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Tese de Serviço Social

Transição para a Vida Adulta: O impacto dos Assistentes Sociais no Desenvolvimento de Autonomia em Jovens com Diversidade Funcional

Aluno:Patrícia Alexandra Rodrigues Silva
Nº de Aluno: 230124001
 
 
Início: 2023-09-15
Inscrição Definitiva: 2025-11-25
Entrega da Tese: 2025-10-15
Defesa: 2025-12-16
 
Título da Tese: Transição para a Vida Adulta: O impacto dos Assistentes Sociais no Desenvolvimento de Autonomia em Jovens com Diversidade Funcional
Tema Definitivo: Transição para a Vida Adulta: O impacto dos Assistentes Sociais no Desenvolvimento de Autonomia em Jovens com Diversidade Funcional
Tema Provisório: Transição para a Vida Adulta: O impacto dos Assistentes Sociais no Desenvolvimento de Autonomia em Jovens com Diversidade Funcional
Resumo: A presente investigação surge da necessidade de reflexão no que toca ao papel desempenhado pelo Serviço Social quanto ao desenvolvimento, e à importância atribuída à autonomia na transição para a vida adulta na diversidade funcional. Pretendeu-se explorar o modo como os profissionais abordam e aprofundam este conceito, bem como averiguar a perspetiva dos jovens sobre o mesmo. A relevância deste tema surge pela escassez de trabalho realizado sobre a temática. Este trabalho possuiu como principal objetivo analisar o impacto dos/as assistentes sociais na construção da autonomia na transição para a vida adulta em jovens com diversidade funcional. Além disso, pretende qual a perceção dos Assistentes Sociais quanto à autonomia e integração das pessoas com diversidade funcional, bem como analisar as medidas de política social vigentes relativas a essa íntegra. Deste modo, almejamos compreender as práticas e o trabalho desenvolvido nas instituições, nomeadamente nos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI). A metodologia adotada é de carácter qualitativo, visto que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com recurso a guião às assistentes sociais da instituição onde a investigação se realizou, de forma a ser possível uma perceção mais aprofundada da importância da autonomia e de que modo é trabalhada. Do mesmo modo, e continuando na metodologia qualitativa, selecionamos a abordagem etnográfica com a pesquisa interpretativa e com recurso a notas de campo e análise de documentação da instituição. A etnografia, apesar de não ter sido aplicada de forma convencional, devido ao curto período de investigação, quatro meses, permitiu uma análise mais aprofundada e fidedigna e perspetiva dos utentes quanto ao seu nível de autonomia. Também possibilitou obter a perceção das monitoras e auxiliares, que lidam de forma mais próxima com os utentes. A análise dos resultados permitiu concluir que o impacto do Serviço Social no desenvolvimento da autonomia em jovens com diversidade funcional é um trabalho indireto, mas com impacto real na vida dos indivíduos.