Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1. Permitir o contacto direto do aluno com a realidade social e problemas que são objeto de intervenção dos assistentes sociais; 2. Adquirir competências de seleção e articulação de saberes teóricos que permitam compreender os fenómenos e problemas sociais em estudo; 3. Compreender os sistemas de proteção social e os seu quadro normativo de referência; 4. Conhecer as práticas profissionais do assistente social nos diversos campos de atuação 5. Adquirir competências acerca dos modos de conhecer e fazer do serviço social: elaborar diagnósticos, construir a relação de ajuda e promover dinâmicas de grupo
Programa
1. Aprofundamento dos contributos teóricos relevantes para a análise dos fenómenos e problemas sociais em estudo/intervenção
2. Aprofundamento do quadro normativo de referência, medidas de política social, respostas e apoios sociais a acionar no combate aos problemas sociais
3. Aprofundamento dos modos de conhecer e fazer do serviço social no campo da intervenção 3.1 O diagnóstico psicossocial: dimensões de recolha e análise de informação 3.2 Práticas do serviço social: principais constrangimentos, desafios e procedimentos de intervenção
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos programáticos cumprem o objetivo de contribuir para a elaboração de problemáticas teóricas capazes de explicar os processos sociais que estão na origem de múltiplas formas de exclusão social. Cumprem, igualmente, o objetivo de dar a conhecer como estão organizados os sistemas de proteção social, quais são as medidas de política social e os apoios sociais a mobilizar na intervenção. Os conteúdos são ainda compatíveis com o objetivo de contribuir para a problematização das práticas profissionais do assistente social e a exercitação do saber fazer técnico e prático.
Métodos de Ensino
A conceção de ensino-aprendizagem assenta no exercício de operacionalização de conhecimentos e na interpretação dos problemas concretos, por via de abordagens expositivas e, essencialmente, da análise de casos vivenciados pelos alunos, tendo por base experiências controladas de observação e participação no terreno. Para desenvolver a capacidade de relacionamento e comunicação dos alunos organizam-se exercícios de role-playing, dinâmicas de grupo e apresentações de trabalhos que suscitem a discussão coletiva.
Modo de Avaliação
2
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
48
Total:
48
Avaliação Contínua
A avaliação contínua baseia-se em vários elementos:
a) Avaliação do desempenho do aluno(a) no estágio (incluindo a realização de notas de campo): 50%;
b) Exercício escrito de reflexão sobre o estágio (trabalho individual ou em grupo, consoante os estágios) Este exercício inclui um capítulo que integra a realização de um diagnóstico psicossocial (exercício de avaliação conjunto com a disciplina de Diagnóstico Psicossocial 2): 40%;
c) Participação nas aulas: 10%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A inserção dos alunos em contextos de estágio possibilita o conhecimento acerca das práticas de serviço social nos diversos campos de intervenção. Promove-se uma pedagogia centrada na análise crítica dos modos de fazer das instituições que acolhem os estágios dos estudantes e na resolução de problemas concretos: exercício sistemático da descoberta dos contributos pluridisciplinares para conhecer os problemas e construir modelos de intervenção ajustados às suas causalidades.