Código: | SS2210206 | Sigla: | LE | |
Áreas Científicas: | Competências transversais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LSS1 | 24 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 1º | 2 ECTS | 22,5 | 50 |
Teórico-Práticas: | 22,50 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Objetivos
a) Incentivar a prática da escrita e capacidade de produção mais eficiente de textos e argumentos;
b) Estimular a criatividade e capacidade de criar cenários e discursos alternativos;
c) Diversificar vocabulário e potenciar a capacidade de comunicação;
d) Favorecer a empatia, conexão e a recetividade a outras perspetivas;
e) Conhecer ferramentas possíveis de utilizar no seu percurso profissional.
1. Introdução à temática através de exercícios e dinâmicas de escrita criativa.
2. Conceitos básicos do Storytelling. A importância das histórias na vida humana. Características das histórias. Componentes de uma história.
3. Conceitos básicos do Photovoice. O Photovoice enquanto metodologia de investigação-ação participativa e ferramenta de intervenção educativa e social.
Os conteúdos estão organizados de forma integrada e são abordados de forma a criar ligações entre os mesmos. Os exercícios propostos, têm por base informação teórica que os sustentam e privilegia-se a ligação com diferentes temáticas dentro do campo
de intervenção do Serviço Social.
Construir Pontes Ubuntu - Para uma Liderança Servidora, Edição Consórcio UBUNTU Building Bridges for Peace Projeto Erasmus+, , 2018-2019 |
Rodrigues, Sofia ;O photovoice: uma metodologia para a inclusão, Vozes do Centro, Porto, REAPN., 2008 |
Mulder, C., & Dull, A. ;Facilitating Self-Reflection: The Integration of Photovoice in Graduate Social Work Education. Social Work Education, The International Journal, 33, 1017-1036. , 2014 |
Maguire, J. ;The Power of Personal Storytelling: spinning tales to connect with oth, Tarcher/Penguin (New York)., 1998 |
Mcintyre, A;). Through the Eyes of Women: photovoice and participatory research as tools for reimagining place, Gender, Place and Culture, 10, 47-66. , 2003 |
East, L. Et al. ;Storytelling: an approach that can help to develop resilience, Nurse Researcher (p.17)., 2010 |
Privilegia-se uma metodologia ativa e centrada nas experiências e vivências dos/das estudantes, por forma a fomentar o seu envolvimento e participação. Serão utilizadas dinâmicas de grupo e exercícios práticos, com recurso a diferentes ferramentas que
favoreçam a escrita mais fluída e potenciem a criatividade. Apoio e acompanhamento individual na elaboração dos exercícios.
2
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 24 | |
Total: | 24 |
Presença e participação nas aulas: 20%
Trabalho final: 40%
Apresentação oral e poster: 40%
Não aplicável
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
A opção pela realização de exercícios ao longo das aulas permite aos/às estudantes colocar em prática os conhecimentos, refletir em conjunto e receber feedback, favorecendo a integração das aprendizagens.