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Métodos e Técnicas de Investigação Social 1


Código: SS1910217    Sigla: MTIS1
Áreas Científicas: Teoria Social Aplicada

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 57 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TURMAU

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Idalina Maria Morais Machado   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Iniciar os alunos na prática da investigação científica:
1. Adquirir competências no plano da produção de conhecimento científico, do acompanhamento e análise crítica do conhecimento produzido no Serviço Social
1.1. Ser capaz de identificar e romper com os principais obstáculos ao conhecimento científico
1.2. Ser capaz de elaborar perguntas de partida, problemáticas teóricas e modelos de análise adequados à análise dos problemas sociais trabalhados no âmbito do trabalho de terreno
1.3. Ser capaz de usar os princípios do pensamento crítico e da argumentação na elaboração de relatórios de investigação
2. Adquirir competências no plano da realização de uma investigação científica recorrendo aos instrumentos metodológicos adequados
2.1. Ser capaz de desenvolver um trabalho de observação participante e de elaborar um diário de campo no âmbito do trabalho de terreno

Programa

1. A produção de conhecimento científico
1.1. A importância da investigação social na prática do Assistente Social
1.2. Realidade e conhecimento sobre a realidade: o conhecimento como construção
1.3. Obstáculos epistemológicos e ruptura com o senso comum
1.3.1. O naturalismo, o individualismo e o etnocentrismo
1.3.2. O princípio metodológico de explicar o social pelo social
1.4. Estratégias de investigação científica
1.4.1. Método de análise extensiva (ou de medida), método de análise intensiva (ou de estudo de casos) e método experimental
1.4.2. A triangulação
1.5. Pensamento crítico e argumentação
2. A condução de uma de investigação científica em Ciências Sociais
2.1. Definição de problemas a explicar
2.1.1. Formulação da questão de partida
2.1.2. Fase exploratória
2.2. Construção da problemática teórica e formulação de hipóteses/modelo de análise
2.2.1. A teoria no processo de investigação
2.2.2. Conceptualização e medida: conceitos, indicadores, fiabilidade e validade
2.2.3. Hipóteses teóricas e modelo de análise
2.3. Realização da investigação: breves referências
2.3.1. Construção e aplicação de instrumentos de recolha de informação
2.3.2. Tratamento e análise dos dados recolhidos
3. Observação participante
3.1. Etapas da observação e papéis do observador
3.2. Observar e registar: a elaboração das notas de campo
3.3. Tratamento, análise e apresentação de dados

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O trabalho de intervenção social levado a cabo pelos alunos no quadro do trabalho de terreno desenvolvido ao longo do semestre pressupõe a determinação rigorosa das causas dos problemas identificados. A ruptura com visões deturpadas da realidade e dos problemas sociais e o domínio das etapas de condução de uma investigação científica e dos processos de argumentação são um passo fundamental para uma prática teoricamente sustentada evitando, assim, acções meramente assistencialistas e reprodutoras desses mesmos problemas. No plano da aquisição de competências em matéria de utilização de instrumentos metodológicos adequados para proceder à investigação, o enfoque incide no método etnográfico/observação participante essenciais para a prossecução do trabalho de terreno desenvolvido pelos alunos.

Bibliografia Principal

Cottrel, S.;Critical Thinking Skills, Londres: Macmillan., 2017
Bryman, A.;Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press, 2004
Oliveira, L. A.;Escrita Científica, Lisboa: Lidel., 2018
Campenhoudt, L.V & Quivy, R.;Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, 1992
Burgess, R. G.;A Pesquisa de Terreno, Oeiras, Celta Editora, 1997
Carmo, H.;Metodologia de Investigação, Lisboa, Universidade Aberta, 1998
Cottrel, S.;The Study Skills Handbook, Nova Iorque, Palgrave, 1999
D¿Ancona, M. A. ;Metodologia cuantitativa. Estrategias y técnicas de investigacíon social, Madrid, Síntesis , 2001
Freixo, M.;Metodologia Científica. Fundamentos, Métodos e Técnicas, Lisboa, Instituto Piaget, 2011
Rubin, A. & Babbie, E.;Research Methods for Social Work, Brooks Cole, 2010
Silva, A.S. & Pinto, J. M.;Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento, 1986

Observações Bibliográficas

A docente poderá indicar outras obras no decurso das aulas.

Métodos de Ensino

Tratando-se de uma disciplina teórico-prática, a metodologia de ensino-aprendizagem pressupõe a orientação das aulas em dois sentidos: por um lado, aulas de carácter mais expositivo para apresentação dos principais conteúdos programáticos ilustrados com exemplos concretos e apelando à discussão com os alunos (capitalizando as experiências por estes vivenciadas no terreno); aulas de carácter prático para desenvolvimento de um conjunto diversificado de trabalhos relacionados com as matérias lecionadas (elaboração de perguntas de partida, hipóteses teóricas, análise e discussão de estudos de caso, análise crítica de textos, pesquisa bibliográfica, entre outros).


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  28
  Total: 28

Avaliação Contínua

Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1. Avaliação distribuída 


1.1. Realização de um teste escrito individual na época de exames. Ponderação de 70%. 

1.2. Construção de um texto argumentativo cumprindo os princípios do pensamento crítico e da argumentação. 
O trabalho pode ser feito em grupo (2 pessoas no máximo) ou individualmente. 
Data de entrega: 10 de Dezembro de 2020. 
Para mais informações os alunos devem consultar o documento orientador disponível na pasta de documentos da UC no Sigarra. Ponderação de 30%.

2. Exame Final
Realização de um exame escrito final.

Avaliação Final

Avaliação distribuída

Teste = 70%
Texto argumentativo = 30%

Exame final

Exame = 100%

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A aquisição de competências no plano do desenvolvimento de trabalhos de investigação científica e da aplicação de instrumentos metodológicos adequados ao estudo de determinados problemas sociais pressupõe o recurso a estratégias de ensino-aprendizagem que envolvam os alunos em trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos aprendidos. A mera memorização de conteúdos não se coaduna com as exigências de experimentação da prática de investigação.