Código: | SS2210241 | Sigla: | EPS | |
Áreas Científicas: | ECONOMIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 60 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 3º | 3 ECTS |
Teóricas: | 18,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Demonstrar as razões de índole económica que justificam a intervenção do Estado no financiamento, na provisão, na administração e na regulação dos sectores sociais.
Compreender a evolução recente dos objectivos, das medidas de politica, assim como dos instrumentos mais comuns de intervenção pública nos sectores sociais.
Relevar o contributo da ciência económica na análise, compreensão e avaliação dos problemas sociais.
Sensibilizar para a aplicação de métodos de avaliação económica na decisão de programas. projectos e investimentos de índole social.
Contribuir para a actualização do debate sobre o impacto das políticas públicas, nomeadamente da política orçamental e fiscal, sobre a estabilidade, a eficiência e equidade.
1. Fundamentos para a intervenção do Estado na economia
1.1. Aumento da eficiência económica
1.2. Promoção da equidade
2. Análise económica dos principais sectores sociais
2.1. Educação
2.2. Saúde
2.3. Pensões e Segurança Social
2.4. Pobreza e desigualdade.
Nesta UC pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de interpretar os fenómenos socias através de uma perspectiva económica.
Nesse sentido, os tópicos definidos no programa permitem dar essa compreensão, nomeadamente debatendo-se o papel do Estado na Economia, as questões de eficiência e equidade ou como os problemas económicos surgem na provisão da saúde, educação, segurança social ou pobreza.
The Economics of Social Problems;Julian Le Grand, Carol Propper, Sarah Smith, Palgrave MacMillan, 2008 |
Paulo Trigo Pereira, António Afonso, Manuela Arcanjo, José Carlos Gomes Santos;Economia e Finanças Públicas, Escolar Editora, 2012 |
N. Barr;The Economics of the Welfare State, Weidenfeld , 1987 |
Paul A. Samuelson, William D. Nordhaus;Economia, McGraw-Hill, 1999 |
Aulas teóricas, Apresentação das matérias em análise por parte do docente com discussão da problemática em sede de aula. Recurso frequente à análise de temas e problemas no âmbito social e à sua interpretação e leitura pela Ciência Económica.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Total: | 30 |
2 testes individuais com 45% de peso na classificação final cada.
10% da classificação final é em função da presença nas aulas.
Exame final
Conforme regulamento de avalição em vigor.
Conforme regulamento de avalição em vigor.
Sendo os objectivos de aprendizagem essencialmente teóricos, entende-se adequada a metodologia de apresentação e debate das matérias em sede de aulas teórico-práticas.