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Economia dos Problemas Sociais


Código: SS2210241    Sigla: EPS
Áreas Científicas: ECONOMIA

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 61 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teóricas: 15,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Gabriel Augusto Leite Mota   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Demonstrar as razões de índole económica que justificam a intervenção do Estado no financiamento, na provisão, na administração e na regulação dos sectores sociais.
Compreender a evolução recente dos objectivos, das medidas de politica, assim como dos instrumentos mais comuns de intervenção pública nos sectores sociais.
Relevar o contributo da ciência económica na análise, compreensão e avaliação dos problemas sociais.
Sensibilizar para a aplicação de métodos de avaliação económica na decisão de programas. projectos e investimentos de índole social.
Contribuir para a actualização do debate sobre o impacto das políticas públicas, nomeadamente da política orçamental e fiscal, sobre a estabilidade, a eficiência e equidade.


Programa

1. Fundamentos para a intervenção do Estado na economia
1.1. Aumento da eficiência económica
1.2. Promoção da equidade
2. Análise económica dos principais sectores sociais
2.1. Educação
2.2. Saúde
2.3. Pensões e Segurança Social
2.4. Pobreza e desigualdade.


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Nesta UC pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de interpretar os fenómenos socias através de uma perspectiva económica.
Nesse sentido, os tópicos definidos no programa permitem dar essa compreensão, nomeadamente debatendo-se o papel do Estado na Economia, as questões de eficiência e equidade ou como os problemas económicos surgem na provisão da saúde, educação, segurança social ou pobreza.

Bibliografia Principal

The Economics of Social Problems;Julian Le Grand, Carol Propper, Sarah Smith, Palgrave MacMillan, 2008
Paulo Trigo Pereira, António Afonso, Manuela Arcanjo, José Carlos Gomes Santos;Economia e Finanças Públicas, Escolar Editora, 2012

Bibliografia Complementar

N. Barr;The Economics of the Welfare State, Weidenfeld , 1987
Paul A. Samuelson, William D. Nordhaus;Economia, McGraw-Hill, 1999

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, Apresentação das matérias em análise por parte do docente com discussão da problemática em sede de aula. Recurso frequente à análise de temas e problemas no âmbito social e à sua interpretação e leitura pela Ciência Económica.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

2 testes individuais com 45% de peso na classificação final cada.

10% da classificação final é em função da presença nas aulas.


Os trabalhadores têm uma ponderação de 50% para cada teste, excepto se os critérios normais os beneficiarem. 

Avaliação Final

Exame final

Provas e Trabalhos Especiais

nenhuma

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Conforme regulamento de avalição em vigor. 

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Conforme regulamento de avalição em vigor. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo os objectivos de aprendizagem essencialmente teóricos, entende-se adequada a metodologia de apresentação e debate das matérias em sede de aulas teórico-práticas.