• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS2210210
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Teorias Sociológicas 1


Código: SS2210210    Sigla: TS1
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 58 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 5 ECTS 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teóricas: 42,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Adriano Zilhão de Queirós Nogueira   3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivos

Proporcionar aos estudantes um conjunto de saberes que lhes permitam:
- apreender as teorias como modos de representar e interrogar o social e desenvolver capacidades de observação controlada de fenómenos sociais;
- compreender que as diferentes correntes teóricas privilegiam dimensões/características distintas e específicas da realidade social e identificar as grandes oposições que têm atravessada a Sociologia;
- estruturar um quadro de referências conceituais indispensável, para, numa fase posterior da formação, definir objetos de estudo e construir modelos de análise.

Programa

1. Introdução: o significado e a importância das teorias nas Ciências Sociais

Texto de base: texto introdutório do livro de E.C. Cuff, G.C.F. Payne, Perspectives in Sociology (London, Unwin Hyman, 1989).

2. Abordagens estruturalistas do social

2.1 Marx

Texto de base: «Estruturalismo do conflito», in: E.C. Cuff, G.C.F. Payne, Perspectives in Sociology, London, Unwin Hyman, 1989, texto traduzido e adaptado.


2.2 E. Durkheim

Textos de base: «Contribuição complementar: o social como totalidade (E. Durkheim) in: L. Van Campenhoudt, Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, págs. 126-132.
«Estruturalismo do consenso», in: E.C. Cuff, G.C.F. Payne, Perspectives in Sociology, London, Unwin Hyman, 1989, texto traduzido e adaptado.
Textos complementares : «L¿intégration professionnelle selon Durkheim» in: S. Paugam, Le salarié de la précarité, Paris, PUF, 2000, págs. 3-8 (texto traduzido).


2.3 Merton

Texto de base: «Contribuição complementar: lógica intencional e lógica objectiva (R.K. Merton) in: L. Van Campenhoudt, Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, págs. 68-73.
Texto complementar: «Estruturalismo do consenso»», in: E.C. Cuff, G.C.F. Payne, Perspectives in Sociology, London, Unwin Hyman, 1989 (texto traduzido e adaptado).



3. Abordagens interaccionistas do social

3.1 Mead

Texto de base: in: «Interaccionismo Simbólico», E.C. Cuff, G.C.F. Payne, Perspectives in Sociology, London, Unwin Hyman, 1989 (texto traduzido e adaptado).

Texto complementar: «Interaccionismo Simbólico», in: A. Giddens, Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkiam, 2000, págs. 667-668 e págs. 52-53 e 56-57.

3.2 Hughes

Texto de base: H.S. Becker, Teoria da Acção Colectiva, Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1977, pp 70-85.


3.3 Goffman

Textos de base: «O interaccionismo simbólico» in: L. Van Campenhoudt, Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, págs. 66-67.
E. Goffman, Stigmate, Les usages sociaux des handicaps, Paris, Ed. de Minuit, 1975, págs. 11-26 e 168-170.
Textos complementares: «Pesquisa de referência: Erving Goffman, Asilos» in: L. Van Campenhoudt, Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, págs. 47-67.


Bibliografia complementar

C. A. Gomes, «A interacção selectiva na escola de massas», In: Sociologia, Problemas e Práticas, nº 3, 1987;

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Definidos os objetivos da disciplina como sendo apreender as teorias como modos de representar e interrogar o social e desenvolver capacidades de observação controlada de fenómenos sociais através da mobilização de diferentes correntes teóricas que privilegiem dimensões/características distintas e específicas da realidade social, estudar autores e contributos clássicos da sociologia é percurso indispensável para assegurar, numa fase posterior, a definição de objetos de estudo e a construção de modelos de análise.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino contemplarão aulas de exposição geral da matéria, aulas de orientação tutorial dos trabalhos de avaliação de conhecimentos e aulas para visionamento de filmes ou outros elementos para debate e ilustração de tópicos ou conceitos fundamentais do programa.


Modo de Avaliação

1

Avaliação Contínua

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS

Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1. Avaliação distribuída:

A avaliação distribuída consistirá:

a) Na realização de duas fichas de leitura (individual ou em grupo, até um limite de 3 elementos), nomeadamente sobre textos programáticos da cadeira. Cada ficha de leitura terá uma ponderação de 25 % na nota final, terá que ser escrita em letra Arial 11, espaço 1,5, alinhamento do texto em justificado e ocupar 10 páginas completas. Serão considerados como critérios de avaliação:

- articulação do tema com as matérias programáticas;
- capacidade de análise crítica dos textos;
- sistematicidade;
- consulta bibliográfica;
- originalidade;
- empenho no trabalho.


b) Num exercício escrito individual (a realizar em data a definir) com ponderação de 50% na nota final e que incidirá, maioritariamente, sobre matéria programática trabalhada, nomeadamente, nas fichas de leitura.

A participação nas aulas poderá, também, ser levada em consideração na definição da nota final.


2. Avaliação por exame final

Avaliação Final

Nos termos do RAC.

Provas e Trabalhos Especiais

Nos termos do RAC.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Nos termos do RAC.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Nos termos do RAC.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Estão previstas sessões que contemplam um conjunto de atividades científico-pedagógicas, que visam consolidar as competências dos alunos. Estão previstas as seguintes atividades: apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; aprofundamento das matérias teóricas (conceitos, teorias) a partir da realização do ensaio crítico e de exercícios propostos pelo docente; orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, quer quanto às matérias gerais da disciplina, quer quanto à realização do ensaio crítico - indispensáveis à concretização dos objetivos da Unidade Curricular.