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Tese de Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social

A Caminho da Autonomia: Competências de Vida e (Des)Igualdades no Acolhimento Residencial

Aluno:Joana Manuela Rangel Carvalho
Nº de Aluno: 220123003
 
 
Início: 2023-09-04
Inscrição Definitiva: 2025-06-17
Entrega da Tese: 2025-06-04
Defesa: 2025-07-14
 
Título da Tese: A Caminho da Autonomia: Competências de Vida e (Des)Igualdades no Acolhimento Residencial
Tema Definitivo: A Caminho da Autonomia: Competências de Vida e (Des)Igualdades no Acolhimento Residencial
Tema Provisório: Competências para a vida e desigualdades de género em contexto de acolhimento residencial
Resumo: A presente dissertação tem como principal objetivo analisar e compreender a existência de diferentes desenvolvimentos de competências para a vida em jovens institucionalizados, nomeadamente nas desigualdades de género neste processo. Com base numa abordagem mista, foram recolhidos dados através da Escala de Competências de Vida (Gonçalves, Macedo, Pinto & Azeredo, 2016) e da análise de projetos educativos institucionais. No total, participaram 38 jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 22 anos e foram analisados projetos educativos de 7 casas de acolhimento residencial e apartamentos de autonomização. Os resultados revelaram um domínio significativo por parte de todos os participantes em competências de autocuidado, relações interpessoais e literacia digital, mas apontaram fragilidades acentuadas nas áreas da literacia financeira, habitação e acesso a apoios sociais. As participantes do sexo feminino demonstraram, de forma geral, níveis mais elevados de autonomia e literacia institucional, enquanto que os participantes do sexo masculino apresentaram valores médios de respostas mais elevados nas perguntas relacionadas como a segurança e o transporte. Os projetos educativos analisados revelaram escassa referência aos processos de autonomização, o que representa um desafio à planificação estratégica das instituições. Apesar de algumas conclusões interessantes e de dados importante para melhorar a adaptação e a consolidação do trabalho de autonomização de crianças e jovens em casas de acolhimento residencial (CAR), na conclusão constam algumas pistas para o trabalho futuro que poderá ser realizado neste âmbito.