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Problemas de Economia Contemporânea


Código: SS2210211    Sigla: PEC
Áreas Científicas: ECONOMIA

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 47 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 3 ECTS 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teóricas: 16,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Gabriel Augusto Leite Mota   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Pretende-se fornecer aos alunos um conjunto de conceitos e elementos de análise que possibilitem uma visão crítica dos principais fenómenos da economia mundial contemporânea. Nesse sentido, discutem-se as principais problemáticas da economia actual: as desigualdades económicas, as inter-relações entre a economia a o ambiente e ainda os fenómenos da economia digital e em rede.

Programa

1. Desigualdade económica
1.1. Desigualdade no mundo e ao longo do tempo
1.2. Sortes de nacimento: outra lente para estudar desigualdade
1.3. O que há de errado (se é que há) na existência de desigualdade?
1.4. Quanta desigualdade é demais e de menos?
1.5. Alocações, tecnologia e instituições
1.6. Desigualdade, alocações e relações de principal-agente
1.7. Pré-distribuição
1.8. Explicando as tendências recentes na desigualdade dos rendimentos de mercado
1.9. Redistribuição: impostos e transferências
1.10. Igualdade e desempenho económico

2. Economia do ambiente

2.1. Alterações climáticas
2.2. Redução dos danos ambientais: análise custo-benefício
2.3. Políticas de limites e mercado de emissões
2.4. Os desafios da mediação das políticas ambientais
2.5. Políticas ambientais dinâmicas: tecnologias e estilos de vida futuros
2.6. Dinâmicas ambientais
2.7. Porque é tão difícil combater as alterações climáticas?
2.8. A escolhas políticas importam


3. Inovação, informação e economia em rede

3.1. O processo de inovação: invenção e difusão

3.2. Sistemas de inovação

3.3. Direitos de propriedade intelectual

3.4. Financiamento público de investigação fundamental, educação e infra-estruturas de informação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Usando a metodologia CORE (https://www.core-econ.org), os conteúdos seleccionados no programa permitem que os alunos adquiram uma visão crítica e científica pretendida sobre problemas económicos da contemporaneidade, de forma acessível a alunos de Serviço Social. 

Bibliografia Principal

Samuel Bowles, Wendy Carlin, Margaret Stevens;The Economy: Economics for a Changing World, Oxford University Press, 2017. ISBN: 9780198810247 (disponível online em https://www.core-econ.org/the-economy/?lang=en)

Bibliografia Complementar

Paul Samuelson e William Nordhaus;Economia, McGraw-Hill, 2012. ISBN: 9789899717237

Métodos de Ensino

É conjugada a apresentação dos principais elementos teóricos com a análise de dados empíricos e casos reais, estimulando a discussão de problemas relevantes na actualidade durante as aulas teorico-práticas. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída: - dois testes, cada um com uma ponderação de 45%; - o primeiro teste realiza-se durante o período lectivo e o segundo na mesma data do exame final da época normal; - a nota mínima exigida em qualquer dos testes é de 6,5 valores; - a presença nas aulas tem um peso de 10% na nota final. 
Avaliação por exame final: - nota da prova escrita, caso seja superior a 9,5 valores ou inferior a 7,5 valores; - nota da prova oral, caso a primeira seja superior a 7,5 valores e inferior a 9,5 valores.

Avaliação Final

Exame final escrito.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Exame final escrito.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Exame final escrito.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo os conceitos a aprender, essencialmente, teóricos, a sua apresentação e discussão ao longo das aulas teórico-práticas serve os objectivos de aprendizagem desta UC.