Código: | SS1910245 | Sigla: | E | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 45 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 4º | 17 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 28,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 28,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 28,00 |
Docência - Horas
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· ¿ Desenvolver conhecimentos teóricos que permitam a compreensão das particularidades do fenómeno em estudo;
¿ Desenvolver conhecimentos teóricos que permitam aprofundar a compreensão sobre factores responsáveis pela estigmatização e exclusão dos cidadãos que experienciam problemas de inferiorização social;Estimular a operacionalização de conhecimentos em:
1. Implementação de projecto de estudo | intervenção;
2. Elaboração de registos de observação de indivíduos, situações ou actividades;
3. Realização de entrevistas de Relação de Ajuda e | ou Clínicas;
4. Realização de Diagnóstico psicossociais;
5. Exercitação de competências de comunicação verbal e não-verbal, assertividade, regulação emocional, argumentação, questionamento,...
Se, por um lado, os conteúdos programáticos, (teóricos e técnicos) associados à aprendizagem de competências e valores [éticos] inerentes à profissão procuram responder aos objectivos enunciados, por outro, a inserção dos estudantes em diferentes contextos institucionais (20 horas/semana de Trabalho de Terreno) cria a oportunidade para exercitar os conhecimentos leccionados;
Entretanto, o Estágio Profissionalizante constitui uma unidade curricular privilegiada para o debate colectivo sobre os problemas empíricos identificados pelos estudantes, constrangimentos e potencialidades ao exercício da actividade profissional e, simultaneamente, o lugar de aprofundamento |treino de competências emocionais e sociais.
¿ Dinamização de aulas para a aprendizagem de comunicar com um público específico. Solicitar aos estudantes que os problemas/aspectos observados no terreno sejam abordados no colectivo, cabendo ao docente estimular a escuta de opiniões entre pares e a análise critica das mesmas;
¿ Sistematização e estruturação, pela docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base em textos e materiais audiovisuais seleccionados e disponibilizados pela docente aos estudantes;
¿ Apresentação de Casos Práticos que possam constituir situações exemplificativas para introdução de conceitos, linguagem científica especifica sobre o observado, de modo a promover "novos olhares" sobre a realidade social em observação;
¿ Simulação de situações exemplificativas que capacitem os estudantes a identificarem pensamentos, sentimentos, e comportamentos de si próprios e de outros, na situação de "relação de ajuda", com destaque para a promoção da atitude empática.
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 308 | |
Total: | 308 |
Avaliação contínua
Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
As opções metodológicas deverão proporcionar o desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico, argumentativo e reflexivo. Pretende-se promover nos estudantes a aprendizagem de competências de escuta do outro, dialogante numa atitude construtiva. Pretende-se desenvolver o gosto pelo debate de ideias e atitudes de respeito, tolerância e gestão de conflito.