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Estágio em Serviço Social II


Código: SS2210226    Sigla: EII
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 60 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 6,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TURMAP2

Seminário: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00
Estágio: 0,00

2TURMAP1

Seminário: 20,00
Orientação Tutorial: 10,00
Estágio: 0,00

2TURMAP3

Seminário: 20,00
Orientação Tutorial: 10,00
Estágio: 0,00

2TURMAP4

Seminário: 20,00
Orientação Tutorial: 9,00
Estágio: 0,00

Docência - Horas

Seminário: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Estágio: 0

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 4 8,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   2,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00
Orientação Tutorial Totais 4 4,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   1,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   1,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   1,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   1,00
Estágio Totais 4
Elsa Montenegro Moreira Marques   0,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   0,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Permitir o contacto direto do aluno com a realidade social e problemas que são objeto de intervenção dos assistentes sociais;
2. Adquirir competências de seleção e articulação de saberes teóricos que permitam compreender os fenómenos e problemas sociais em estudo;
3. Compreender os sistemas de proteção social e os seu quadro normativo de referência;
4. Conhecer as práticas profissionais do assistente social nos diversos campos de atuação
5. Adquirir competências acerca dos modos de conhecer e fazer do serviço social: elaborar diagnósticos, construir a relação de ajuda e promover dinâmicas de grupo

Programa

1. Aprofundamento dos contributos teóricos relevantes para a análise dos fenómenos e problemas sociais em estudo/intervenção

2. Aprofundamento do quadro normativo de referência, medidas de política social, respostas e apoios sociais a acionar no combate aos problemas sociais

3. Aprofundamento dos modos de conhecer e fazer do serviço social no campo da intervenção
3.1 O diagnóstico psicossocial: dimensões de recolha e análise de informação
3.2 Práticas do serviço social: principais constrangimentos, desafios e procedimentos de intervenção

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos cumprem o objetivo de contribuir para a elaboração de problemáticas teóricas capazes de explicar os processos sociais que estão na origem de múltiplas formas de exclusão social. Cumprem, igualmente, o objetivo de dar a conhecer como estão organizados os sistemas de proteção social, quais são as medidas de política social e os apoios sociais a mobilizar na intervenção. Os conteúdos são ainda compatíveis com o objetivo de contribuir para a problematização das práticas profissionais do assistente social e a exercitação do saber fazer técnico e prático.

Métodos de Ensino

A conceção de ensino-aprendizagem assenta no exercício de operacionalização de conhecimentos e na interpretação dos problemas concretos, por via de abordagens expositivas e, essencialmente, da análise de casos vivenciados pelos alunos, tendo por base experiências controladas de observação e participação no terreno. Para desenvolver a capacidade de relacionamento e comunicação dos alunos organizam-se exercícios de role-playing, dinâmicas de grupo e apresentações de trabalhos que suscitem a discussão coletiva.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Avaliação Contínua

A avaliação contínua baseia-se em vários elementos:

a) Avaliação do desempenho do aluno(a) no estágio (incluindo a realização de notas de campo): 50%;

b) Exercício escrito de reflexão sobre o estágio (trabalho individual ou em grupo, consoante os estágios) Este exercício inclui um capítulo que integra a realização de um diagnóstico psicossocial (exercício de avaliação conjunto com a disciplina de Diagnóstico Psicossocial 2): 40%;

c) Participação nas aulas: 10%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A inserção dos alunos em contextos de estágio possibilita o conhecimento acerca das práticas de serviço social nos diversos campos de intervenção. Promove-se uma pedagogia centrada na análise crítica dos modos de fazer das instituições que acolhem os estágios dos estudantes e na resolução de problemas concretos: exercício sistemático da descoberta dos contributos pluridisciplinares para conhecer os problemas e construir modelos de intervenção ajustados às suas causalidades.