Aluno: | Amanda Ribeiro Andrade | |
Nº de Aluno: | 180123020 | |
Início: | 2019-08-05 | |
Inscrição Definitiva: | 2020-09-25 | |
Entrega da Tese: | 2021-06-14 | |
Defesa: | 2021-07-08 | |
Título da Tese: | Serviço Social - a garantia do direito à educação em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária | |
Tema Definitivo: | Serviço Social - a garantia do direito à educação em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária | |
Tema Provisório: | Serviço social nas escolas - Um estudo de caso | |
Resumo: | A política de educação é uma política estratégica, tensionada por projetos sociais antagônicos em disputa, que se configura historicamente como palco de embates ideológicos, econômicos e sociais. Em Portugal tornou-se campo de atuação do assistente social desde que os processos de democratização de acesso ao ensino trouxeram para o interior da escola as múltiplas expressões da questão social (que tem a sua origem na relação capital-trabalho): pobreza, trabalho precário, desemprego, discriminação de gênero, etnia, raça e orientação sexual, dificuldades no acesso à saúde e violação de direitos diversos. Essa dissertação visa contribuir para a reflexão sobre o trabalho do assistente social na escola frente a tantos desafios e avaliar de que forma esta inserção pode potencializar uma socialização humanizadora, crítica e emancipatória, tão necessárias ao pleno desenvolvimento das crianças, dos jovens e da sociedade como um todo. O estudo insere-se nos pressupostos de uma análise qualitativa de pesquisa, e através do uso da metodologia de grupos focais com seis assistentes sociais da rede pública de ensino, analisa à luz do método dialético, as competências e atribuições destes profissionais, que atuam numa perspectiva de defesa e garantia de direitos, especialmente, na mediação entre família, escola, comunidade e rede de proteção social, por meio de um trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Diante da imposição de restrições e distanciamentos, o estudo também aborda o trabalho do assistente social face ao agravamento dos problemas sociais que atingem às famílias e às escolas neste momento de pandemia. Pretende-se assim, dar visibilidade à profissão em meio escolar. |