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Tese de Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social

Experiências e Vivências de Crianças e Jovens Trans*: A Reinvenção do Saber e da Práxis do Serviço Social

Aluno:Inês Vale de Carvalho
Nº de Aluno: 190123011
 
 
Início: 2020-07-27
Inscrição Definitiva: 2020-09-18
Entrega da Tese: 2022-09-23
Defesa: 2021-10-08
 
Tema Definitivo: Experiências e Vivências de Crianças e Jovens Trans*: A Reinvenção do Saber e da Práxis do Serviço Social
Tema Provisório: Transsexualidade das crianças e jovens - factores de stress e protecção de crianças e jovens transsexuais.
Resumo: O ponto de partida para este trabalho emergiu da reflexão acerca das realidades e vivências das crianças e jovens cuja identidade de género não se conforma com o sexo biológico. Desta forma pretendeu-se explorar o modo como crianças e jovens experienciam a vivenciam a sua realidade trans*, assim como identificar os seus fatores de stress e proteção internos e externos. Ao mesmo tempo pretendeu-se explorar a pertinência do Serviço Social na intervenção com estas crianças e jovens, assim como qual o grau da emergência destas práticas em Portugal, lançando algumas pistas para uma intervenção do Serviço Social mais afirmativa e desconstrutiva. A pertinência deste tema e trabalho explica-se por duas vias: primeiro, devido à invisibilidade que estas crianças e jovens trans* têm na sociedade, tornando-se necessário dar-lhes voz para que enfrentem as limitações impostas pelos sistemas cisheteronormativos; em segundo lugar, e por se reconhecer as carências da investigação do Serviço Social na área de género, mais predominantemente na área de género na infância e juventude, é necessário que se criem linhas de orientação e conhecimento científico para uma melhor intervenção. A investigação assentou numa metodologia qualitativa desenvolvida através de entrevistas semiestruturadas com recurso a guião, a 3 grupos diferentes de participantes: 2 profissionais de género em contexto LGBTIQ+; 4 assistentes que já intervieram com crianças ou jovens trans*; e por fim 3 jovens trans*.Para a sistematização dos dados procedeu-se à análise temática, segundo as propostas de Braun e Clarke (2006), tendo emergido cinco temas: (i) experiências e vivências pessoais; (ii) fatores de perigo e proteção externos; (iii) atualidade do Serviço Social; (iv) entraves, dilemas e dificuldades do Serviço Social; e por fim (v) urgências e emergências do Serviço Social. Através deste temas é possível concluir que ainda existe uma grande invisibilidade de crianças e jovens trans* por parte da sociedade, e que os sistemas e fatores família, escola, políticas públicas, instituições de infância e juventude e Sistema Nacional de Saúde, são os principais fatores de perigo, mas também de proteção destas crianças e jovens. Conclui-se também que é emergente uma reciclagem daquilo que são as práticas e as ferramentas do Serviço Social afim de se fornecer serviços inclusivos, afirmativos e não opressores. Este estudo vem trazer um conhecimento mais aprofundado daquilo que são as vivências e fatores de perigo e proteção de crianças e jovens trans*, e ainda perceber o longo caminho que o Serviço Social tem a percorrer, sugerindo assim a criação de uma carta com linhas orientadoras para a intervenção com crianças e jovens trans*.