Código: | SS2210238 | Sigla: | CE | |
Áreas Científicas: | Competências transversais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 18 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 3º | 2 ECTS |
Teórico-Práticas: | 24,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Os objectivos de aprendizagem desta unidade curricular são os seguintes:
OA1: ficar a conhecer as principais teorias explicativas dos processos empreendedores e casos práticos de empreendedorismo, nomeadamente na área social;
OA2: desenvolvimento de competências de pesquisa e análise de informação relevantes para o processo empreendedor;
OA3: desenvolvimento do espírito de iniciativa e de empeendedorismo;
OA4: fomento da capacidade de trabalho em equipa e da assunção dos papéis de liderança e de segudidor.
Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objectivos de aprendizagem definidos na medida em que a análise, ora das teorias, ora dos casos práticos, passando pelas ferramentas para o empreendedorismo consegue, precisamente, aumentar a dotação prática e téorica dos discentes no que respeita ao empreendedorismo, o que era o objectivo inicial da UC.
Carvalho, L. C., & da Costa, T. G.;Empreendedorismo: Uma Visão Global e Integradora (2ª ed.), Edições Sílabo, 2022. ISBN: 978-989-561-264-2 |
Carvalho, J. M. ;Inovação & Empreendedorismo: Ideia - Informação - Implementação - Impacto, Vida Económica, 2016. ISBN: 9789897682803 |
Parente, C. (Ed.);Empreendedorismo Social em Portugal, Universidade do Porto - Faculdade de Letras, 2014. ISBN: 978-989-8648-16-7 |
Durante as aulas serão usadas metodologias expositivas, tanto de teorias como de casos práticos, assim como o acompanhamento tutorial dos trabalhos de grupo.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 22,5 | |
Total: | 22,5 |
A avaliação será composta pelos seguintes elementos: 10% para a presença nas aulas; 45% para o teste escrito individual; 22,5% para o trabalho de grupo; 22,5% para a apresentação do trabalho de grupo. No caso dos trabalhadores-estudantes, as ponderações são: 50% para o teste escrito individual; 25% para o trabalho de grupo; 25% para a apresentação do trabalho de grupo.
Exame final.
N.A.
Conforme RA.
Conforme RA.
Através das metodologias de ensino mais expositivas consegue-se, sobretudo, alcançar o OA1, dotando os discentes com o conhecimento sobre as principais teorias do empreendedorismo. Depois, com o acompanhamento tutorial dos trabalhos de grupo, conseguem-se alcançar os OA2 a 4, na medida em que o trabalho de grupo obriga à aceitação dos papéis de liderança e de seguidor, obriga à pesquisa e análise autónoma de informação e fomenta o espírito de iniciativa e de empreendedorismo.