquadramento jurídico-legal das mais diversas estruturas e serviços de empregabilidade dos Assistentes Sociais na actualidade e do papel desempenhado pelos profissionais de Serviço Social, constitui uma referência indispensável à iniciação dos estudantes na compreensão da profissão e consequente construção da sua identidade profissional.

Métodos de Ensino

Sistematização e estruturação, pelo docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base nas exposições de profissionais convidados e textos referenciados pelos docentes.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A conjugação de debates a partir dos textos seleccionados com a reflexão sobre a percepção dos profissionais convidados sobre as práticas, pretende contribuir para o desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico, argumentativo e reflexivo. Desenvolver o interesse pelo debate de ideias, numa atitude de respeito e tolerância pelo pensamento diferente, constitui a estratégia para promover a aprendizagem de competências de escuta do outro, dialogante numa atitude construtiva, empática e de trabalho em equipa.