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Seminário de Estudos e Práticas de Serviço Social 6


Código: SS1910243    Sigla: SEPSS6
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 40 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 6,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAP3

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 32,00
Orientação Tutorial: 32,00

3TURMAP2

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 32,00
Orientação Tutorial: 32,00

3TURMAP1

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 32,00
Orientação Tutorial: 32,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 2,00
Orientação Tutorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   0,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   0,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   0,00
Seminário Totais 3 6,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00
Orientação Tutorial Totais 3 6,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


Objectivos científicos

1. Dotar os estudantes de conhecimentos científicos no domínio do fenómeno em estudo
2. Capacitar os estudantes para o uso de métodos e técnicas de intervenção sociais;
3. Capacitar os estudantes para o exercício das atitudes adequadas à relação de ajuda com indivíduos, grupos e comunidades com quem interage.

Competências

1.Estar apto a definir e operacionalizar os conceitos relativos ao fenómeno em estudo;
2.Estar apto a seleccionar as técnicas de intervenção ajustadas a cada intervenção e saber fundamentar a sua escolha;
3. Usar adequadamente os instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção;
4. Revelar competências de comunicação verbal e não-verbal, assertividade, resiliência, regulação emocional, argumentação, questionamento,...
5.Estar apto a elaborar registos de observação de indivíduos, situações ou actividades;
6.Ter domínio da escrita científica.

Programa

I Seminário( Componente Teórica)
1. Perspectivas teóricas e conceitos necessários à compreensão do fenómeno em estudo;
2. Políticas, Estruturas e Organizações de intervenção no fenómeno em estudo;
3. Modelo(s) de Intervenção a implementar no âmbito do fenómeno em estudo e requeridos à prática profissional do Assistente Social;

II Seminário (Componente Tutorial)

1. Conhecer o contexto de estágio: missão objectivos, valores, projectos em curso, população a quem se dirige, organização dos recursos humanos e papel do Assistente Social;
2. Identificar pontos fortes e fracos das organizações | análise SWOT;
3. Elaborar registos de observação de indivíduos, situações ou actividades;
4. Realizar entrevistas de Relação de Ajuda;
5. Integrar as actividades promovidas pelas equipas técnicas;
6. Exercitar competências de comunicação verbal e não-verbal, assertividade, resiliência, regulação emocional, argumentação, questionamento,...

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos enunciados nos pontos 1 e 2 da I parte, componente teórica do seminário, visam responder ao objectivo 1. 

O ponto 3 da I parte e os pontos enunciados na componente tutorial do programa pretendem responder aos objectivos enunciados em 2 e 3.

Bibliografia Principal

Albuquerque, C. P. & Arcoverde, A. B. (2017). ;Serviço social contemporâneo: reflexividade e estratégia, , 2017
Marcus Lira Brandão;As Bases Biológicas do Comportamento (2017) - Introdução à Neurociência, Editora Pedagógica Universitária
Albuquerque, C. P. & Arcoverde, A. B. (2017). ;Serviço social contemporâneo: reflexividade e estratégia, , 2017
Esperidião-Antonio, V. et al. (2008). ;Neurobiologia das Emoções, Psicologia Clínica 35 (2) ou https://www.revistas.usp.br/acp/article/viewFile/17196/19203
Gaulejac, V. e Taboada, I. L. (1994). ;O processo de desinserção social (trad.), La lutte des places, Epi, Paris, pp. 117 a 133.
Gaulejac, V. & Taboada-Léonetti, I. (1994). ;Respostas Individuais à Inferiorização Social (trad.), La Lutte des Places, Epi, Paris, pp. 181 a 217.
Gray, S. W. & Zide, M. R. (2013). ;Psychopathology, An Introduction to the Competency-Based Assessment Model, Brooks, USA, pp. 14-25.
Instituto da Droga e Toxicodependência (2009). ;Linhas orientadoras para a intervenção social: Modelo de Intervenção em Reinserção, Lisboa.
Instituto da Droga e Toxicodependência (2007). ;Manual de Boas Práticas em Reinserção, Lisboa.
Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (2013). ;Rede de Referenciação/Articulação no âmbito dos Comportamentos Aditivos e das Dependências, Lisboa.

Métodos de Ensino

·¿11.Dinamização de aulas para a aprendizagem de comunicar com um público específico. Solicitar aos estudantes que os problemas/aspectos observados no terreno sejam abordados no colectivo, cabendo ao docente estimular a escuta de opiniões entre pares e a análise critica das mesmas;

2.Sistematização e estruturação, pela docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base em textos e materiais audiovisuais seleccionados e disponibilizados pela docente aos estudantes;
3.Apresentação de Casos Práticos que possam constituir situações exemplificativas para introdução de conceitos, linguagem científica especifica sobre o observado, de modo a promover "novos olhares" sobre a realidade social em observação;
4.Simulação de situações exemplificativas que capacitem os estudantes a identificarem pensamentos, sentimentos, e comportamentos de si próprios e de outros, na situação de "relação de ajuda", com destaque para a promoção da atitude empática.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

·      A avaliação é constituída por três elementos:

1.Reflexão sobre componente teórica- 40% da classificação final do Seminário;



2· Reflexão sobre trabalho de terreno incluindo notas de campo- 50% da classificação final do Seminário;

3· Participação activa nas aulas ¿ 10% da nota final.

Re 



Avaliação Final

A classificação final será o resultado da média ponderada das classificações obtidas nas provas definidas.

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método de ensino está formulado segundo três tipos de aulas, onde se pretende estimular a aprendizagem, sempre que possível por via da exercitação prática e de análise dos modos de agir profissionais no trabalho de terreno, de um conjunto diversificado de competências, como o trabalho em grupo, o rigor de linguagem, a escrita científica, o uso das técnicas de intervenção, as atitudes na relação, o autoconhecimento e o conhecimento dos outros.

ADENDA (Período Covid 19) - SESS6 
A metodologia de ensino será ajustada, sempre que os estudantes não possam prosseguir com a sua inserção nas instituições. Nessas situações serão intensificadas as aulas tutoriais on-line (em função dos grupos de estágio), com vista a apoiar de forma mais personalizada os alunos: a) orientar os trabalhos de leitura e análise dos problemas que o assistente social é convocado a intervir na "área; b) Os métodos de ensino contemplam tarefas de aprendizagem de aulas à distância, lecionadas através do programa Zoom, no horário definido para as aulas. Contemplam, ainda, tarefas com recurso à plataforma Sigarra. O acesso ao link das aulas será facultado via email dinâmico. Serão também facultados: textos de apoio e os diapositivos das aulas para que os estudantes possam acompanhar as mesmas, caso tenham dificuldades na transmissão vídeo. A comunicação entre a docentes e estudantes será via e-mail institucional.