Código: | SS1910219 | Sigla: | SEPSS3 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 56 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 2º | 6,5 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 28,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 28,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 28,00 |
Docência - Horas
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Permitir o contacto direto do aluno com a realidade social e problemas que são objeto de intervenção dos assistentes sociais.
Adquirir competências de seleção e articulação dos saberes teóricos que permitam compreender os fenómenos e problemas sociais em estudo.
Compreender os sistemas de proteção social e o seu quadro normativo de referência.
Conhecer as práticas profissionais do assistente social nos diversos campos de atuação.
Adquirir competências acerca dos modos de conhecer e fazer do serviço social: elaborar diagnósticos, construir a relação de ajuda e promover dinâmicas de grupo.
Contributos teóricos relevantes para a análise dos fenómenos e problemas sociais em estudo/intervenção
Quadro normativo de referência, medidas de política social, respostas e apoios sociais a acionar no combate aos problemas sociais
Modos de conhecer e fazer do serviço social no campo da intervenção.
3.1 O diagnóstico psicossocial: dimensões de recolha e análise de informação;
3.2 Práticas do serviço social: principais constrangimentos, desafios e procedimentos de intervenção
Almeida, J.L., Sousa, P.;Avaliação Diagnóstica na Prática do Serviço Social, Psicosoma, 2016 |
Almeida, J. L., Sousa, P. (org.);Serviço Social na Escola. Contributos para o campo profissional, Edições Húmus, 2018 |
Ander-Egg, E.;Investigacion y diagnostico para el trabajo social , Humanitas, 1990. ISBN: ISBN: 950-582-201-5 |
Ander-Egg, E., Aguilar Idánez, M. J.;Cómo elaborar um proyecto: Guía para disenar proyectos sociales y culturales, Lumen, 1995 |
Carvalho, M. I.; Serviço Social no Envelhecimento, Ed. Pactor, 2013 |
Carvalho, M. I.;Serviço Social com Famílias, Ed. Pactor, 2015 |
Guerra, I.;Fundamentos e Processos de uma sociologia de Acção, Principia, 2000 |
Rogers, C.;Tornar-se Pessoa, Padrões Culturais, 2009 |
A conceção de ensino-aprendizagem assenta no exercício de operacionalização de conhecimentos e na interpretação dos problemas concretos, por via de abordagens expositivas e, essencialmente, da análise de casos vivenciados pelos alunos, tendo por base experiências controladas de observação e participação no terreno. Para desenvolver a capacidade de relacionamento e comunicação dos alunos organizam-se exercícios de role-playing, dinâmicas de grupo e apresentações de trabalhos que suscitem a discussão coletiva.
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A avaliação contínua baseia-se em vários elementos:
a) Avaliação do trabalho de terreno (assiduidade, pontualidade, disponibilidade e empenho nas actividades de terreno, notas de campo, auto e hetero-avaliação do desempenho relacional no estágio (consultar grelha de critérios de avaliação) - 50%;
b) Pré-diagnóstico (trabalho final) - 40% (consultar grelha de critérios de avaliação);
d) Participação nas aulas - 10%.