Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
A teoria
sistémica permite explicar fenómenos como a resistência das famílias e grupos à
mudança e a forma como os sistemas se movem entre a estabilidade e a mudança
gerando soluções no seu interior. Colocar-se-á particular ênfase na metodologia
sistémica no trabalho com as famílias. No final desta disciplina, o estudante
deverá ser capaz de:
i) Compreender
a mudança dos indivíduos em função do funcionamento dos sistemas em que se
inserem, nomeadamente o contexto familiar;
ii) Reconhecer
diferentes perturbações/dificuldades na interação humana associadas a
diferentes axiomas da comunicação humana;
iii) Identificar
diferentes caraterísticas inerentes à estrutura de uma família: limites e
fronteiras, alianças e coligações, regras, canais de comunicação;
iv) Identificar
diferentes tipos de famílias e diferentes estádios do ciclo vital da família e
respetivas características;
v) Conhecer
diferentes técnicas/estratégias de intervenção sistémicas;
vi) Conhecer
diferentes abordagens de intervenção sistémicas: transgeracionais, estruturais,
estratégicas e narrativas;
vii) Refletir
criticamente sobre casos a partir de uma abordagem sistémica.
Programa
1. Teoria
Geral dos sistemas aplicada às instituições e ao funcionamento familiar
2. Teoria
da Cibernética
3. Teorias
da comunicação (escola de Palo Alto)
4. Da
`realidade inventada¿ (Watzlawick) ao construccionismo social
5. As
narrativas/sistema (Sluzki)
6. Postura
co-laborativa de `não-saber¿ (Goolishian e Anderson)
7. Famílias
e outras redes sociais
8. Condução
de sessões com famílias e com grupos (hipótese sistémica, questionário
circular, técnicas ativas e escultura, genogramas e transmissão
multigeneracional, questionário reflexivo)
9. Intervenções
transgeracionais, estruturais, estratégicas e narrativas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O componente curricular pretende fazer uma discussão sobre a dimensão teórico prática do Serviço Social que faz uso da Abordagem Sistêmica como uma possibilidade de construção de mediação com as famílias, tendo em consideração que a Teoria Sistêmica possibilita a construção de instrumentos de trabalho ao assistente social, mas não lhe confere a possibilidade de ser terapeuta familiar, uma vez que este título não é uma atribuição do licenciado em Serviço Social e sim de quem faz o curso de Terapia Familiar.
Bibliografia Principal
Marcelo Gallo;Crise de Paradigmas na Sociologia, 2006
Marilena Chaui;Convite a Filosofia, capítulo 7, Atica, 2000
Sérgio Lessa;Abaixo a Família Monogâmica, Editora Luckaks, 2013
Motta, Maria Do Carmo.;Teoria sistêmica e família, pontos e contrapontos., XV Jornadas de Investigación y Cuarto Encuentro de Investigadores en Psicología del Mercosur. Facultad de Psicología - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2008
Tereza Cristina;O uso da abordagem sistêmica com Família, Tese de Doutorado em Serviço Social
Lauren Beltrão Gomes; Simone Dill Azeredo Bolze; Rovana Kinas Bueno; Maria Aparecida Crepaldi;As Origens do Pensamento Sistêmico: Das Partes para o Todo, Revista Pensando Famílias, 2014
Bibliografia Complementar
Maria Olívia Dias;UM OLHAR SOBRE A FAMÍLIA NA PERSPETIVA SISTÉMICA O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NO SISTEMA FAMILIAR, Revista Gestão e Desenvolvimento, 2011
Métodos de Ensino
Método misto:
expositivo, interrogativo e participativo (através de exercícios de reflexão,
análise e comunicação). Contempla a necessária interiorização de conhecimentos pelos
alunos, pressupondo uma atividade expositiva e orientadora por parte do
professor, em articulação com atividades que exigem a participação ativa e
empenhada dos alunos de modo a permitir o treino de competências. As atividades práticas contarão com a realização de
trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos lecionados devendo os alunos
preparar-se, sempre que possível, através da leitura do caderno de textos e da
matéria teórica correspondente.
Modo de Avaliação
1
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
28
Pesquisa de campo com Supervisor de Campo sobre a teoria sistemica
Teste/Exame
2021-01-13
Total:
28
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Em consonância
com os objetivos da unidade curricular procurar-se-á conciliar metodologias de
ensino de cariz expositivo com metodologias mais práticas e interativas, por
exemplo: análise, discussão e sínteses a partir de textos selecionados; análise
e debate de casos; exercícios de clarificação e debate, entre outros. De modo a
incentivar o desenvolvimento da reflexão em torno das questões relacionadas com
a intervenção sistémica serão desenvolvidas metodologias de participação ativa
dos alunos através da preparação de temas-debates e a preparação da sua discussão.