• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS2210238
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Competências Empreendedoras


Código: SS2210238    Sigla: CE
Áreas Científicas: Competências transversais

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 18 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 2 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 24,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Gabriel Augusto Leite Mota   1,50

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Os objectivos de aprendizagem desta unidade curricular são os seguintes:
OA1: ficar a conhecer as principais teorias explicativas dos processos empreendedores e casos práticos de empreendedorismo, nomeadamente na área social;
OA2: desenvolvimento de competências de pesquisa e análise de informação relevantes para o processo empreendedor;
OA3: desenvolvimento do espírito de iniciativa e de empeendedorismo;
OA4: fomento da capacidade de trabalho em equipa e da assunção dos papéis de liderança e de segudidor. 

Programa

1. Empreendedorismo: teorias e perspectivas.
2. O papel do empreendedor.
3. O processo empreendedor.
4. Estratégias empreendedoras: gerar e explorar novas ideias.
5. Empreendedorismo social.
6. Manual prático para o empreendedorismo.
7. Casos práticos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objectivos de aprendizagem definidos na medida em que a análise, ora das teorias, ora dos casos práticos, passando pelas ferramentas para o empreendedorismo consegue, precisamente, aumentar a dotação prática e téorica dos discentes no que respeita ao empreendedorismo, o que era o objectivo inicial da UC.

Bibliografia Principal

Carvalho, L. C., & da Costa, T. G.;Empreendedorismo: Uma Visão Global e Integradora (2ª ed.), Edições Sílabo, 2022. ISBN: 978-989-561-264-2

Bibliografia Complementar

Carvalho, J. M. ;Inovação & Empreendedorismo: Ideia - Informação - Implementação - Impacto, Vida Económica, 2016. ISBN: 9789897682803
Parente, C. (Ed.);Empreendedorismo Social em Portugal, Universidade do Porto - Faculdade de Letras, 2014. ISBN: 978-989-8648-16-7

Métodos de Ensino

Durante as aulas serão usadas metodologias expositivas, tanto de teorias como de casos práticos, assim como o acompanhamento tutorial dos trabalhos de grupo. 


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  22,5
  Total: 22,5

Avaliação Contínua

A avaliação será composta pelos seguintes elementos: 10% para a presença nas aulas; 45% para o teste escrito individual; 22,5% para o trabalho de grupo; 22,5% para a apresentação do trabalho de grupo. No caso dos trabalhadores-estudantes, as ponderações são: 50% para o teste escrito individual; 25% para o trabalho de grupo; 25% para a apresentação do trabalho de grupo.   

Avaliação Final

Exame final.

Provas e Trabalhos Especiais

N.A.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Conforme RA.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Conforme RA.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Através das metodologias de ensino mais expositivas consegue-se, sobretudo, alcançar o OA1, dotando os discentes com o conhecimento sobre as principais teorias do empreendedorismo. Depois, com o acompanhamento tutorial dos trabalhos de grupo, conseguem-se alcançar os OA2 a 4, na medida em que o trabalho de grupo obriga à aceitação dos papéis de liderança e de seguidor, obriga à pesquisa e análise autónoma de informação e fomenta o espírito de iniciativa e de empreendedorismo.