• PT
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Programmes > Curricular Units > SS1910246
Options
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Ethics and Deontology

Code: SS1910246    Acronym: ED
Predominant Scientific Areas: Social Work

Subject: 2023/24 - 1S

Programmes

Acronym No. of Students Study plan Curriculum Years ECTS Contact hours Total Hours
LSS1 51 Despacho 2014/2007 4 ECTS

Hours Effectively Taught

4TURMAU

Teóricas: 2,00
Forms: 30,00

Teaching - Hours

Teóricas: 2,00
Forms: 0,00

Type Teacher Classes Hours
Teóricas Totals 1 2,00
Marcelo Gallo   2,00

Main literature

Mellegari, I.L. & Ramos, C. A. (2011).;Direitos humanos e dignidade política da cidadania em Hannah Arendt, Princípios: Revista de Filosofia, ISSN-e 0104-8694, Vol. 18, Nº 29, 2011
Garcia-López, E., Muñoz, J. M., Adorno, R. (2021);Desafios emergentes para debates sobre Dignidade Humana e Neurotecnologias - https://doi.org/10.3389/fnhum.2021.823570
Dolgoff, R., Harrington, D., & Loewenberg, F. M. (2012);Brooks/Cole empowerment series: Ethical decisions for social work practice. Cengage Learning.
Granja, B. (2018).;Desafios éticos do serviço social no contexto atual de mudanças sociais e das políticas sociais, Atas do V Congresso Nacional de Serviço Social, APSS, pg. 125 a 132 International Federation of Social Workers (2018). Declaração de Princípios Éticos de Trabalho
Carvalho, M., (2001). ;O poder e o saber ¿ Um olhar sobre Michel Foucault
Carvalho, M.I. (2016); ;Ética aplicada ao serviço social. Dilemas e práticas profissionais., Lisboa: PACTOR
Ienca, M. (2021).;On neurorights. Frontiers in Human Neuroscience, 15. -  https://doi.org/10.3389/fnhum.2021.701258
Martins, A. (1994).;Novos direitos do cidadão.
Paz, A. W. (2021) ;A privacidade mental é um componente da identidade pessoal? https://doi.org/10.3389/fnhum.2021.773441
Sacadura, M.J. & Almeida, H.N. (2018). ;Contributos e desafios das neurociências para o Serviço Social em Portugal, Atas do V Congresso Nacional de Serviço Social, APSS, 148-151
Reamer, F., & Reamer, F. G. (2018). ;Social work values and ethics. Columbia University Press.
Potter VR.(1971). ;Bioethics: a bridge to the future. New Jersey:Prentice-Hall
Egan, M.; Combs-Orme, T.; Neely-Barnes, S.L. (2011). ;Integrating neuroscience knowledge into social work education: A case-based approach. Journal of Social Work Education, Vol. 47, nº 2, pp.269-282.
Matto, H.C.; Strolin-Goltzman, J.; Ballan, M.S. (2014). ;Neuroscience for Social Work. Current Research and Practice. New York: Springer.

Supplementary Bibliography

Carvalho , M. I., Teles, H., & García, A. P. (2021). ;Reflexões sobre a confidencialidade como ética na prática profissional dos assistentes sociais. Revista Temas Sociais , (1), 49-66.
Branco, F. & Amaro, I. (2011). ;As práticas do ¿Serviço Social ativo¿ no âmbito das novas tendências da política social: uma perspetiva portuguesa. Serv. Soc. Soc., 108: 656-679.
Izquierdo, A. B. (2009). ;Dilemas éticos en trabajo social: el modelo de la ley social. Portularia: Revista de Trabajo Social, (9), 123-131.
Associação de Profissionais de Serviço Social (APSS), (2018). ;Código Deontológico dos Assistentes Sociais.
International Federation of Social Workers (IFSW). (2014).;Global definition of social work. International Federation of Social Work.
Goleman, D. (2015).;El cerebro y la inteligencia emocional: nuevos descubrimientos. EBooks

Assessment Components

Description Type Time (hours) Conclusion Date
Attendance (estimated)  Lessons  34
  Total: 34