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Laboratório de Escrita


Código: SS2210206    Sigla: LE
Áreas Científicas: Competências transversais

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 24 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 2 ECTS 22,5 50

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teórico-Práticas: 22,50
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Berta Pereira Granja   0,00
Patrícia Elisabete de Jesus Pires Moreira da Costa   1,50

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivos
a) Incentivar a prática da escrita e capacidade de produção mais eficiente de textos e argumentos;
b) Estimular a criatividade e capacidade de criar cenários e discursos alternativos;
c) Diversificar vocabulário e potenciar a capacidade de comunicação;
d) Favorecer a empatia, conexão e a recetividade a outras perspetivas;
e) Conhecer ferramentas possíveis de utilizar no seu percurso profissional.

Competências
Os/as estudantes deverão ser capazes de
a) produzir textos a partir de diferentes temas/estímulos, num curto espaço de tempo e de forma sintética;
b) criar histórias apelativas e estimulantes para diferentes públicos;
c) elaborar narrativas fotográficas a partir do contexto envolvente.

Resultados de aprendizagem
a) Os/as estudantes elaboram um trabalho conjugando Storytelling e Photovoice sobre um tema pertinente dentro do campo de intervenção do Serviço Social.
Abrindo espaço para a utilização de ferramentas menos tradicionais na intervenção do assistente social, o Laboratório de Escrita pretende trabalhar a capacidade de análise do contexto de intervenção do Serviço Social, através de um olhar mais atento para a
realidade social e capacidade de descrição da mesma. A fotografia e o storytelling/narrativas serão a base dos trabalhos apresentados.
A fotografia tem sido utilizada para expor problemas sociais, de forma mais documental ou artística, permitindo-nos conhecer diferentes realidades, por vezes, pouco acessíveis ou pouco visíveis ao cidadão comum. Associada à fotografia, que retrata a superfície da realidade, e que poderá suscitar inúmeras leituras e significados, a escrita de narrativas permite perceber as camadas que a compõem, identificar questões subjacentes e conhecer o que está na origem das situações, refletindo sobre elas, ensaiando e imaginando possíveis caminhos para a transformação e mudança dessa mesma realidade.

Programa

1. Introdução à temática através de exercícios e dinâmicas de escrita criativa.
2. Conceitos básicos do Storytelling. A importância das histórias na vida humana. Características das histórias. Componentes de uma história.
3. Conceitos básicos do Photovoice. O Photovoice enquanto metodologia de investigação-ação participativa e ferramenta de intervenção educativa e social.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos estão organizados de forma integrada e são abordados de forma a criar ligações entre os mesmos. Os exercícios propostos, têm por base informação teórica que os sustentam e privilegia-se a ligação com diferentes temáticas dentro do campo
de intervenção do Serviço Social.

Bibliografia Principal

Construir Pontes Ubuntu - Para uma Liderança Servidora, Edição Consórcio UBUNTU Building Bridges for Peace Projeto Erasmus+, , 2018-2019
Rodrigues, Sofia ;O photovoice: uma metodologia para a inclusão, Vozes do Centro, Porto, REAPN., 2008
Mulder, C., & Dull, A. ;Facilitating Self-Reflection: The Integration of Photovoice in Graduate Social Work Education. Social Work Education, The International Journal, 33, 1017-1036. , 2014
Maguire, J. ;The Power of Personal Storytelling: spinning tales to connect with oth, Tarcher/Penguin (New York)., 1998

Bibliografia Complementar

Mcintyre, A;). Through the Eyes of Women: photovoice and participatory research as tools for reimagining place, Gender, Place and Culture, 10, 47-66. , 2003
East, L. Et al. ;Storytelling: an approach that can help to develop resilience, Nurse Researcher (p.17)., 2010

Métodos de Ensino

Privilegia-se uma metodologia ativa e centrada nas experiências e vivências dos/das estudantes, por forma a fomentar o seu envolvimento e participação. Serão utilizadas dinâmicas de grupo e exercícios práticos, com recurso a diferentes ferramentas que
favoreçam a escrita mais fluída e potenciem a criatividade. Apoio e acompanhamento individual na elaboração dos exercícios.


Modo de Avaliação

2

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  24
  Total: 24

Avaliação Contínua

Presença e participação nas aulas: 20%
Trabalho final: 40%
Apresentação oral e poster: 40%

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A opção pela realização de exercícios ao longo das aulas permite aos/às estudantes colocar em prática os conhecimentos, refletir em conjunto e receber feedback, favorecendo a integração das aprendizagens.