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Tese de Gerontologia Social

Programa de Promoção da Satisfação dos Colaboradores de um Centro de Dia. Apresentação de uma Proposta de Intervenção

Aluno:Diana Daniela Soares Barbosa
Nº de Aluno: 190121001
 
 
Início: 2020-07-23
Inscrição Definitiva: 2024-09-13
Entrega da Tese: 2025-10-14
Defesa: 2025-11-27
 
Título da Tese: Programa de Promoção da Satisfação dos Colaboradores de um Centro de Dia. Apresentação de uma Proposta de Intervenção
Tema Definitivo: Programa de Promoção da Satisfação dos Colaboradores de um Centro de Dia. Apresentação de uma Proposta de Intervenção
Tema Provisório: Cuidadores Informais (Como cuidar de quem cuida)
Resumo: O presente trabalho teve como finalidade a criação de um programa de intervenção orientado para a promoção da satisfação laboral e do bem-estar dos colaboradores de um Centro de Dia. O projeto baseou-se num diagnóstico institucional que incluiu a caracterização da instituição, dos utentes e dos colaboradores, recorrendo à aplicação de um questionário sociodemográfico, do questionário de satisfação dos colaboradores do ISS, I.P., aplicado a 16 colaboradores e à realização de um focus group, aplicado a 11 colaboradores. Estes instrumentos, permitiram identificar as principais necessidades e prioridades de intervenção, analisadas através de uma análise SWOT. Com base nos resultados obtidos, foi elaborado o programa ColaborAção, com duração de um ano, estruturado em quatro eixos de intervenção: Reconhecimento e valorização profissional, Comunicação e trabalho em equipa, Formação e desenvolvimento profissional e Bem-estar e apoio psicológico. Cada eixo integra atividades concretas, como reuniões de feedback, dinâmicas de team building, workshops temáticos e sessões de apoio psicológico. O programa tem como objetivo geral promover a satisfação laboral dos colaboradores do Centro de Dia, garantindo um ambiente de trabalho positivo e cuidados de excelência aos adultos mais velhos. A avaliação do impacto do projeto decorre em três momentos ¿ inicial, formativo e final ¿ através da aplicação de questionários e focus groups antes e depois da intervenção, permitindo analisar alterações nos níveis de motivação, comunicação e bem-estar. Em conclusão, este trabalho intensifica a importância da criação de programas participativos e humanizados de valorização profissional, mostrando que cuidar de quem cuida é uma condição essencial para a sustentabilidade das respostas sociais e para a construção de organizações mais eficientes e centradas nas pessoas.