• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS2210216

Fenómenos Societais 3


Código: SS2210216    Sigla: FS3
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 69 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TURMAU

Teóricas: 45,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Adriano Zilhão de Queirós Nogueira   3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


Objetivos da disciplina

. Compreender que a produção das desigualdades sociais é um fenómeno recorrente na estruturação das sociedades;
. Ler e interpretar a desigualdade nas sociedades contemporâneas;
. Conhecer e compreender as dinâmicas de mobilidade social que atravessam as sociedades contemporâneas;

Programa




1. A desigualdade social: o debate em torno da noção, critérios e categorias de análise da desigualdade

Texto 1
Stavenhagen R. ¿Classes sociales y estratificación¿ extraído de Las classes sociales en la sociedad capitalista avanzada, Barcelona, Ed. Península, 1971, pp 169-189 (tradução de A. J.Esteves e A.J.Fleming, Sociologia, Porto, Porto Ed., 1981).

2. O lugar no consumo como fonte de desigualdade: contributos para a teoria da estratificação na proposta de Melvin Tumin

Texto 2
Tumin, Melvin, A Estratificação Social, São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1970, cap. 2, pp. 27-36.

3. O lugar na produção como fonte de desigualdade: contributos para a teoria das classes sociais

3.1. O conceito de classe social de Marx

Texto 3
Campenhoudt, L. V., Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, pp 178-187.
Texto 4 
Terray, E. ¿Sobre as classes sociais¿ in: A. J. Esteves e A. J. Fleming, ¿Sociologia¿ Porto, Porto Ed. 1981.


3.2. N. Poulantzas e a estrutura de classes nas sociedades contemporâneas

Texto 5
N. Poulantzas, ¿As classes sociais no capitalismo de hoje¿, ¿Introdução¿, Rio de Janeiro, Zahar Ed., 1975, pp 13-38.
Texto 6
Poulantzas, Nicos, ¿Classes: os critérios políticos e ideológicos, in Teoria das Classes Sociais, Porto, Pub. Escorpião, 1976, pp. 24-43. (Reproduzido por A. J. Esteves e A. J. Fleming, Sociologia, Porto, Porto Editora, 1981, pp. 215-225)

4. A Mobilidade Social

4.1. Conceptualização e operacionalização da noção de mobilidade social.

Texto 8

Demartis, Lucia ¿Compêndio de Sociologia¿, pp 130-131, Edições 70, Lisboa, 2002.

4.2. A interpretação sociológica da Mobilidade Social

Texto 9
Ferreira, J. M. Carvalho e outros, ¿Sociologia¿, pp356-358 e pp 366-374, McGraw-Hill, 1995.




Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Estão previstas as seguintes atividades: - apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; - aprofundamento das matérias teóricas (conceitos, teorias) a partir da realização do relatório temático e de exercícios propostos pelos docentes; - orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, quer quanto às matérias gerais da disciplina, quer quanto à realização do relatório temático.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino contemplarão aulas de exposição geral da matéria, aulas de orientação tutorial dos trabalhos de avaliação de conhecimentos e aulas para visionamento de filmes ou outros elementos para debate e ilustração de tópicos ou conceitos fundamentais do programa.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída
A avaliação distribuída consistirá:
a) Na realização de duas fichas de leitura (individual ou em grupo, até um limite de 3 elementos), nomeadamente sobre textos programáticos da cadeira. Cada ficha de leitura terá uma ponderação de 25 % na nota final, terá que ser escrita em letra Arial 11, espaço 1,5, alinhamento do texto justificado e ocupar cerca de 10 páginas. Serão considerados como critérios de avaliação:

- articulação do tema com as matérias programáticas;
- capacidade de análise crítica dos textos;
- sistematicidade;
- consulta bibliográfica;
- originalidade;
- empenho no trabalho.
b) Num exercício escrito individual (a realizar em data a definir) com ponderação de 50% na nota final e que incidirá, maioritariamente, sobre matéria programática trabalhada, nomeadamente, nas fichas de leitura.
A participação nas aulas poderá, também, ser levada em consideração na definição da nota final.
2. Avaliação por exame final


Avaliação Final

Exame, nas diferentes épocas de avaliação.

Provas e Trabalhos Especiais

Nos termos do RAC.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Nos termos Regulamentares.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Nos termos do RAC.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Estão previstas sessões que contemplam um conjunto de atividades científico-pedagógicas, que visam consolidar as competências dos alunos. Estão previstas as seguintes atividades: apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; aprofundamento das matérias teóricas (conceitos, teorias) a partir da realização do ensaio crítico e de exercícios propostos pelo docente; orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, quer quanto às matérias gerais da disciplina, quer quanto à realização do ensaio crítico - indispensáveis à concretização dos objetivos da Unidade Curricular.