Código: | SS2210216 | Sigla: | FS3 | |
Áreas Científicas: | SOCIOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 69 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 2º | 5 ECTS |
Teóricas: | 45,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Objetivos da disciplina
. Compreender que a produção das desigualdades sociais é um fenómeno recorrente na estruturação das sociedades;
. Ler e interpretar a desigualdade nas sociedades contemporâneas;
. Conhecer e compreender as dinâmicas de mobilidade social que atravessam as sociedades contemporâneas;
1. A desigualdade social: o debate em torno da noção, critérios e categorias de análise da desigualdade
Texto 1
Stavenhagen R. ¿Classes sociales y estratificación¿ extraído de Las classes sociales en la sociedad capitalista avanzada, Barcelona, Ed. Península, 1971, pp 169-189 (tradução de A. J.Esteves e A.J.Fleming, Sociologia, Porto, Porto Ed., 1981).
2. O lugar no consumo como fonte de desigualdade: contributos para a teoria da estratificação na proposta de Melvin Tumin
Texto 2
Tumin, Melvin, A Estratificação Social, São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1970, cap. 2, pp. 27-36.
3. O lugar na produção como fonte de desigualdade: contributos para a teoria das classes sociais
3.1. O conceito de classe social de Marx
Texto 3
Campenhoudt, L. V., Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, pp 178-187.
Texto 4
Terray, E. ¿Sobre as classes sociais¿ in: A. J. Esteves e A. J. Fleming, ¿Sociologia¿ Porto, Porto Ed. 1981.
3.2. N. Poulantzas e a estrutura de classes nas sociedades contemporâneas
Texto 5
N. Poulantzas, ¿As classes sociais no capitalismo de hoje¿, ¿Introdução¿, Rio de Janeiro, Zahar Ed., 1975, pp 13-38.
Texto 6
Poulantzas, Nicos, ¿Classes: os critérios políticos e ideológicos, in Teoria das Classes Sociais, Porto, Pub. Escorpião, 1976, pp. 24-43. (Reproduzido por A. J. Esteves e A. J. Fleming, Sociologia, Porto, Porto Editora, 1981, pp. 215-225)
4. A Mobilidade Social
4.1. Conceptualização e operacionalização da noção de mobilidade social.
Texto 8
Demartis, Lucia ¿Compêndio de Sociologia¿, pp 130-131, Edições 70, Lisboa, 2002.
4.2. A interpretação sociológica da Mobilidade Social
Texto 9
Ferreira, J. M. Carvalho e outros, ¿Sociologia¿, pp356-358 e pp 366-374, McGraw-Hill, 1995.
Estão previstas as seguintes atividades: - apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; - aprofundamento das matérias teóricas (conceitos, teorias) a partir da realização do relatório temático e de exercícios propostos pelos docentes; - orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, quer quanto às matérias gerais da disciplina, quer quanto à realização do relatório temático.
Os métodos de ensino contemplarão aulas de exposição geral da matéria, aulas de orientação tutorial dos trabalhos de avaliação de conhecimentos e aulas para visionamento de filmes ou outros elementos para debate e ilustração de tópicos ou conceitos fundamentais do programa.
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Exame, nas diferentes épocas de avaliação.
Nos termos do RAC.
Nos termos Regulamentares.
Nos termos do RAC.
Estão previstas sessões que contemplam um conjunto de atividades científico-pedagógicas, que visam consolidar as competências dos alunos. Estão previstas as seguintes atividades: apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; aprofundamento das matérias teóricas (conceitos, teorias) a partir da realização do ensaio crítico e de exercícios propostos pelo docente; orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, quer quanto às matérias gerais da disciplina, quer quanto à realização do ensaio crítico - indispensáveis à concretização dos objetivos da Unidade Curricular.