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Técnicas de Animação e Comunicação


Código: SS2210239    Sigla: TAC
Áreas Científicas: Competências transversais

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 34 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 2 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 25,50
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Moisés Santos de Menezes   1,50

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

A UC visa a analisar os diversos contextos comunicacionais e a comunicação efectiva da esfera relacional da intervenção, assim como os princípios do saber na interacção com as populações, os processos de negociação e cooperação e de mediação em Serviço Social.

A compreensão dos processos sociais das dinâmicas de conflito, negociação e mediação em diferentes âmbitos;
-Fomentar a aquisição de competências necessárias para enfrentar os conflitos de forma positiva e construtiva;


- Proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências necessárias para a introdução da temática da mediação, no exercício profissional futuro;A coerência dos conteúdos com os objetivos encontra-se assegurada dado que os mesmos contemplam os quatro vectores enunciados nos objetivos, respondendo deste modo aos diversos módulos que estruturam esta unidade curricular: comunicação, negociação e cooperação.

Programa

1.Contextos de comunicação
1.1 Caraterísticas efetivas de comunicação
1.3 A esfera relacional da intervenção
1.4 A relação de ajuda: definição, pressupostos e finalidades
1.5 Os aspetos comunicacionais da relação de ajuda


2. Os princípios do saber na interação com as populações
2.1 Criar clima favorável à interação
2.2 Enfrentar os bloqueios na comunicação
2.3 Controlo de juízos e valores
2.4 Gestão da sensibilidade e controlo de emoções

3. Conflito, Negociação e cooperação
3.1. Contextos e tipologias de conflitos
3.2. Fases e consequências do conflito
3.3.A natureza da negociação
3.4 Etapas de negociação
3.5 Estratégias e táticas negociais
3.6 Negociação com os utentes e com os serviços

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os discentes devem incorporar um conjunto de conhecimentos ao nível comunicacional, na sua relação com os utentes, e perceber os mecanismos de negociação, e mediação em situações de tensão/crispação considera-se que as metodologias acima descritas oferecem a melhor solução para atingir estes objetivos. Por sua vez, a utilização de técnicas de análise interpessoal (escalas de atitude e questionários), facilita o autoconhecimento condição fundamental para enfrentar os conflitos de forma positiva e construtiva.

Bibliografia Principal

Granja, Berta Pereira ;Assistente Social - Identidade e Saber , Universidade do Porto, 2008
Cunha,P. & Monteiro, A.P ;Gestão de Conflitos na Escola , Pactor, 2018. ISBN: 9789896930844
Monteiro, A.P. & Cunha;Gestão de Conflitos na Família , Pactor, 2019. ISBN: 9789896930882
Cunha, P. & Leitão, S. ;Manual de Gestão Construtiva de Conflitos , Fundação Fernando Pessoa, 2021. ISBN: 9789896431686
Federação Nacional de Mediadores de Conflitos (Org.) ;Casos Práticos de Mediação de Conflitos - Relatos Reais , Pactor, 2021. ISBN: 9879896931308

Bibliografia Complementar

Ripol-Millet, A. ;Familia, trabajo social y mediación., Paídos, 2001. ISBN: 8449310172
Santos, C., Albuquerque, C., & Neves Almeida, H. ;Serviço social: mutações e desafios, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. ISBN: 972-989-26-0266-0
Figueiredo L. J. L;A gestão de conflitos numa organização e consequente satisfação dos colaboradores, Universidade Católica Portuguesa, 2012
Oliveira, F. N. S ;Comunicação das Organizações: Um olhar sobre a importância da Comunicação Interna, Universidade Nova de Lisboa , 2018 (https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_4)

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino passam muito por processos de ¿autoscopia¿ da aquisição de competências nos diversos módulos quer da comunicação, negociação e mediação. Serão realizados exercícios práticos: análise de casos e participação em role-play (dinâmicas de negociação e mediação);e utilizadas de técnicas de análise interpessoal (escalas de atitude e questionários com correção e interpretação individual ou em grupo dos resultados).


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  25,5
  Total: 25,5

Avaliação Final

A avaliação final será realizada através de 02 elementos equivalente a 50% da nota cada uma;

1º - Trabalho em Grupo com entrega de material escrito e apresentação em sala de aula (40% - 30% parte escrita e 10% apresentação em sala de aula);
10% Participação das aulas e realização das atividades;

2º -  50% Prova Escrita Individual;

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os discentes devem incorporar um conjunto de conhecimentos ao nível comunicacional, na sua relação com os utentes, e perceber os mecanismos de negociação, e mediação em situações de tensão/crispação considera-se que as metodologias acima descritas oferecem a melhor solução para atingir estes objetivos. Por sua vez, a utilização de técnicas de análise interpessoal (escalas de atitude e questionários), facilita o autoconhecimento condição fundamental para enfrentar os conflitos de forma positiva e construtiva.