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Tese de Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social

Evidência sobre o contributo das artes na intervenção social com crianças e jovens em risco de exclusão social: Scoping Review

Aluno:Bibiana Inês Silva Vital
Nº de Aluno: 220123007
 
 
Início: 2022-09-16
Inscrição Definitiva: 2024-09-20
Entrega da Tese: 2025-06-05
Defesa: 2025-07-18
 
Título da Tese: Evidência sobre o contributo das artes na intervenção social com crianças e jovens em risco de exclusão social: Scoping Review
Tema Definitivo: Evidência sobre o contributo das artes na intervenção social com crianças e jovens em risco de exclusão social: Scoping Review
Tema Provisório: Evidência sobre o contributo das artes na intervenção social com crianças e jovens em risco de exclusão social: Scoping Review
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar, a partir da literatura científica internacional, o contributo das artes na intervenção social dirigida a crianças e jovens em risco de exclusão social. Para tal, foram incluídos estudos que avaliaram os resultados de intervenções artísticas em populações até aos 23 anos, publicados entre 2000 e 2025. A construção da presente scoping review seguiu as orientações metodológicas recomendadas no protocolo PRISMA-ScR e no manual Joanna Briggs Institute (JBI). A pesquisa bibliográfica foi realizada na ferramenta ELICIT, entre os dias 6 e 8 de maio de 2025, com o query: ¿Que evidências existem sobre o contributo das artes na intervenção social com crianças e jovens até aos 23 anos em risco de exclusão social?¿. Após uma seleção rigorosa, 12 estudos foram incluídos na síntese dos resultados. Os resultados indicam que as artes contribuem significativamente para o desenvolvimento global dos jovens e das comunidades. A nível individual, verifica-se um impacto positivo na esfera da saúde, psicológica e das relações interpessoais. Menos frequentemente, mas ainda assim referido, o envolvimento em práticas artísticas demonstra efeitos benéficos a nível cultural e social. Por fim, esta scoping review apresenta uma reflexão e interpretação da síntese de evidências, à luz do conhecimento teórico. Concluindo-se que, embora seja urgente investir na investigação nesta temática, já existem evidências que comprovam que as artes constituem um meio para atingir o fim, quando nos referimos à inclusão social.