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Estágio


Código: SS1910245    Sigla: E
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 45 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 17 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

4TURMAP3

Trabalho de Campo: 0,00
Orientação Tutorial: 28,00

4TURMAP1

Trabalho de Campo: 0,00
Orientação Tutorial: 28,00

4TURMAP2

Trabalho de Campo: 0,00
Orientação Tutorial: 28,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 20,00
Orientação Tutorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 3 60,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   0,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   0,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   0,00
Orientação Tutorial Totais 3 6,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   2,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

·      ¿ Desenvolver conhecimentos teóricos que permitam a compreensão das particularidades do fenómeno em estudo;

¿ Desenvolver conhecimentos teóricos que permitam aprofundar a compreensão sobre factores responsáveis pela estigmatização e exclusão dos cidadãos que experienciam problemas de inferiorização social;
¿ Aprofundar conhecimentos metodológicos sobre a intervenção do Assistente Social no fenómeno em estudo.

Competências
¿ Comunicar e operacionalizar os conceitos relativos aos fenómenos em estudo;
¿ Usar adequadamente os instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção;
¿ Estar apto a seleccionar as técnicas de intervenção ajustadas a cada intervenção e saber fundamentar a sua escolha;
¿ Estar apto a compreender e expressar pensamentos e sentimentos;
¿ Demonstração de aptidões de participação activa no plano de trabalho, consistência nas acções, organização e estruturação no trabalho, resolução de problemas e tomadas de decisão, assistência à resolução de conflitos, capacidade de pedir ajuda, trabalho em equipa, condução de actividades estruturadas; argumentação e comunicação, encorajamento de pares;
¿ Ter domínio da escrita científica

Programa

Estimular a operacionalização de conhecimentos em:

1. Implementação de projecto de estudo | intervenção;
2. Elaboração de registos de observação de indivíduos, situações ou actividades;
3. Realização de entrevistas de Relação de Ajuda e | ou Clínicas;
4. Realização de Diagnóstico psicossociais;
5. Exercitação de competências de comunicação verbal e não-verbal, assertividade, regulação emocional, argumentação, questionamento,...

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Se, por um lado, os conteúdos programáticos, (teóricos e técnicos) associados à aprendizagem de competências e valores [éticos] inerentes à profissão procuram responder aos objectivos enunciados, por outro, a inserção dos estudantes em diferentes contextos institucionais (20 horas/semana de Trabalho de Terreno) cria a oportunidade para exercitar os conhecimentos leccionados;
Entretanto, o Estágio Profissionalizante constitui uma unidade curricular privilegiada para o debate colectivo sobre os problemas empíricos identificados pelos estudantes, constrangimentos e potencialidades ao exercício da actividade profissional e, simultaneamente, o lugar de aprofundamento |treino de competências emocionais e sociais.

Métodos de Ensino

¿ Dinamização de aulas para a aprendizagem de comunicar com um público específico. Solicitar aos estudantes que os problemas/aspectos observados no terreno sejam abordados no colectivo, cabendo ao docente estimular a escuta de opiniões entre pares e a análise critica das mesmas;
¿ Sistematização e estruturação, pela docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base em textos e materiais audiovisuais seleccionados e disponibilizados pela docente aos estudantes;
¿ Apresentação de Casos Práticos que possam constituir situações exemplificativas para introdução de conceitos, linguagem científica especifica sobre o observado, de modo a promover "novos olhares" sobre a realidade social em observação;
¿ Simulação de situações exemplificativas que capacitem os estudantes a identificarem pensamentos, sentimentos, e comportamentos de si próprios e de outros, na situação de "relação de ajuda", com destaque para a promoção da atitude empática.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  308
  Total: 308

Avaliação Contínua

Avaliação contínua

Provas e Trabalhos Especiais

Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

50% - Avaliação das competências requeridas no exercício do estágio (desempenho relacional no estágio; notas de campo; ...)
50% - Relatório final do estágio

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As opções metodológicas deverão proporcionar o desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico, argumentativo e reflexivo. Pretende-se promover nos estudantes a aprendizagem de competências de escuta do outro, dialogante numa atitude construtiva. Pretende-se desenvolver o gosto pelo debate de ideias e atitudes de respeito, tolerância e gestão de conflito.