Código: | SS1910205 | Sigla: | SEPSS1 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 66 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 1º | 8 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 26,00 |
Docência - Horas
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Objectivos científicos
¿ Dotar os estudantes de conhecimentos sobre a organização sócio política actual onde se inscrevem as práticas profissionais do Assistente Social em Portugal: ministérios, políticas e estruturas que constituem o enquadramento legal para enfrentar os mais diversos problemas que atingem os cidadãos;
¿ Dotar os estudantes de conhecimentos sobre o papel do Assistente Social na criação de oportunidades de mudança pessoal e social dos indivíduos em função de problemas psicossociais.
Competências a adquirir
¿ Capacidade de identificar problemas psicossociais, por relação às estruturas e políticas sectoriais que integram o campo de acção do Assistente Social;
¿ Capacidade de reflexão e argumentação sobre oportunidades e condicionalismos ao desempenho do Assistente Social;
¿ Capacidade de problematizar a relação utente/profissional no respeito pelos valores de justiça, liberdade, dignidade,..;
¿ Capacidade de análise e argumentação sobre direitos do cidadão e participação social.
Os conteúdos programáticos inerentes a cada um dos módulos reflectem a visão geral em cada sector de actividade das políticas e estruturas que constituem o respectivo quadro jurídico-legal bem como reportam a uma abordagem preliminar da prática profissional em cada sector.
O conhecimento do campo de acção do Serviço Social em Portugal, com destaque para o enquadramento jurídico-legal das mais diversas estruturas e serviços de empregabilidade dos Assistentes Sociais na actualidade e do papel desempenhado pelos profissionais de Serviço Social, constitui uma referência indispensável à iniciação dos estudantes na compreensão da profissão e consequente construção da sua identidade profissional.
Sistematização e estruturação, pelo docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base nas exposições de profissionais convidados e textos referenciados pelos docentes.
Avaliação apenas com exame final
A conjugação de debates a partir dos textos seleccionados com a reflexão sobre a percepção dos profissionais convidados sobre as práticas, pretende contribuir para o desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico, argumentativo e reflexivo. Desenvolver o interesse pelo debate de ideias, numa atitude de respeito e tolerância pelo pensamento diferente, constitui a estratégia para promover a aprendizagem de competências de escuta do outro, dialogante numa atitude construtiva, empática e de trabalho em equipa.