Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Proporcionar-se-á um debate contínuo de projectos e situações nas áreas de intervenção em que são executados os estágios por forma a perceber pela prática as características sistémicas dos grupos e famílias e a forma como se pode tirar partido das suas regras para intervenções mais eficazes e gratificadoras nas situações de reconhecida e continuada resistência à mudança.
Programa
A Origem da Família da Propriedade Privada e do Estado.
Construção Sócio Histórica das Tipologias dos Modelos Familiares: nucleares, monoparentais, reconstituídas, homoafetivas, etc.
O Processo de Trabalho das e dos assistentes sociais na atenção as famílias na perspectiva de garantia de direitos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos programáticos visam garantir a coerência entre o que se é planeado com os objetivos da Unidade Curricular, fazendo um debate sobre as questões afetas ao uso das técnicas usadas pela Teoria Sistêmica como mediadoras dos processos de atendimento sócio familiar. Os temas a serem trabalhado buscará demonstrar como o conceito de família é construído historicamente, e como este conceito que se forja em um modelo nuclear burguês se transforma e se coloca numa diversidade de possibilidades para além do modelo que culturalmente nos é imposto. As discussão serão feitas dentro do campo da sociologia aplicada ao serviço social, e na perspectiva de entender a importância de instrumentos técnicos de trabalho de área da psicologia, e da terapia familiar como uma possibilidade de qualificar as técnicas de trabalho da e do assistente social sem que com isso se configure em um atendimento terapêutico.
Bibliografia Principal
Sérgio Lessa;Abaixo a Família Monogâmica, Editora Luckaks, 2013
Friederich Engeles;A origem da família da propriedade privada e do Estado, civilização brasileira, 1984
Dalva Azevedo Gueiros;Família e trabalho social: intervenções no âmbito do Serviço Social, Rev. katálysis vol.13 no.1 Florianópolis Jan./June 2010, 2010 (http://dx.doi.org/10.1590/S1414-49802010000100015 )
Annamaria Campinani;Intervenção com Famílias numa ótica Sistêmica, Pactor Edição de Ciências Sociais. ISBN: 9789896930479
Regina Mioto;Serviço Social e Intervenção Profissional com Famílias, Pactor Edição de Ciências Sociais. ISBN: 9783960285922
Nélson Ramalho;Competências e Práticas Afirmativas dos Assistentes Sociais com famílias e pessoas lésbicas, gays, LGBTQI+, Pactor Edição de Ciências Sociais. ISBN: 9783960285922
Maria Luzia Miranda Álvares;Beauvoir, o patriarcado e os mitos nas relações de poder entre homens e mulheres, REVISTA DO NUFEN: phenomenology and interdiciplinary
Mirla Sisne;Feminismo e marxismo: apontamentos teórico-políticos para o enfrentamento das desigualdades sociais, Revista Serviço Social e Sociedade, 2018 (Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 132, p. 211-230, maio/ago. 2018 http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.138)
Nuno Carneiro e Tereza Teixeira;GOZAR OS GÉNEROS: PARA UMA ESCUTA QUEER DE NÃO-BINARISMOS DE GÉNERO
Métodos de Ensino
Como modalidades de aprendizagem, combina discussões, leituras, exercícios de role play, apresentação de vídeos e debates. A calendarização dos tópicos do programa está sujeita a reajustamentos, dependendo de oportunidades para apresentações/eventos e/ou convidados especiais.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
32
Total:
32
Avaliação Contínua
Avaliação periódica
Teste de avaliação de conhecimentos (40%) - feito pela plataforma google forms .
Trabalho escrito e apresentação (60%) primeiro plano pelo atual que estamos vivendo será pela plataforma google forms, mas as aulas voltando ao presencial a atividade final seguirá o no ISSSP.
Avaliação Final
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo o estipulado no Regulamento de avaliação do ISSSP.